Início » Tudo sobre Contingência NFe no Varejo

Tudo sobre Contingência NFe no Varejo

contingência NFe

[ez-toc]

NFe é um documento digital e algumas vezes não pode ser emitido exatamente no ato da venda, devido a diversos fatores como: problemas no sistema emissor da SEFAZ ou mesmo conexão com a internet.

Por isso, muitas vezes diversos varejistas emitem seus documentos fiscais eletrônicos em contingência, assim, seu negócio não fica parado sem realizar a operação necessária para a emissão da NFe.

Pensando em auxiliar as emissões do seu negócio, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre contingência. Confira: 



O que é contingência NFe?

A emissão e a impressão de um documento fiscal eletrônico pode ser crítico, por isso  a secretaria da fazenda provê uma série de tipos de emissão em contingência que devem ser utilizados para viabilizar a operação quando houverem problemas de comunicação entre as empresas e a SEFAZ.

O modo de emissão em contingência é usado quando o estabelecimento não consegue se comunicar com a SEFAZ. Ou seja, problemas de instabilidade são comuns e é durante esses períodos que a emissão de DFes devem ocorrer em contingência. 

Nesses casos, as emissões devem ser transmitidas para a autorização na sefaz logo após o término da indisponibilidade e quando o ambiente de autorização voltar a funcionar.

Vale lembrar que o documento emitido em contingência tem o mesmo valor fiscal para o consumidor que o emitido no processo padrão.  

Existem três tipos de contigência para a NFe, são elas:

  • Formulário de Segurança (FS-DA)
  • Contingência EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência)
  • Contingência SVC (Sefaz Virtual de Contingência)


Como emitir NFe em contingência?

Para emitir a NFe em contingência, basta seguir alguns requisitos básicos: 

contingência NFe

Assim que o problema técnico for resolvido, ela será enviada à SEFAZ para autorização.

👉 Saiba mais sobre os tipos de contingência de NFe  



Posso emitir sempre em contingência?

Não, a contingência é uma exceção. Ou seja, só devem utilizar o modo de contingência quando houver problemas técnicos ou operacionais e não foi possível realizar a comunicação com a SEFAZ.  

Por conter algumas facilidades no processo de emissão, alguns contribuintes acabam optando por emitir dessa maneira o tempo todo, porém, esse ato acaba sendo uso indevido do programa emissor.

ATENÇÃO! A utilização do modo de contingência de maneira demasiada pode acarretar multas e outras penalidades. 



É possível cancelar Nota Fiscal em contingência?

Depende. Esse modelo só estará disponível para as NFes autorizadas pela própria SVC (Sefaz Virtual de Contingência) dentro das regras definidas para a operação normal de cancelamento.

Quando utilizado a SVC pelo negócio, em caso de necessidade de de cancelamento de uma NF-e autorizada no ambiente normal deverá ser represada para comando posterior no ambiente de autorização normal da SEFAZ de origem da circunscrição do contribuinte.

Já o registro dos demais tipos de evento, como a Carta de Correção Eletrônica e outros, não é disponibilizado para nenhuma das  modalidades de contingência.



Comunicação indisponível com a Sefaz: como evitar transtornos no varejo?

No momento de falhas no sistema da SEFAZ ou falta de internet, a operação do varejo não pode ficar paralisada  ou continuar lançando notas no modo contingência por um longo período. 

É necessário uma solução de emissão de NFe que sustente essa operação para que o seu negócio não se transforme em um caos.  Ou seja, é preciso que o ERP seja isento das indisponibilidades de serviços dos sistemas receptores.

Por isso, a mensageria fiscal que está no seu negócio deve atender todos os tipos e requisitos para emissão em contingência, sendo esse mecanismo automático, eficaz e inteligente.



Contingência Manual x Solução automática: qual escolher?

A alta emissão de documentos fiscais  diariamente pode atrapalhar o lançamento das notas em modo de contingência, vez que emitir nota a nota é muito trabalhoso e gera transtornos para o varejista. 

Por isso, é importante ter uma solução que contém uma feature de contingência automática que contempla todos os tipos de contingência previstos na legislação.

O ERP precisa ser inteligente e entrar em modo de contingência automático, sem prejudicar as vendas, bem como voltar a emitir as notas fiscais de forma habitual quando a comunicação voltar. 

Além disso, é importante acompanhar o reenvio das notas para SEFAZ, o que evita a duplicidade de emissão e a inutilização de notas por conta de numeração.

Para garantir o funcionamento normal e não gerar mais trabalho durante períodos incomunicáveis,  a solução emissora deve garantir todos os pontos citados acima e oferecer os diferenciais.

Se quiser saber mais sobre sobre o nível de performance da sua mensageira fiscal e se ela atende os requisitos necessários para uma boa gestão dos documentos fiscais, faça o quiz e descubra quais são os pontos fortes e fracos do seu ERP:



Quero fazer o teste