Oobj testa a performance do sistema receptor de NFCe da SEFAZ GO

NFCe Goiás

A Oobj foi convidada pela Secretaria da Fazenda de Goiás – SEFAZ GO para apoiar nos testes de desempenho do sistema de emissão de NFCe. A proposta era que a solução da Oobj disparasse o envio de milhões de NFCes para autorização em poucos minutos. Esse procedimento provocaria um estresse do sistema receptor da SEFAZ GO e iria permitir avaliar o comportamento do sistema diante de uma alta demanda de emissões.  

Vários requisitos serão avaliados no decorrer dos testes: o comportamento do software, a degradação do link de internet, o consumo de CPU e IO dos discos do servidor de banco de dados, dentre outros.

Atualmente a SEFAZ-GO autoriza em média  300 mil NFes por dia, totalizando 7,5 milhões por mês. Com a adoção ao projeto NFCe, espera-se que o volume diário aumente em pelo menos 10 vezes.

“Precisávamos saber qual era nossa capacidade de emissão de NFCe, avaliar o que precisaríamos fazer para absorver essa nova demanda”, afirma Antônio Godoi, líder do projeto de Documentos Fiscais Eletrônicos em Goiás.

“Sabíamos que tínhamos que testar ao limite nosso ambiente, e que precisaríamos de um software que conseguisse simular como se fosse um ambiente real, e se possível, até superasse nossa capacidade de processamento.”

Mais de mil NFCe por segundo

A Oobj já tem experiência com os testes de performance de emissão da NFCe e tem uma equipe exclusiva para isso. “Preparamos um ambiente exclusivo para esses testes, semelhante ao nosso ambiente de produção na Amazon AWS. A experiência com o processamento de mais de 1 mil NFCes por segundo, adquirida em testes com o sistema Receptor da SEFAZ de outro estado facilitou nosso trabalho, afirma Otávio Calaça, Gerente de Entrega Contínua da Oobj.

“Como o nosso sistema é totalmente escalável, conseguimos automatizar a criação de novas instâncias para processar esses volumes maiores de documentos. “

Esses testes foram realizados por quase 2 meses ininterruptos. Os resultados foram importantes para perceber reais necessidades de melhorias no ambiente. Eles também influenciaram na antecipação de alguns planos de ação.

“Sabemos que essa iniciativa tem muitos benefícios também para a Oobj, pois a alta capacidade de processamento do sistema receptor da SEFAZ vai permitir que nossos clientes operem 24 horas por dia sem lentidões na autorização“, comenta Hugo Ramos, Diretor de Negócios da Oobj.

“E sem sombra de dúvidas, receber esse tipo de convite é motivo de muito orgulho para todos nós da Oobj. É o reconhecimento do trabalho que nossa equipe vem fazendo”.

 

Já conhece a solução da Oobj para NFCe? Solicite uma demonstração.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *