Gestão NFSe: confira os principais desafios e as formas de melhorar o recebimento desse tipo de documento
As obrigações fiscais transformam em um desafio manter a gestão das notas fiscais organizada e eficiente. Relacionando esse cenário com as Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços (NFSe), que podem ser recebidas ou armazenadas sem padronização, as dificuldades aumentam. Além disso, se o volume de notas for alto, os problemas podem se agravar ainda mais.
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Realizar o controle de NFSe significa ficar a todo momento atento a diversas questões tributárias. Porém, é possível melhorar esse contexto, saiba como ao longo do texto.
Conteúdo do Artigo
Os desafios de gestão da NFSe
Pelo fato da NFSe não obedecer um padrão nacional, ela aparece com diversos layouts e arquivos com campos diferentes para preencher. Ou seja, cada prefeitura define como será o modelo do documento.
💡 Como escolher uma API para emissão de NFSe?
Essa falta de padrão gera falhas na integração de dados e retrabalho, desperdiçando tempo com tarefas que poderiam ser automatizadas. Outra consequência são erros na compilação das informações, deixando a empresa suscetível a autuações fiscais.
💡 Como o sistema de emissão pode prevenir atuação fiscal
Além disso, a dificuldade na gestão das notas gasta um tempo maior que o ideal, por ser manual. Consequentemente, os custos e possibilidade de falhas aumentam.
Consequências de uma gestão falha de NFSe
Como já citei anteriormente, a falta de padronização da NFSe, dificulta a automatização e o tratamento desses arquivos.
A consequência disso será:
- Atraso nos pagamentos, porque a nota não chegou do fornecedor ou não foi identificada,
- Dificuldade de armazenamento, já que são tipos diferentes ou mesmo o engavetamento de notas que chegam impressas e não são repassadas à área fiscal
- Lentidão na gestão, já que cada etapa possui um trava enorme para dar vazão ao processo
❓ Mas como melhorar esse processo?
✅ Possuindo um sistema que unifique e integre todos os seus documentos fiscais. Com uma solução assim, os dados são melhor organizados, evitando:
- Trabalho manual, como ter que digitar e digitalizar notas
- Altos custos com processos
- Erros de preenchimento dos campos
- Vulnerabilidade fiscal
E pensando em resolver esses problemas é que nós, da Oobj, otimizamos nossa solução de recebimento NFSe. Vamos falar sobre isso a seguir:
Facilitar a gestão de recebimento de NFSe
Existem alguns pontos a serem trabalhados para melhorar o cenário de gestão da NFSe.
Primeiro, é necessário adquirir uma solução fiscal que integre todos as suas notas de serviço e assim proporcione ao negócio maior controle sobre a área contábil. É indispensável também que esse sistema dê maior transparência aos processos fiscais, a fim de evitar atuações.
Além disso, o software de gestão deve padronizar em um só layout a NFSe, para reduzir erros e otimizar o tempo de trabalho. Existem alguns padrões, como o da ABRASF, já adotado por algumas prefeituras.
Por fim, deve-se certificar que esse sistema ofereça a guarda legal dos documentos e garanta a segurança dessas informações.
Portanto, seguindo essas orientações, é possível obter um controle mais eficiente de todas as notas, desde a validação, recebimento, tratamento e a distribuição dos documentos recebidos.
Dentro disso, o software da Oobj para gestão de NFSe também possui:
- Atendimento para todas as prefeituras do Brasil
- Importação de XML por foto (OCR)
- Leitura do documento, seja ele PDF, JPG, URL ou XML, direto por e-mail
Com isso, a sua empresa não precisará depender 100% do fornecedor para recebimento dos NFSe. O resultado disso é:
- Redução de custos com multas por atraso nos pagamentos
- Ganho de tempo nos processos de pagamento de serviços
- Confiabilidade para o time fiscal, que estará resguardado das obrigações acessórias
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