Novas regras de validação para NFe e NFCe no Rio de Janeiro

0
regras de validação nfe Tempo de leitura: 2 minutos

Desde o dia 20 de maio de 2019 foram adotadas as seguintes regras de validação para NFe e NFCe no ambiente de autorização do Rio de Janeiro:

  • YA04-10 (para modelo 65) e YA05-10 (para modelo 55/65) – que estão validando as informações dos cartões de crédito/débito.
  • ZX03-20 a qual estão validando a atualização da URL por UF utilizada para consulta chave – Qr Code versão 2.0. Confira a URL atualizada: www.fazenda.rj.gov.br/nfce/consulta.

Para saber mais, consulte a Nota Técnica 2015.002 e a Nota Técnico 2016.002.



Rejeições para regras de validação NFCe e NFe

Confira as três rejeições possíveis e como resolver:



Rejeição 391 – Não informados os dados do cartão de crédito/débito nas Formas de Pagamento da Nota Fiscal

Essa Rejeição ocorre porque a NFCe emitida com cartão de crédito ou de débito. Mas não foi informado o Grupo de Cartões Campo: pag  / card – ID: YA04). Assim, se dará a rejeição.

👉 Para saber como resolver clique aqui.



Rejeição 392 – Não informados os dados da operação de pagamento por cartão de crédito / débito

Ao emitir uma NFe ou NFCe com o Grupo de Cartões (tag: pag / card) e o Tipo de Integração (tag: card / tpIntegra) para o pagamento  for igual à “1 – Pagamento integrado com o sistema de automação da empresa (Ex.: equipamento TEF, Comércio Eletrônico) e não for informado os campos CNPJ e cAut dentro do Grupo de Cartões, haverá rejeição de número 392.  

👉 Saiba a resolução completa clicando aqui.



Rejeição 878 – Endereço do site da UF da Consulta por chave de acesso diverge do previsto

Se a NFCe emitida (modelo 65) estiver com o  endereço de consulta (Campo: urlChave – ID: ZX03) divergente daquele utilizado na Sefaz Autorizadora, será retornado a rejeição 878.

Nessa Regra de Validação existem duas observações importantes:

👉 Confira a resolução completa clicando aqui.



Resolver Rejeições para NFe e NFCe

Existem diversos motivos para ocorrer uma rejeição no cenário da NFCe e NFe. Quando isso acontece é necessário encontrar o erro rápido e corrigi-lo imediatamente.

Pensando na dia a dia fiscal, criamos a Base de Conhecimento da Oobj. Lá publicamos resoluções de centenas de rejeições relacionadas a notas fiscais que auxiliam diariamente nossos clientes e pessoas que acompanham nossos conteúdos.

Para conhecer a BC, clique:




QUERO FACILITAR MINHA ROTINA FISCAL


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *