Blog Oobj

Nota fiscal denegada? Saiba como resolver!

4
nota fiscal denegada Tempo de leitura: 2 minutos

Ter a nota fiscal denegada ou rejeita pela Sefaz no processo de validação é comum. Mas é importante que não vire uma rotina no seu negócio. Veja como resolver e evitar este problema:



Uma nota fiscal é denegada quando a Sefaz identifica irregularidades com o seu emissor ou destinatário. Mas para saber o que fazer nessa situação, é necessário primeiro entender a diferença entre as duas condições: rejeição e denegação.



Nota fiscal rejeitada:

Uma Nota Fiscal pode ser rejeitada por diversos motivos. Veja alguns exemplos:

  • Erros em cálculos
  • Informações incorretas na NFe
  • Assinatura digital inválida
  • Erros de duplicidade
  • Entre outros

Quando ocorre a rejeição, é possível corrigir a nota e a enviar novamente para a Sefaz. A rejeição é como se fosse um alerta do erro, a NFe ainda não é registrada na base da Sefaz nesse parte do processo.


💡 Confira as rejeições de nota fiscal mais comuns e como resolver



Nota fiscal denegada:

nota fiscal denegada

Uma nota fiscal é denegada quando o emissor ou destinatário desta NFe estão irregulares na Sefaz. Neste cenário, a nota fiscal foi enviada à Sefaz, registrada e sua numeração não pode ser reutilizada. Além disso, a empresa não pode faturar essa nota.


O que fazer com uma nota fiscal denegada:

Quando isso acontece, essa nota não tem valor fiscal, mas mesmo assim não é possível cancelar ou inutilizar sua numeração. Também é válido ressaltar que mesmo sendo denegada é necessário guardar essa nota pelo prazo exigido pela legislação.

Caso o problema tenha sido causado pelo destinatário, acesse a solução em nossa Base de Conhecimento.


💡 Inutilização da NFe: como e quando fazer



Consulta cadastro

Para garantir que suas notas não sejam denegadas é importante fazer a consulta cadastro! Isto é, ver a situação legal das empresas destinatárias das notas ou que emitem notas fiscais contra o seu CNPJ. Nesse caso, empresas que possuem poucos clientes conseguem fazer essa busca de forma manual mesmo que isso demande tempo.

O ideal é que as empresas não percam tempo buscando CNPJ por CNPJ. Isso leva tempo e consequentemente dinheiro e não garante um trabalho bem feito. Afinal, atividades manuais são mais propensas a erros.

Também não é ideal que as notas sejam constantemente denegadas em sua empresa, esse problema atrapalha a operação do seu negócio.

Por isso, a Oobj desenvolveu uma integração que permite a consulta automática da situação cadastral de seu cliente antes de emitir a nota para ele. Dessa forma, você fica sabendo se há irregularidades antes da emissão da nota.

Com a ferramenta Oobj NFe, você se mantém em dia com suas obrigatoriedades fiscais, tem integração total e ainda conta com um suporte de especialistas disponível 24 horas por dia.

Quer saber mais sobre a ferramenta que mudou a rotina fiscal de mais de 4 mil clientes? Acesse:


SABER MAIS


4 Comentários

  1. Olá,

    Um cliente foi emitir a nota fiscal é ela foi DENEGADA, e ele foi bloqueado, e não está conseguindo emitir. No SEFAZ a IE dele está ATIVA, porém no Cadastro Centralizado de Contribuinte a IE aparece como NÃO HABILITADO. Até dia 06/08/2020 ele estava emitindo normal, mas quando foi emitir a nota para uma pessoa física de Minas Gerais, a nota foi DENEGADA.
    Nunca aconteceu isto, estamos sem saber o que fazer. Porque se no SEFAZ está tudo OK, porque neste cadastro a IE está como NÃO HABILITADO?

    • Olá, poderia nos informar o número da rejeição dessa nota? Pois existem diversos motivos para uma nota ser denegada, mas com número da rejeição é possível consultar na nossa Base de Conhecimento (https://www.oobj.com.br/bc/) o procedimento de solução.

  2. Boa Tarde
    Tenho um cliente que a NF deu a mensagem 301 – Uso denegado – irregularidade fiscal do emitente
    Porém, a I.E no Sintegra está normal, como resolver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo