Blog Oobj

Confira o que rolou no Epson Meeting

0
Tempo de leitura: 3 minutos

Na quarta-feira desta semana (dia 05) foi realizado o Epson Meeting. Evento promovido pela fabricante de impressoras Epson ocorreu no Hotel Grand Mercure em São Paulo (SP) e o principal objetivo da reunião foi de estreitar o relacionamento com revendas estratégicas – ao todo foram 63 revendas – e apresentar o ponto-de-vista da Epson em relação aos novos desafios propostos pela legislação em relação às soluções para ponto de venda. Além das revendas, compareceram também desenvolvedores representantes de Software Houses e parceiros, grupo no qual a Oobj faz parte, para o fornecimento de soluções para a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e).

Dentre os assuntos destacados, foram apresentados os fatores da cadeia de valor na qual as partes envolvidas no evento estão incluídas e o cenário contemporâneo no qual os ambientes de automação estão imersos. Foram ressaltados os impactos das legislações fiscais que a Epson enfrenta e os desdobramentos da mudança que são esperados para o futuro. O projeto NFC-e será adotado pela maioria das Secretarias da Fazenda para substituir o modelo atual de documentação fiscal para operações de Varejo. Há o convênio 09/09 que atualiza o modelo de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), contudo a grande tendência é que a migração para as Notas Fiscais ocorra para os Consumidores Finais e isso traz uma grande mudança. A Epson ressaltou que tem o objetivo de unir forças com novos parceiros para demonstrar aos revendedores propostas de soluções integradas que não só irão suprir a obrigação fiscal, como poderão proporcionar novos serviços e incrementar seus portfólios.

Foi aberto o espaço para discussão sobre os desafios vindouros e houve um consenso que com as novas demandas instituídas pela legislação brasileira o melhor caminho não seria embarcar todo o processo em um único provedor, ficando a cargo de este realizar todas as operações. Mas sim agrupar vários provedores das diversas áreas, fechando parcerias, para que cada um contribua para a solução. Como, por exemplo, utilizar a Epson como provedora de hardware (a impressora), a Oobj como provedora de mensageria (a comunicação com o Fisco) e a revendedora no contato com o Varejo. Cada parte realiza o melhor trabalho no que faz e o ganho é máximo, inclusive para o Cliente final.

Cinco empresas de mensageria foram convidadas para apresentar suas soluções a fim de que os revendedores e demais interessados pudessem analisar as que mais adequariam ao seu negócio. Cada empresa ressaltou suas conquistas, seus diferenciais e como trarão a parceria estabelecida entre as partes.

A Oobj apresentou seu negócio e suas soluções com um enfoque no setor coberto pelas revendas. O Oobj NFC-e lida com mensageria entre os Pontos de Venda e a Sefaz desde o check-out da mercadoria, passando pela autorização pela Sefaz e realizando a homologação da venda direto ao Cliente. Tem total suporte às contingências estabelecidas para esse projeto, além de focar no desempenho do processamento e redução da latência de comunicação remota. É uma solução robusta que trata as vendas no Varejo com a mesma qualidade das operações para a Indústria, já realizadas pela Oobj há bastante tempo. Outro grande destaque da apresentação foi o Noov que apresenta um passo para a inovação em relação ao armazenamento e disponibilização dos documentos fiscais.

No mais, o evento foi um grande propulsor de integração. Foi uma reunião de vários setores com um objetivo comum. A sensação ao final do evento era de que grandes parcerias irão se consolidar em um futuro próximo. E a Epson e a Oobj se mostraram preparadas para implementar o desafio proposto pela legislação de forma objetiva.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas no próprio site da Epson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo