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5 formas estratégicas de reduzir custos na empresa

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redução de custos na empresa Tempo de leitura: 3 minutos

Reduzir custos na empresa é sempre um ponto importante no setor financeiro. Na crise que estamos enfrentando, essa alternativa se torna ainda mais comum. 

É importante citar que a diminuição de despesas deve ser considerada após a realização de um diagnóstico. Porém, é essencial sempre tentar manter a saúde financeira do negócio, a fim de crescer de forma sustentável. 

Pensando nisso, separamos 5 formas de reduzir custos na empresa que não impactam na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

💡 Dica: “Como aplicar a recuperação tributária no meu negócio” 



Defina metas de redução de custos na empresa

Todos os departamentos devem estar envolvidos nessa grande meta de diminuir despesas. Com isso, é preciso que o gestor de cada setor:

  • Deixe sua equipe ciente da parcela de responsabilidade que tem dentro da meta
  • Defina metas dentro dos próprios setores
  • Avalie o impacto de cada corte a ser realizado. Não é nada estratégico diminuir despesas sem antes refletir sobre tal ação

💡 Dica: “Danone reduz em 40% seus custos com solução de emissão fiscal” 



Incentivo geral para reduzir custos na empresa

Investir na conscientização interna para a economia é muito válido também. Algumas opções são:

  • Abolir o uso de copos descartáveis na empresa
  • Colar adesivos nos interruptores com lembretes para apagar a luz ao sair e acender apenas com necessidade
  • Ofereça recompensas por ideias de redução de custos
  • Incentivar o uso do ar condicionado apenas nos períodos mais quentes do dia
  • Restringir o uso de impressoras apenas em extrema necessidade
  • Dar preferência aos eletrônicos que poupam mais energia elétrica

É importante que o corte de custo se detenha apenas nas áreas que não atinjam o bem-estar dos colaboradores.



Foco em investimento e não em despesa

Para reduzir custos, é necessário aumentar os investimentos. Isso porque investimento é o que te traz retorno financeiro, aumentando os resultados (ROI). 

Se você é o líder do setor fiscal, por exemplo, utilize o orçamento do time em ações e ferramentas que farão seu departamento ser mais produtivo e mais estratégico. Trazendo assim, maior retorno para a empresa como um todo.  

💡 Dica: “Redução de custos operacionais e técnicos na SIACON”



Otimização do tempo das equipes

Para aplicar essa alternativa:

  • Separe em categorias as atividades realizadas pelo time 
  • Analise o tempo gasto em cada uma delas
  • Converse com os colaboradores para identificar problemas e buscar soluções
  • Crie novos fluxos para que as tarefas sejam feitas em menos tempo
  • Utilizar aplicativos que contribuam para a produtividade
  • Divida de forma equilibra as responsabilidades entre os membros da equipe
  • Invista na automatização

Diminuindo o tempo gasto nas atividades realizadas dentro do departamento, é possível reduzir: 

  • Pagamento de horas extras
  • Futuras contratações desnecessárias (às vezes, não é necessário mais pessoas na equipe, as tarefas estão apenas mal divididas)
  • Serviços contratados que não contribuem para a otimização do tempo ou que deixam o andamento das atividades mais lentas

💡 Dica: acesse em nosso blog o texto3 ferramentas essenciais para o gerenciamento de projetos e tarefas



Terceirize atividades que não são essenciais

Essa forma de reduzir custos é essencial. Para colocá-la em ação, é necessário:

  • Focar no core business do seu negócio (verdadeiro objetivo)
  • Listar as atividades que não contribuem diretamente com o objetivo central da empresa
  • Analise quais atividades são possíveis de terceirizar e trarão mais benefícios se colocadas nas mãos de especialistas. Uma dica para identificá-las é notar quais tarefas levam mais tempo para serem realizadas, por serem complexas e aquelas que o negócio não obtém retorno financeiro direto em sua realização. Um exemplo é a contabilidade, acompanhamento tributário e gestão fiscal (emissão e recebimento de notas)
  • Como dito no tópico anterior, invista na automatização. Procure sistemas que realizam essas atividades complexas de maneira mais ágil e descomplicada

Direcionando esforços exclusivamente para o core business do negócio, a empresa diminui ou evita:

  • Custos trabalhistas
  • Atrasos na entrega de obrigações fiscais/tributárias
  • Retrabalho
  • Descontrole no gerenciamento contábil e fiscal

💡 “5 dicas para garantir uma boa gestão de notas fiscais”


Investir em uma ferramenta de automatização não é gasto, é investimento. Coloque a energia do seu time no que faz o seu negócio crescer. Deixe a parte de emissão e recebimento de notas fiscais com a gente. 

Nós da Oobj, somos especialista em gestão fiscal e vamos contribuir com:

  • Redução de custos
  • Mais produtividade
  • Controle e organização dos documentos fiscais
  • Prevenção contra notas frias
  • E muito mais!

Nos envie uma mensagem e vamos conversar sobre como podemos revolucionar a gestão dos seus documentos fiscais:


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