Início » Como identificar Notas Frias emitidas contra meu CNPJ?

Como identificar Notas Frias emitidas contra meu CNPJ?

As Notas Frias são geradas quando se declara uma venda de algum produto ou prestação de serviço que nunca aconteceu. Esse ato é crime, mas infelizmente é muito comum. Normalmente, ele é cometido com o objetivo de lavar dinheiro, sonegar impostos ou proteção contra esquemas de roubo. 


💡 Sonegação de impostos: o que é e como se prevenir


Essa fraude acontece quando uma empresa fantasma emite uma NFe falsa contra um CNPJ qualquer. Por isso, é importante proteger o CNPJ do seu negócio, afinal, esse tipo de problema traz prejuízos no momento da fiscalização. 



Assim, quando as organizações vítimas do crime não tem conhecimento do ocorrido, elas não escrituram e não pagam os impostos relacionadas à essas notas. Dessa forma, o Fisco considerará isso como infração. Se isso acontecer, a empresa que foi vítima ainda pagará multas, sofrerá sanções e será impossibilitada de participar de licitações.


💡 Veja como se prevenir das irregularidades fiscais mais comuns


São muitos os prejuízos envolvidos. Como, então, se prevenir de tudo isso?



Como prevenir minha empresa contra Notas Frias?

O ponto principal que a empresa precisa ter é transparência nos processos fiscais, através de:

  • Consulta frequente das NFes: Na prevenção contra fraudes, a consulta da NFe contribui para o acompanhamento detalhado de todas as notas que são emitidas contra o seu CNPJ.  Softwares de emissão permitem essa busca em lotes, evitando trabalhos manuais e repetitivos. É possível realizar esse processo também no site da Sefaz nota por nota, o que é muito mais complicado.
  • Download automático do XML: Quando você tem os XMLs baixados automaticamente de todas as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa, é possível se prevenir desses problemas.
  • Manifestação do Destinatário (MDe) simplificada: Na solução fiscal da Oobj, para o download automático acontecer basta realizar a MDe. Isso porque, através disso, é possível desconhecer operações que aconteçam sem o seu consentimento.


Além disso, é importante ter o acompanhamento do ciclo de vida das Notas Fiscais em tempo real. Assim, é possível ter uma visão mais ampla de todo o processo de emissão, se antecedendo de complicações que podem acontecer durante esse período. 



BAIXAR KIT GRATUITAMENTE




Uma solução ágil contra Notas Frias

O Oobj Recebe é uma ótima solução para empresas que buscam segurança, prevenção e otimização da gestão fiscal. Essa ferramenta oferece: 

  • Consulta das notas fiscais em lote
  • Download automático do XML das NFes emitidas contra seu CNPJ direto da Sefaz
  • Manifestação do Destinatário em lote ou individualmente
  • Acompanhamento em tempo real do ciclo de vida das notas fiscais e da sua operação como um todo
  • E muitos outros benefícios!

Automatize todo o seu trabalho de recebimento fiscal com o Oobj Recebe. Para saber mais detalhes de como essa ferramenta funciona, acesse:


QUERO SABER MAIS



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *