
Ao enviar uma nota para a validação na Sefaz pode ser que ela seja denegada ou rejeitada.
Uma nota fiscal é denegada quando a Sefaz identifica irregularidades com o seu emissor ou destinatário. Mas, para saber o que fazer o que fazer nessa situação, primeiro, é necessário entender a diferença entre as duas condições:
Nota fiscal rejeitada:
A NFe pode ser rejeitada por diversos motivos: erros em cálculos, informações incorretas, assinatura digital inválida e diversos outros. Mas nessa condição existe a possibilidade de corrigir a nota para enviá-la a Sefaz novamente. Afinal, uma nota rejeitada não é registrada na base da Sefaz.
Nota fiscal denegada:
A denegação da NFe acontece caso o emissor ou destinatário da nota estejam irregulares na Sefaz, nesse cenário a nota foi registrada e sua numeração não pode ser reutilizada. Além disso, a empresa não pode faturar essa nota.
O que fazer:
Quando uma nota fiscal é denegada, ela não tem valor fiscal, mas mesmo assim não é possível cancelar ou inutilizar sua numeração. Também é válido ressaltar que mesmo sendo denegada é necessário guardar essa nota pelo prazo exigido pela legislação.
- Caso o problema seja com o destinatário clique aqui e saiba resolver.
Consulta ao cadastro
Para garantir que suas notas não sejam denegadas é importante fazer a consulta ao cadastro! Nesse caso, empresas que possuem poucos clientes conseguem fazer essa busca de forma manual mesmo que isso demande tempo.
O ideal é que as empresas não percam tempo buscando CNPJ por CNPJ e nem tenham notas sendo constantemente denegadas. Por isso, a Oobj desenvolveu uma integração que permite a consulta automática da situação cadastral de seu cliente antes de emitir a nota para ele. Dessa forma você fica sabendo se há irregularidades antes da emissão da nota.
Com o Oobj NFe você se mantém em dia com suas obrigatoriedades fiscais, tem integração total e ainda conta com um suporte de especialistas disponível 24 horas por dia.
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Olá,
Um cliente foi emitir a nota fiscal é ela foi DENEGADA, e ele foi bloqueado, e não está conseguindo emitir. No SEFAZ a IE dele está ATIVA, porém no Cadastro Centralizado de Contribuinte a IE aparece como NÃO HABILITADO. Até dia 06/08/2020 ele estava emitindo normal, mas quando foi emitir a nota para uma pessoa física de Minas Gerais, a nota foi DENEGADA.
Nunca aconteceu isto, estamos sem saber o que fazer. Porque se no SEFAZ está tudo OK, porque neste cadastro a IE está como NÃO HABILITADO?
Olá, poderia nos informar o número da rejeição dessa nota? Pois existem diversos motivos para uma nota ser denegada, mas com número da rejeição é possível consultar na nossa Base de Conhecimento (https://www.oobj.com.br/bc/) o procedimento de solução.
Boa Tarde
Tenho um cliente que a NF deu a mensagem 301 – Uso denegado – irregularidade fiscal do emitente
Porém, a I.E no Sintegra está normal, como resolver?
Boa tarde, Cleide. Neste link, você encontra a resolução da rejeição: https://www.oobj.com.br/bc/article/rejei%c3%a7%c3%a3o-301-uso-denegado-irregularidade-fiscal-do-emitente-como-resolver-27.html