Blog Oobj

Tabela CEST atualizada em Excel (XLSX), CSV ou TXT

24
Oobj Tabela CEST Tempo de leitura: 3 minutos

Tabela CEST atualizada pela última vez em dezembro de 2019 

CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) é um o código que facilita a identificação de mercadorias sujeitas ao ICMS com regime de substituição tributária.

Antes, os produtos eram classificados de acordo com as seguintes informações contidas no protocolo de substituição: o NCM e a descrição. Porém, usar somente a tabela NCM é um erro. O CEST é usado para emissão de NFe e NFCe, e deve ser informado toda vez que um novo documento fiscal for emitido.

A planilha em sua versão completa, você encontra aqui:

Baixar Tabela CEST

 

Afinal, o que é a substituição tributária?

A substituição tributária é o processo onde a responsabilidade de recolhimento do ICMS é destinada ao contribuinte destinatário e não ao gerador da venda, ou seja, é o processo onde o responsável por pagar tributos é substituído.

Composição do CEST

CEST é composto por 7 dígitos que servem para identificar segmento e especificidade do produto, entenda:

  • Dois primeiros dígitos: correspondem ao segmento da mercadoria;
  • Dígitos do meio (do terceiro ao quinto): correspondem ao item do segmento, ou seja, é a mercadoria ou bem dentro de um grupo;
  • Dois últimos dígitos: correspondem à especificação do item e determinam a tributação.

Por exemplo, o CEST 17.048.01 refere-se ao produto identificado como Cuscuz, do segmento Produtos alimentícios (código 17) de item 48 e especificação 01.

Essa identificação é feita através da tabela CEST.

Tabela CEST

tabela CEST é o que atribui um código para cada categoria específica de mercadorias, facilitando a identificação dos bens passíveis à substituição tributária. Mas, isso não quer dizer que todos os produtos presentes na tabela serão submetidos à substituição tributária. Cada estado tem sua autonomia para definir em quais produtos da tabela o contribuinte será um substituto.

Acompanhe aqui o cronograma CEST

O que isso muda na NFe?

No processo de emissão da NFe o DANFE permanece o mesmo. O que muda de fato é o arquivo XML que conta com um novo campo.

Também é importante estar atualizado em relação às mudanças da legislação. Apesar da validação ainda não estar ocorrendo, informar o CEST na sua NFe já é obrigatório. Além disso, é seu dever:

  1. Verificar se o CEST do seu fornecedor é válido;
  2. Informar o CEST em todas as NFe’s;
  3. E utilizar os seguintes campos na sua NFe: CEST + código NCM/SH + Descrição da Mercadoria.

Como relacionar o CEST e o NCM da NFe

Para evitar a rejeição de notas sem o CEST, a Oobj compilou a tabela divulgada pela Sefaz em vários formatos diferentes. Verifique qual formato atende melhor à implantação das mudanças no seu sistema de faturamento. Os formatos são:

  • Excel (XLSX) – planilha formatada com campos de filtro
  • CSV – arquivo com valores separados por vírgula
  • TXT – arquivo texto puro
  • Planilhas Google – planilha formatada online

Você pode baixar todos os formatos de forma GRATUITA! Na tabela há a relação entre o NCM/SH e o CEST, além do segmento e descrição do CEST.  Há duas versões para cada formato: uma com os códigos CEST e NCM/SH com pontuação (seguindo a notação 01.001.00) e outra sem pontos (seguindo a notação 0100100).

Atualizações recentes

✅ Em dezembro de 2019,  foi publicado o convênio 240/19, trazendo mudanças para a Tabela CEST.

  • 15 itens foram alterados
  • E 19 itens foram acrescentados

Para saber mais detalhes sobre as atualizações, acesse o convênio 240/19.

Baixar Tabela CEST atualizada

Na página de materiais da Oobj, temos a tabela CEST atualizada com todas as modificações realizadas.

Além disso, a planilha está compilada em vários formatos diferentes. Verifique qual dos tipos atende melhor à implantação das mudanças no seu sistema de faturamento:

  • Excel (XLSX) – planilha formatada com campos de filtro
  • CSV – arquivo com valores separados por vírgula
  • TXT – arquivo texto puro
  • Planilhas Google – planilha formatada online

Você pode baixar todos eles de forma GRATUITA! Na tabela há a relação entre o NCM/SH e o CEST.  Há duas versões para cada formato: uma com os códigos CEST e NCM/SH com pontuação (seguindo a notação 01.001.00) e outra sem pontos (seguindo a notação 0100100).

Para fazer o download, acesse:

24 Comentários

  1. No caso tem ncm com 4 digitos ,oque isto quer dizer ?

    • Valter, quando a tabela se refere a um NCM incompleto (com menos de 8 dígitos), quer dizer que o determinado código CEST engloba todos os NCMs dessa subcategoria.

  2. Muito obrigada,esta tabela vai ajudar muito na minha rotina

    • Que bom Ivone! 🙂

  3. Não chegou o email com a tabela cest, ja procurei no spam.. e tudo.. e nada
    Pode enviar?

    • Oi Marcelo!
      Enviamos novamente a tabela para o seu email.

  4. Não chegou no meu email!

    • Oi Nilton!

      Enviei novamente a tabela para o seu email, verifica por favor se recebeu.
      Obrigada!

  5. Olá, primeiro queria agradecer o envio da tabela CEST mas estou finalizando meus testes da NFe 4.00 e tinha 2 produtos usado em oficinas NCM 87089300 e 27101932 que não estão do cadastro e tem o CEST. A tabela que recebi é a mais recente??

    Grato ..

    • Oi, José.
      A coluna de NCM na Tabela CEST não indica necessariamente um NCM completo associado ao CEST. Pode vir uma categoria que contém muitos códigos NCM semelhantes.
      Por exemplo, o código indicado por você, 27101932 refere-se a Óleos lubrificantes com aditivos.
      Na tabela CEST temos o código correspondente 0600700 que refere-se a Óleos lubrificantes apenas. Na coluna NCM está indicado o código 2710193 (sem o 2 no final) que na tabela NCM indica os Óleos lubrificantes (com e sem aditivos, NCMs 27101931 e 27101932).
      Ou seja, você deve procurar o código CEST que mais se aproxima o NCM utilizado, mas o NCM na tabela pode não ser o completo.

  6. Boa Tarde ! não recebi a tabela

    • Boa tarde Karina,
      Reenviamos a tabela para o seu email. Você pode verificar se recebeu? Obrigada

  7. Prezados Senhores, parabéns e muito obrigado por este serviço que vocês prestaram.

    Gostaria de deixar público este elogio pois habitualmente, as empresas brasileiras possuem um retrógrado pensamento em relação à publicação deste tipo de material, diferentemente de empresas de tecnologia do exterior, onde a disseminação de informação é mais habitual e o compartilhamento de soluções e auxílios (blogs, sites, etc) é mais comum.

    Parabéns e, com certeza, estão auxiliando várias empresas, assim como a nossa no sentido de já podermos contar com uma tabela destas compiladas sem a necessidade da montagem manual. Isso ajuda e muito no tempo, que hoje é um dos valores mais vitais em nosso ramo.

    Obrigado novamente e muito sucesso à vocês!

    • Muito obrigada Diego!

    • Diego, que bom que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo que é também ajudar a comunidade. Nós queremos ajudar as empresas a crescer e tentamos fazer isso facilitando alguns processos.
      Ainda nessa linha, sugiro que você conheça o Noov que é uma plataforma na Nuvem para armazenar documentos:
      http://www.noov.com.br/
      O Noov é gratuito e você pode integrar com as suas soluções usando nossa API Rest ou com nosso SDK. Assim você oferece uma segurança a mais para o seu cliente.
      Veja como funciona a integração:
      http://rest.noov.com.br/docs/index.html#sdks

  8. Baixei os arquivos, mas estão faltando bastantes NCM, como por exemplo: 1006.30.21, 6804.21.19, 8207.50.11, 3917.40.90. Só pesquisei uns poucos e não encontrei no arquivo.

    • João, olá.
      A Tabela CEST traz todos os códigos CEST (de Substituição Tributária) e relaciona com os NCM correspondentes. Portanto não tem todos os códigos NCM em vigor atualmente.
      Nós compilamos uma outra tabela apenas com os códigos NCM.
      Segue o link: http://conteudo.oobj.com.br/tabela-ncm-2017-excel-xlsx-csv-txt

  9. Olá… Estas tabelas estão atualizadas?

  10. Boa tarde, embora eu tenha lido os comentários acima, ainda não identifiquei como vou achar o cest por exemplo do ncm 29163210.

    • Olá, boa tarde. Há duas versões para cada formato: uma com os códigos CEST e NCM/SH com pontuação (seguindo a notação 01.001.00) e outra sem pontos (seguindo a notação 0100100).
      A coluna de NCM na Tabela não indica necessariamente um NCM completo associado ao CEST. Pode vir uma categoria que contém muitos códigos NCM semelhantes.
      Você pode observar que na tabela existem códigos na coluna NCM com apenas 4 dígitos, indicando que os NCMs que iniciam com esses números se enquadram no CEST relacionado.

  11. Não estou conseguindo baixar a tabela. Está dando erro.

    • Olá, Rafael. Talvez você use bloqueador de anúncios do google, o que te impede de acessar ao material. Vou mandar diretamente para o seu e-mail!

  12. Recebi o e-mail.

    Já abri a tabela… vai me ajudar muito.

    Valeu!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo