Blog Oobj

Por que automatizar a recepção do XML da Nota Fiscal?

0
automatizar a recepção do XML da nota fiscal Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como melhorar os processos fiscais do seu negócio através da automatização de recebimento do XML da Nota Fiscal:



Não é novidade que as obrigatoriedades fiscais exigem uma atenção minuciosa e tempo das empresas. Direcionar essas responsabilidades apenas para a área contábil e fiscal é arriscado, uma vez que a grandeza de detalhes pode ocasionar erros.

Para evitar problemas como esses, a tecnologia aparece como uma facilitadora para o setor fiscal. Pois é capaz de reduzir erros e acelerar processos, através da automatização. Ou seja, o negócio que possui seus processos fiscais automatizados ganha tempo, aumenta a produtividade, reduzir custos e garante o compliance fiscal.



Erros em processos manuais

É comum perceber uma maior quantidade de erros quando se trata de processos manuais. Isso faz com que muitas das atividades necessitem ser refeitas para corrigir tais falhas. Consequentemente, o tempo de trabalho é aumentado, diminuindo a produtividade e o custo de mão de obra é maior.

Um exemplo disso, é o recebimento de documentos fiscais. A legislação impõe o recebimento do arquivo XML da Nota Fiscal eletrônica, de todas as Notas que forem emitidas contra seu CNPJ. Mas fazer isso manualmente torna-se trabalhoso demais e sujeito a erros na escrituração fiscal e contábil.

Veja no tópico abaixo o processo de verificação e recepção do arquivo XML:



Processo de conferência e recepção do XML

O procedimento é altamente complexo.

  1. Primeiro, há a verificação e download das Notas Fiscais eletrônicas emitidas contra seu CNPJ;
  2. Em seguida, é feita a verificação das informações com pedido de compra;
  3. Então o arquivo XML é recebido no sistema de gestão da empresa, para assim ser realizada Manifestação do Destinatário definitiva;
  4. Depois o XML é integrado aos documentos fiscais da empresa e também no setor contábil;
  5. Após isso, a verificação física do recebimento é feita e os lançamentos financeiros são gerados
  6. Por fim, os arquivos SPED são gerados.

A boa notícia é que tudo isso tudo pode ser feito de forma automatizada. Assim, o negócio ganha maior agilidade na rotina de trabalho, acesso rápido e transparente nos processos fiscais. Com isso, a empresa sempre estará em conformidade com a legislação fiscal.



Benefícios do recebimento automático do XML da Nota Fiscal

Quando a empresa possui todos os XMLs das Notas Fiscais eletrônicas emitidas contra o seu CNPJ de maneira automática, o fácil acesso a esses dados cruciais tornam-se uma fonte de benefícios para a empresa.

De maneira rápida é possível ter relatórios dos andamentos fiscais, armazenar esses dados de uma forma segura e funcionar como apoio aos setores de finanças e contabilidade. Com este fácil alcance, a prevenção contra de fraudes é reforçada.

Com os 6 passos citados anteriormente sendo feitos de maneira automática, o número possível de erros cai drasticamente. Além disso, a logística é melhorada e a redução de trabalho também é uma consequência. Assim, os custos da empresa diminuem, uma vez que a necessidade de hora extra de trabalho é minimizado.

Através da automatização, a empresa fica sempre em conformidade com a lei, a validação acontece junto à Sefaz, há menos erros em escrituração e possibilidade de antecipar problemas com as notas fiscais.


+ Leia mais: Tenha todos os documentos emitidos contra o seu CNPJ



Foco na estratégia do negócio

Além do trabalho manual ser mais passível de atrasos que a automatização, ter um direcionamento demasiado a processos longos e dispendiosos não contribui com seu negócio.

Muito tempo é gasto em conferir documentos, números, organizar dados e papéis. Ainda nestas atividades, erros podem ocorrer devido ao volume de ações. Consequentemente, ter uma rotina fiscal com chances altas de falhas com o Fisco, causa prejuízos à empresa.

Para isso não ocorrer, a automatização de processos fiscais é uma solução. Menos trabalho é gasto com atividades complexas e repetitivas e a estratégia do negócio se torna o principal foco. Ou seja, mais tempo para investir em ações que contribuem com o crescimento da sua empresa.

Como automatizar processos fiscais?

Através de uma solução fiscal especializada é possível facilitar a rotina fiscal da sua empresa de forma rápida.

Com a ferramenta Oobj Recebe, você diminui os obstáculos que prejudicam os resultados do seu negócio e consegue:

  • Conciliar dados dos documentos fiscais recebidos com o seu arquivo SPED e tenha as inconsistências apontadas
  • Buscar de forma automática na Sefaz das NFes emitidas contra o seu CNPJ e todos os eventos fiscais gerados à partir de todas as NF-e´s recebidas
  • Fazer a Manifestação do Destinatário individual ou em lote de várias notas em uma só vex
  • Acompanhar a rotina de sua fiscal através de gráficos e relatórios completos atualizados em tempo real
  • Validar automaticamente o arquivo XML e a legalidade jurídica

Para saber outras funcionalidades do Oobj Recebe, acesse:


QUERO SABER MAIS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo