Início » Status da Sefaz: veja como consultar a disponibilidade do serviço

Status da Sefaz: veja como consultar a disponibilidade do serviço

consultar status sefaz

[ez-toc]

Consultar o status da Sefaz é um processo necessário na rotina da operação fiscal. Aprenda como verificar o status dos serviços de emissão fiscal:

Emitir documentos fiscais é um processo indispensável nas rotinas das empresas. Por isso, quando a Sefaz fica indisponível para validar as emissões fiscais, muitos negócios entram em colapso.


💡 O que fazer quando a Sefaz fica indisponível


Para que seja possível emitir a Nota Fiscal eletrônica é preciso que os serviços da Sefaz estejam disponíveis. Mas nem sempre eles estão. Por isso, caso o seu sistema emissor não realize a emissão em contingência, é importante saber qual o status do Webservice. A fim de preparar a sua operação para eventuais problemas.

A boa notícia é que a consulta ao serviço de emissão pode ser realizada no próprio site da Secretaria da Fazenda. Além da NFe, também é possível consultar o status para emissão de MDFe e CTe.



Como utilizar o serviço Status da Sefaz:

A consulta é semelhante em todos os portais. Mas primeiro, é necessário decidir qual o documento será consultado, NFe, CTe ou MDFe e acessar o seu respectivo portal. Para isso, você pode utilizar um dos atalhos abaixo:

Ou então pode seguir os seguintes passos:

1 – Acesse o Portal Nacional da NFe, CTe ou MDFe

2 – Clique em “Consultar Disponibilidade”

3 – Verificar no quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços” qual a disponibilidade do serviço SEFAZ da sua região.

A lista com a disponibilidade do serviços será apresentada de acordo com cada estado, exceto para o MDFe que mostra somente o status.

No site, o status dos serviços é atualizado a cada 5 minutos. No caso da NFe, o status dos seguintes serviços são mostrados: autorização, retorno da autorização, inutilização, consulta ao protocolo, status do serviço, tempo médio, consulta cadastro e recepção do evento.

O status é mostrado através das bolinhas (imagem acima). Veja o significado de cada uma:

  • 💚 Verde: Sefaz disponível
  • 💛 Amarelo: Sefaz indisponível. O ícone pode ficar amarelo por até 10 minutos. Neste caso, a Sefaz continua realizando buscas aos serviços e após 10 minutos retorna o resultado definitivo: disponível ou indisponível.
  • 💗Vermelho: Sefaz Indisponível. Resposta negativa à consulta após 10 minutos.

O status da Sefaz só realiza consultas aos seus serviços de 5 em 5 minutos, por isso, pode ser que nem sempre o site mostre resultados precisos, mas isso é raro.



Como consultar o Status da Sefaz de forma fácil?

Por mais que seja acessível à todos verificar o Status da Sefaz no portal oficial, é possível ter acesso à essas informações de forma mais amigável e no mesmo local em que você gerencia as suas notas fiscais.

No monitor Oobj, você centraliza em um único painel os documentos fiscais e ainda consegue verificar a disponibilidade da Sefaz de qualquer estado:


Além disso, o Monitor Oobj também verifica o tempo médio de resposta da Sefaz para emissão. Assim, você consegue se planejar melhor:



Para saber mais detalhes de como o Monitor Oobj funciona e vai facilitar a rotina fiscal do seu negócio, acesse:


SABER MAIS



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *