Como preparar uma Operação Fiscal Inteligente para a Black Friday

black friday

A Black Friday, um dos períodos de maior demanda de vendas do ano, está chegando e a hora de se preparar é agora. 

E, se estamos falando de aumento nas vendas, precisamos falar também de gestão de Documentos Fiscais, afinal, suas vendas não querem ficar paralisadas nesse momento. 

Pensando em auxiliar nesse período, preparamos um artigo completo para você preparar uma operação fiscal inteligente na Black Friday. Confira: 


Expectativas para a Black Friday 2023

A expectativa para a Black Friday deste ano segue alta, tanto pela parte dos clientes quanto pelos e-commerces e lojas físicas já que a previsão é de um aumento de 12% na receita deste ano em comparação com o evento de 2022.

Por isso, para garantir a satisfação de todos, o seu negócio precisa estar preparado, afinal, o alto volume de vendas pode intensificar problemas técnicos na operação.


Como preparar uma operação inteligente para a Black Friday? 

Para que a gestão e a operação fiscal da sua empresa funcione corretamente em períodos de maior volume de vendas, é preciso acompanhar de perto todo o processo, desde o controle do estoque até o atendimento ao consumidor.

É isso mesmo! O desempenho da área fiscal pode impactar até na experiência do cliente: longas filas em lojas físicas, demora na entrega de produtos, escassez de estoque e problemas com pagamento são só algumas amostras disso.

Ciente desses problemas, o próximo passo é preparar uma operação fiscal que atenda a todos os requisitos e previna eventuais problemas. 


???? Saiba mais: Mensageria fiscal na Black Friday: itens essenciais

Prepare a equipe fiscal e contábil

Saber a solução de problemas frequentes em períodos de alta demanda de vendas pode acelerar muito a operação, por isso, sua equipe fiscal precisa ser qualificada e conhecer as regras fiscais e tributárias brasileiras.

Essa força tarefa é necessária para acompanhar a gestão dos documentos, identificar problemas e resolvê-los com agilidade, garantindo compliance e conformidade com as regras, sem paralisar a sua operação de vendas. 


Sempre emita nota fiscal 

Em qualquer época do ano, o primeiro passo a ser seguido pelas empresas parece óbvio, mas nem todas as executam: emitir nota fiscal. 

O documento fiscal beneficia os consumidores, protegendo seus direitos básicos como saber a procedência dos itens comprados, trocar, devolver e comprovar que é o dono do produto. Já a empresa, fica a garantia de compliance fiscal, tributária e jurídica. 


Tenha um sistema de gestão fiscal 

Já pensou em quanto tempo os colaboradores da sua empresa  perdem enquanto cadastram códigos, preenchem campos, conferem textos e planilhas?

Esse problema pode ser facilmente resolvido com um sistema de gestão fiscal, já que é preciso contar com a tecnologia para otimizar atividades e focar esforços em outras ações. 

Com um software inteligente é possível: 

  • Mitigar riscos de multas e outras penalidades
  • Contribuir para uma empresa eticamente responsável
  • Aumentar a transparência nos processos fiscais
  • Garantir o armazenamento seguro e legal dos documentos fiscais
  • Segurança para cumprir prazos e obrigatoriedades do Fisco

Além disso, para evitar transtornos na Black Friday, seu sistema fiscal precisa ter alta performance e ser capaz se emitir um alto volume de Documentos Fiscais, que tenha mecanismos para saber a das Sefaz de cada estado e entrar em modo de contingência e sair dentro do prazo necessário para envio dos documentos às Administrações Fazendárias.

Por isso, conheça agora a solução Oobj Emite para gestão fiscal otimizada e saia na frente dos concorrentes com uma Black Friday de sucesso. 


Como solucionar os problemas frequentes de emissão fiscal? 

Com o aumento no volume de documentos fiscais no período da Black Friday, os problemas técnicos na operação fiscal podem se intensificar, mas calma! Nós vamos te ajudar!

Confira  as duas principais dificuldades encontradas nesses períodos e como solucioná-las de maneira rápida e eficiente: 


Falhas de comunicação com a Sefaz

A comunicação entre o sistema de gestão de Documentos Fiscais e a Sefaz é indispensável para que os processos da área sejam realizados. Falhas nessa conexão podem desencadear diversos outros problemas.

Porém, se sua empresa monitorar a disponibilidade da Sefaz, precauções podem ser tomadas para que esses inconvenientes nem cheguem a ocorrer.

Muitos sistemas de gestão de DFes possuem uma funcionalidade que identifica espontaneamente os momentos de instabilidade na conexão com a Sefaz. Aliado a isso, também são capazes de entrar e sair do modo de contingência, automaticamente. 


Emissão em contingência 

A operação em modo de contingência é uma medida para contornar os períodos de comunicação instável com a Sefaz.

Com esse modo ativo, as emissões fiscais de NF-es e NFC-es não são enviadas de imediato para a Sefaz e a validação do documento não ocorre de forma instantânea, mas apenas quando a conexão é restabelecida.

Em uma emissão em contingência, a mensageria fiscal gera o Documento Fiscal Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica (DANFe) ou de Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (DANFCe) em duas vias, uma para o consumidor e outra para a empresa que vende o produto. 

Ele é a comprovação da transação e, assim como todo DF-e, deve ser armazenado com cautela e organização para resguardo de problemas futuros. 


???? Leia mais: Tudo sobre Contingência NFe no Varejo


Apesar de resolver um problema, a emissão em contingência pode gerar outros. Durante a alta demanda, pode ser difícil gerenciar o volume e DF-es.

As consequências disso são o risco de rejeição e não autorização da emissão, documentos esquecidos e somente recolhidos após terminar os prazos de envio à Sefaz, de correção ou cancelamento.

Porém, mais uma vez a tecnologia funciona a favor da sua empresa. Um sistema emissor fiscal de alta performance é capaz de sair automaticamente do modo de contingência.

E não é só isso! Os melhores sistemas possuem equipes de suporte especializado e capacitado para resolver problemas técnicos e orientar sobre questões que envolvem regras e configurações definidas pela Sefaz.

Ainda dá tempo de se preparar e alavancar as vendas do seu negócio na Black Friday, por isso, preparamos um Kit Completo para você planejar uma operação fiscal inteligente e traçar um caminho fiscal de sucesso nessa Black Friday.



QUERO BAIXAR O KIT



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *