Novo Manual de Contingência Offline para NFCe

0
NFCe Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 16 de Dezembro de 2016 foi publicada uma nova versão do Manual de Especificações da Contingência Offline para NFCe. A versão 2.00 do Manual traz a inclusão do modelo do DANFE NFCe emissão em contingência. Também foram adicionados diagramas do Modelo Operacional da Contingência e a descrição de um exemplo prático.

É lembrado porém, no documento, que o uso da Contingência Offline é uma decisão exclusiva do Estado, podendo este autorizar ou não a utilização desta modalidade. A Unidade Federada pode escolher outra forma de contingência, como EPEC, emissão de cupom fiscal em papel por ECF ou geração do cupom fiscal eletrônico pelo SAT.

O Manual completo pode ser encontrado aqui.

 

Particularidades da emissão em Contingência Offline

Quando o estabelecimento não conseguir se comunicar com a Sefaz Autorizadora do seu estado e opte por utilizar esta modalidade de contingência, ele deverá incluir no arquivo XML o indicativo do tipo de emissão.

No DANFE NFCe deve constar obrigatoriamente a mensagem “EMITIDA EM CONTINGÊNCIA”. Além disso, o documento tem que descrever o Detalhe da Venda e imprimir uma segunda via do Documento Auxiliar. Este DANFE NFCe deverá permanecer à disposição do Fisco no estabelecimento.

A imagem abaixo demonstra conceitualmente o funcionamento da Contingência Offline:

Gráfico Contingência Offline

Todas as explicações sobre a utilização desta forma de emissão estão contidas no Manual de Especificações. Ele pode ser encontrado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *