Blog Oobj

Conheça os riscos de não receber as notas fiscais da sua empresa:

1
riscos de nao receber notas fiscais Tempo de leitura: 3 minutos

Receber as notas fiscais da sua empresa é crucial. Ou seja, você precisa receber todas, nenhuma pode ficar para trás. Ter controle dessas notas, envolve: compliance fiscal, segurança, prevenção, ganhos logísticos e produtividade!

Guardar todos os XMLs das notas recebidas é uma obrigação fiscal, mas não basta apenas receber essas notas. O processo deve ir além! Também é necessário: validar, consultar o status do documento na Sefaz e escriturar todas as NFes.

Parece complicado, né? Mas é! Por isso, existem ferramentas de recebimento fiscal automático para ajudar nessa rotina.


+ Leia mais: Por que automatizar a recepção do XML da nota fiscal?


O processo de recebimento de notas fiscais é tão importante quanto o de emissão. Por isso, separei para você alguns dos riscos de não receber as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ:



Multas

O Fisco Estadual tem autonomia para notificar empresas por não escriturarem nos SPEDs as chaves de acesso de NFes recebidas. Além disso, a não escrituração da nota pode fazer com que empresas façam uso de crédito indevidos (crédito de uma NFe que foi cancelada pelo emitente) o que também gera multas. Ou seja, somente armazenar o XML não é o suficiente.

💡 Para saber quais são as irregularidades mais comuns, acesse: Irregularidade fiscal: como se prevenir



Valores incorretos no SPED

Após o lançamento da nota fiscal e geração do Sped Fiscal ainda é possível que seu fornecedor cancele essa nota. Isso faz com que os valores informados no SPED fiquem diferentes das informações contidas nos XML da NFe autorizada.

Mas é possível solucionar esse problema. Existe um programa da receita federal que busca em um único local todas as NFes emitidas contra o seu CNPJ. Dessa forma,  o XML vem com todos os eventos associados a sua nota e a partir disso é possível comparar informações.  

Já o Oobj Recebe, é uma ferramenta que permite o upload do arquivo SPED e o compara com os XMLs recebidos, gerando um relatório de inconsistências. Dessa forma, caso haja diferenças entre as informações em cada um é possível realizar a correção.



Fraudes

Não ter o controle sobre quais notas foram emitidas contra o seu CNPJ permite que ele seja usado para fraudes. Pode ser que estejam usando o seu CNPJ para emitir notas e você nem saiba. Por isso é importante que você tenha plena noção quais notas estão sendo emitidas contra o seu CNPJ.



Falta de produtividade

O processo de buscar manualmente todas as notas emitidas contra sua empresa, validar cada uma delas e realizar a escrituração de todas leva tempo e desperdiça seus recursos. Pense em quantas horas extras são gastas para realizar essas tarefas!

Um programa que busque na Sefaz Nacional todos os documentos emitidos contra o seu CNPJ, valide o arquivo e o consulta automaticamente na Sefaz além de poupar seu tempo, evita fraudes e melhora processos fiscais.



Receber notas fiscais pode ser simples

Evitar notificações e aumentar seu rendimento fiscal é possível! Soluções corretas fazem todo esse processo e também garantem o controle total de documentos recebidos. Mas as oportunidades que a NFe pode trazer para o seu negócio vão muito além disso.

Então, se a sua empresa é visionária e quer aproveitar todos os benefícios de ter uma gestão fiscal automatizada e otimizada, o Oobj Recebe é perfeito para o seu negócio!

O Oobj Recebe é uma ferramenta fiscal que ajuda as empresas a melhorarem a rotina dos processos da área. Com essa ferramenta você vai saber tudo sobre o processo de emissão e recebimento e como explorar todas as oportunidades que envolvem nota fiscal eletrônica! Além de se prevenir de multas e todos os riscos que envolvem uma má gestão fiscal.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Acesse a página e saiba mais:


SABER MAIS

1 Comentário

  1. Muito bom parabens pelo seu artigo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo