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Software de Emissão Fiscal: como escolher um parceiro?

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emissor fiscal Tempo de leitura: 4 minutos

Confira pontos essenciais que você deve considerar para iniciar uma parceria com um Software de Emissão Fiscal.

 

Integrar o seu ERP com um software especializado em soluções fiscais pode trazer muitos benefícios. O formato White Label é um tipo de parceria que possui muitas vantagens em relação ao pouco investimento. Entenda de forma rápido este modelo:

 

White Label é um termo muito utilizado para exemplificar um tipo de “parceria” entre organizações. Ou seja, uma empresa X desenvolve um serviço e outras empresas Y revendem o projeto como se elas próprias tivessem sido autoras da criação daquela solução.

 

Dessa forma, as empresas com parceria White Label podem incluir determinadas funcionalidades aos seus serviços, aumentando a qualidade e alcance da sua marca. Tudo isso sem a necessidade de investimento naquela melhoria.

 

De forma simples, firmar uma White Label é bom para o seu negócio porque aumenta seu portfólio de produtos/serviços com menos custo e mais rapidamente. Seus clientes pensarão que tal funcionalidade é da sua marca e será mais fácil fidelizá-los.

 

Porém, por mais vantajoso que seja firmar uma parceria com um Software Emissor Fiscal, escolher entre as empresas  não é fácil. Por isso, preparamos este artigo, para você ver os pontos mais importantes quando for escolher um parceiro:

 

 

O que procurar no parceiro de Software de Emissão Fiscal?

Exploraremos aqui, a prática de Integração de sistemas ERP com soluções de emissão e recebimento fiscal. Nesse caso, se você é uma Software House desenvolvedora de sistemas ERP e deseja expandir ou aprimorar as funcionalidades dos seus serviços, como emissão/recebimento de notas fiscais, por exemplo, deve considerar alguns pontos em específicos.

 

Confira quais:

1. Opção de Teste

Antes de implementar alguma solução ao seu sistema é muito importante poder fazer um teste antes. A oportunidade de perceber na prática como funcionaria a gestão, emissão ou recebimento de notas fiscais em seu ERP evita muitos transtornos.

 

É necessário que seu possível parceiro dê esta opção de teste para você. Com isso, tem como perceber  se o sistema a ser implementado está dentro das expectativas do seus clientes.

 

Outro aspecto interessante que o seu futuro parceiro deve te proporcionar, ainda nessa fase de testes, é a possibilidade de personalização do sistema demo com a identidade visual do seu negócio. É nesta parte de personalizar o produto de terceiro com a sua própria marca que entra o modelo de parceria White Label.

 

2. Segurança de dados do cliente

No que se refere à guarda legal de documentos fiscais, é importante que o parceiro se responsabilize por essa parte. Portanto, o armazenamento deve ser feito em um banco de dados, ou na nuvem ou no próprio servidor do seu sistema. A escolha dependerá do que for melhor pra você.

 

Além da segurança de dados, você deve considerar um parceiro que também traga transparência aos processos fiscais dos seus clientes. Ou seja, que possibilite um monitoramento em tempo real do processo de emissão das notas.

 

Isso traz segurança ao seu cliente, no sentido de que ele se antecipa de possíveis problemas com os documentos fiscais e evita multas.

 

 

3. Suporte/Atendimento

No cenário de emissão, gestão e recebimento de documentos fiscais eletrônicos, o atendimento e suporte para dúvidas é muito importante. Uma vez que a legislação fiscal está em constantes mudanças.

 

Portanto, analise os tipos de materiais que o seu parceiro disponibiliza a você e aos seus clientes. É crucial que ele tenha um blog atualizado, portal direcionado para auxílio com rejeições de documentos fiscais e um canal de atendimento direto em casos complexos. Além disso, verifique se há o oferecimento de treinamento à sua equipe.

 

É importante que neste sentido você leia alguma pesquisa de satisfação ou depoimentos de clientes finais e parceiros que foram divulgadas pelo Software de Emissão Fiscal.

+ Leia mais: o impacto do suporte técnico no faturamento da sua empresa

 

 

4. Forma de integração

O ideal é que seu futuro parceiro ofereça diversas formas de integração (TXT, XML, Banco de dados, API Rest ou personalizado) ao seu ERP/PDV/TMS e que sejam de rápida implementação. Duas opções essenciais de integração que o parceiro deve disponibilizar é a Inhouse e Saas.

 

Considere também se a integração é fácil de escalar e implementar em tipos diversos de clientes. Assim como a forma de acesso que eles terão. No caso de mensageria fiscal, é importante que seus clientes tenham um portal web de gestão dos DFes, com vários recursos, geração de relatórios, ciclo de venda dos DFes, e que seja possível colocar sua própria marca no sistema. Nesse último ponto, só é possível através de uma parceria White Label.

 

 

5. Taxa de atualização (Bug Fixes)

Devido a mudança frequente da legislação fiscal, para estabelecer uma parceria com um software fiscal é necessário saber se o parceiro é especialista na área e principalmente se dará respaldo para sua empresa e clientes quando o assunto é DF-es.

 

Verifique se o parceiro acompanha mudanças na legislação e se participa de grupos de discussões de líderes técnicos da Sefaz. Assim, o Software de Emissão Fiscal deve ser responsável por atualizar o sistema sempre que precisar, para que você não se preocupe com essas questões.

 

6. Reputação no mercado fiscal

Parece óbvio citar, mas tratando de DFes, tempo de existência no mercado e a reputação em si, é essencial. Quanto mais tempo a empresa se encontra nessa área, mais experiência ela possui com as adequações complexas da legislação fiscal. Como, por exemplo, as notas técnicas, criação de novos documentos, inserções ou cancelamento de campos, novas regras e leis.

 

Porém, tempo não é tudo. É preciso verificar se os anos de duração da empresa são compatíveis com os seus feitos. Ou seja, considere o que essa organização realizou de importante durante a sua existência no ramo de soluções fiscais.

 

Por exemplo, procure a participação do parceiro em projetos pilotos de documentos fiscais eletrônicos junto à Sefaz, SPED ou à empresas privadas altamente reconhecidas no país. Além disso, confira os prêmios que seu futuro parceiro já conquistou, esse tipo de reconhecimento também é importante.

 

Além disso, é relevante ver quantos clientes finais e parceiros o Software Fiscal tem e resultados de pesquisa de satisfação.

 

Estabelecer uma parceria com um Sistema Fiscal expert na área, com clientes importantes e com boa reputação é essencial. Significa confiar sua empresa a especialistas competentes, que farão o mesmo com os seus clientes.

 

 

Parceria com Software de Emissão Fiscal

A Oobj possui a oportunidade de parceria White Label com Sistemas de gestão ERP/PDV/TMS e disponibilizamos integração In House ou Saas. Oferecemos emissão, armazenamento e recebimento de documentos fiscais eletrônicos, com 10 anos de experiência no mercado.

 

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