Blog Oobj

Suspensa a validação do GTIN prevista para Janeiro de 2019

5
gtin tem prazo suspenso para janeiro 2019 Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Ainda existem muitas dúvidas e discussões sobre a validação do GTIN na NFe. Diante dos riscos da implantação dessas validações, a Sefaz publicou uma Nota Técnica que suspende os prazos previstos anteriormente.

 

No dia 07 de Dezembro de 2018 foi publicada uma nova versão da Nota Técnica 2017.001 suspendendo as validações do GTIN que estavam previstas para janeiro de 2019.

 

 

Regras de Validação Suspensas

 

Campo- SeqModeloRegra de ValidaçãoAplic.MsgEfeitoErro
I03-3055/65 GTIN (tag: cEAN) em branco, campo sem informação. Observação: Para produtos que não possuem GTIN, utilizar a informação de “SEM GTIN”. Obrig883 RejRejeição: GTIN (cEAN) sem informação [nItem:999]
I12-6055/65 GTIN da unidade tributável (tag: cEANTrib) em branco, campo sem informação. Observação: Para produtos que não possuem GTIN da unidade tributável, utilizar a informação de “SEM GTIN”.Obrig888 RejRejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) sem informação [nItem:999]

 

Para saber como resolver essas e outras rejeições, acesse a Base de Conhecimento da Oobj

 

Novos Prazos GTIN

Ainda não há previsão para a implantação dessas regras em produção. A Sefaz deve publicar uma versão atual da Nota Técnica quando uma nova data for definida.

Fonte: ENCAT

 

 

A Oobj é pioneira no desenvolvimento de soluções para documentos fiscais eletrônicos, veja o que podemos fazer por seu negócio:
prod-nfe-nfce

 

 

 

5 Comentários

  1. Bom dia,

    Sobre o Gtin, não temos ainda uma previsão de data para a obrigatoriedade na nfc-e e nfe?
    Minha outra grande dúvida é se serão obrigadas todas as empresas, ou apenas aquelas que já tem o ean registrado pelo GS1?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho

    • Bom dia,
      Por enquanto, realmente, não há essa previsão ou informações de como será a obrigatoriedade. Porém só serão aplicados sobre os produtos que possuam o GTIN, ou seja, o código de barras (EAN) da GS1

  2. Obrigado pela informação e pelo trabalho.

  3. Boa noite!

    Estou tentando buscar informações, hoje a SEFAZ valida somente a estrutura do GTIN e não a informação que consta dentro?
    Por exemplo, a SEFAZ valida se possui 8 ou 12 ou 13 ou 14 dígitos, mas não valida ainda o código verificador do país?

    Por favor, me ajude com minha duvida.

    muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo