7 problemas com mensageria fiscal que prejudicam as empresas

os 7 problemas mais comuns com mensageria fiscal que impedem as empresas de crescer

A cada novo cliente que migra pra nossa solução de mensageria fiscal aqui da Oobj temos aprendido muito.

Mais especificamente nos últimos 3 anos, registramos as dificuldades mais frequentes que as empresas trazem até nós e que as impedem de crescer.

Por serem tão recorrentes, eu resolvi compartilhar com você e o mercado. Meu objetivo é que esse conteúdo contribua para que a sua empresa identifique quais desses problemas afetam o seu negócio e como encontrar a solução (é mais fácil do que pensam!).

Então segue a lista:



Custos da mensageria x Performance

Muitas empresas aparecem buscando inicialmente economia com mensalidade para solução de mensageria fiscal. Boa parte das vezes, reforçam o alto valor que a empresa está pagando pelo serviço atual. Desejando, assim, um sistema com um custo mais competitivo, sem abrir mão da qualidade.

Outro fator são os custos altos com infraestrutura. Principalmente quando há um aumento no volume de emissão pela empresa, pois alguns serviços de mensageria fiscal exigem upgrades de máquinas, novos licenciamentos de sistemas operacionais, aumentando o custo do projeto.



Dificuldades com Tecnologia

A tecnologia é outro fator fundamental. Um dos grandes problemas são alternativas para integração. Em muitos casos, as empresas têm vários ERPs internos exigindo que cada sistema se integre de uma forma diferente.

Para isso, muitas vezes há um esforço grande de integração, ainda mais quando é um novo fornecedor. É comum ouvirmos que será muito trabalhoso, necessitando um esforço que a maioria das empresas não dispõe. Por isso, acabam escolhendo continuar com a solução atual, já que o assunto acaba perdendo prioridade pela quantidade de outros projetos sendo tocado todo dia. Com isso, adiam o problema.



Evolução do Negócio x Obrigações Fiscais

Também é fundamental atender as necessidades do negócio e não somente a obrigatoriedade fiscal. Os Documentos Fiscais têm um papel importante para a estratégia das empresas, já que agilidade é um fator importante para crescer.

Além disso, as Atualizações Legais são frequentes e é difícil se antecipar sobre o que está acontecendo. Essa, inclusive, é uma queixa muito comentada, já que é muito frequente ter que implementar mudanças causadas pelas Notas Técnicas da Sefaz, que surgem de última hora, com prazos curtos, atrapalhando todo planejamento.

E não bastassem as atualizações, existem diferentes tipos de documentos fiscais que são necessários se adequar. Nesse caso, muitas empresas querem ter um fornecedor único, que faça a emissão e recebimento de todos os documentos, com o objetivo de facilitar a comunicação e gestão das informações em único lugar. E esse tema vai de encontro ao que falei acima, sobre as integrações.


➕ Leia mais: Tipos de Notas Fiscais eletrônicas: conheça todos elas



Tecnologia e as constantes atualizações na mensageria fiscal

Hoje muitas empresas desejam sair de ambientes Windows pelo custo de licenciamento e pelo risco de invasões, como ransomware. Pensando em resolver isso, cogitam a troca para ambientes Linux, por exemplo. Porém, acabam sendo impedidos pelas soluções de mensageria fiscal atuais por não serem multiplataforma.

Mais um fator são as atualizações de sistemas que geram um trabalho enorme toda vez que uma nova Nota Técnica aparece ou até mesmo quando uma mudança simples é necessária. Existem tipos de mensageria fiscal em que é necessário acessar cada ambiente para atualizar individualmente. Isso consome um tempo enorme do time, além de maior risco de erros, como atualizações mal sucedidas.

Isso vale também para atualizações de Sistemas Operacionais. Muitas empresas tiveram problemas com ambientes operacionais, um exemplo disso foi a a vinda na NFe 4.0. Alguns ambientes autorizadores implementaram TLS1.2 e SSL 3.0 e muitos SOs não dão suporte a esses protocolos, impedindo a emissão do DFe.



Ambiente SaaS na nuvem e segurança

Muitas empresas buscam soluções no modelo SaaS, que permitem reduzir custos de infraestrutura e escalabilidade horizontal para cenários de picos, terceirização de pessoas para fazer gestão de ambiente local.



Mensageria lenta na autorização dos documentos fiscais

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda convivem com lentidão no tempo de autorização para emissão de notas fiscais. Há cenários em que o tempo de autorização demora até 1 minuto. Varejos têm problemas sérios com isso prejudicando a experiência dos clientes. Hoje, as soluções precisam ser capazes de autorizar documentos fiscais em, no máximo, 2 segundos.

E para controlar o que é emitido, é fundamental que a gestão dos Documentos Fiscais seja centralizada, sejam eles emitidos e recebidos. Essa é uma necessidade de todas as empresas, mas muitas delas têm informações em vários lugares, sistemas e setores. Isso prejudica a gestão, reduzindo a sinergia e eficiência entre as áreas.


➕ Leia mais: Gestão de documentos fiscais em períodos de alta demanda



Suporte Adequado

Por fim, sabemos que a emissão e até mesmo o recebimento de documentos fiscais são processos importantíssimos do cotidiano das empresas. Ou seja, os problemas relacionados à esta área precisam ser resolvidos com velocidade, facilidade e agilidade.

Portanto, é essencial contar com um suporte qualificado, com possibilidade de ser 24 X 7, o que muitas mensagerias fiscais não oferecem.


➕ Leia mais: 5 pontos básicos para um suporte técnico de alta performance


Além disso, autonomia para resolver problemas também é essencial. Um site atualizado, que comporta as dúvidas mais simples de resolver de forma detalhada é mecanismo que faz a diferença para as pessoas que lidam diariamente com a emissão e recebimento de documentos fiscais.


Confira a base de conhecimento Oobj e veja como resolver rejeições de NFe, NFCe e muito mais.



E você? Se identificou com algum desses problemas?

Saiba que eles são mais comuns do que parece, porém, muitas empresas não precisam mais enfrentá-los. Graças ao sistema de mensageria fiscal de alta performance da Oobj, que oferece suporte 24×7, rapidez na autorização de notas, centralização de dados de todos os documentos fiscais, atualização da legislação fiscal sempre em dia e muito mais.

Para saber com detalhes como funciona a nossa ferramenta de emissão, recebimento e armazenamento fiscal, acesse:


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