Blog Oobj

Nota fiscal de entrada: como e quando emitir?

10
Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba tudo sobre a nota fiscal de entrada:



O que é nota fiscal de entrada?

Nota fiscal de entrada é o documento para comprovação fiscal da entrada de mercadorias em seu estoque. Já a nota fiscal de saída é o documento emitido para acobertar a saída da mercadoria do seu estoque.

O comprador tem a obrigatoriedade de emitir a nota de entrada nos seguintes cenários:

  1. A entrada de um produto importado, devido a não-validade de notas fiscais estrangeiras no Brasil;
  2. Compromisso por parte da empresa compradora em retirar ou transportar um produto;
  3. O chamado retorno de industrialização, quando se dá por um profissional avulso ou autônomo;
  4. O vendedor não for obrigado a emitir notas fiscais;
  5. A entrada de produtos comprados por meio de leilões ou casos semelhantes;
  6. A emissão de uma nota fiscal de saída, porém quando acontecer a devolução de produto por parte do cliente;
  7. A saída da mercadoria para algum evento específico e retornar à empresa.


Entrada de Mercadoria

A entrada de uma mercadoria pode acontecer de 2 formas:

  1. Nota de saída emitida  pelo Fornecedor: Ocorre quando a empresa que vendeu o produto para a sua empresa, emite a NFe (B2B). Ela, disponibilizao arquivo XML da nota fiscal, para que você possa guardá-lo e dar entrada em seu ERP para realizar entrada em seu estoque e o controle fiscal correto.
  2. Emissão de Nota de Entrada: Você (empresa) emite a nota fiscal para entrada da mercadoria em seu estoque/ativos, processo que ocorre se houver as 7 possibilidades colocadas acima.


Como obter o XML de uma Nota Fiscal Recebida

Uma vez alinhado com a importância de obter o XML das Notas Fiscisl eletrônicas recebidas para realização da guarda legal e para regularização dos processos internos da empresa, confira as instruções para obtenção do XML diretamente no Portal Nacional da Sefaz:

  1. Primeiramente, você deve acessar o portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica;
  2. Selecionar a opção de Consultar a NFe completa;
  3. Informar a chave de acesso da NF-e (44 posições que compõe o identificador único da NF-e);
  4. Consultar o status da NF-e e com o certificado digital do Destinatário baixar o XML da NF-e;

Por ser extremamente relevante para a gestão do negócio, é necessário baixar a nota fiscal eletrônica de entrada a cada compra realizada. Mas concluir esse processo rotineiramente torna-se muito exaustivo.

Para as empresas que possuem um grande volume de notas, esse trabalho é ainda mais árduo, porque além de obter o XML da Nota Fiscal de entrada, existem outras preocupações que envolvem esse ato e documento.

+ Leia mais: Tenha todos os documentos emitidos contra o seu CNPJ



Baixar todas as Notas Fiscais recebidas facilmente

Então como ter todas as notas recebidas de maneira rápida e fácil?

As notas fiscais podem ser  consultadas e baixadas diretamente da Sefaz. Ou seja, o trabalho de recepção, validação e armazenamento dos documentos fiscais são 100% automatizados.

Então, você consegue acessar suas notas de forma centralizada, sem necessitar buscar nota por nota manualmente, de forma rápida, em um único portal web, e ainda as guarda em um local seguro.

Para saber como ter total conhecimento da movimentação dos seus documentos fiscais, acesse a página do Recebe DFe.


SABER MAIS SOBRE RECEBE DFE





10 Comentários

  1. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog que traz informações bastante relevantes.
    Tenho uma dúvida em relação à seguinte informação:
    “A emissão de uma nota fiscal de saída, porém acontecer a devolução de produto por parte do cliente;”
    Levando em consideração que há um prazo legal para cancelamento da nota, sendo 24 horas para NF-e e 30 minutos para NFC-e, não seria mais interessante efetuar o cancelamento da nota, ao invés da emissão de uma nota de entrada, quando a devolução ocorre dentro desse prazo?

    • Quando está ainda no prazo para o cancelamento, o contribuinte pode sim cancelar a NFe/NFCe caso a venda acabou não acontecendo de fato.

  2. oi. estou com uma duvida. Tenho uma torrefação, após as fases de beneficiamento, quando eu acabo de embalar o meu produto, e ainda não coloquei no mercado, qual a nota fiscal eu devo emitir?

    • Olá, por se tratar de uma operação muito específica, sugiro que verifique com o seu consultor fiscal.

  3. Olá, boa noite!
    Estou com uma dúvida. Eu adquiri uma loja de iluminação que o antigo proprietário utilizava o cadastro MEI para funcionar e comprar de fornecedores, porém ele nunca emitiu NF por esse MEI e não fez os devidos cadastros para isso (emissão de NF).
    E pelo oque li em outro lugar, o MEI não é obrigado a emitir NF para pessoa física, salvo quando o comprador exige, estou correto?
    Daí como comprei a loja com produtos dentro que não foi adquirido pelo CNPJ da minha empresa(CNPJ) que irei utilizar na mesma loja física, posso fazer NF de entrada para registrar (dar entrada no meu CNPJ) dessas mercadorias e poder emitir NF como uma empresa tivesse me vendido e emitido NF para a minha normalmente?
    Ou como o MEI parece que tem obrigação de emitir NF quando for CNPJ eu não posso fazer isso, no caso utilizando a opção 4 ( que o vendedor não é obrigado a emitir notas fiscais) ?
    Obrigado !

    • Bom dia, para te auxiliar nessa questão, sugiro que verifique com seu contador.

  4. Gostaria de saber qual o prazo para emissão de Nota fiscal eletronica de entrada de mercadoria. Exemplo: uma concessionaria pega como parte de pagamento um veiculo usado, qual o prazo para emissão da nota fiscal de entrada deste veiculo na loja? obrigado

    • Olá, por se tratar de uma situação que tem suas particularidades, eu sugiro que verifique com seu contador ou consultor fiscal.

  5. boa tarde!!
    Eu consigo de forma legal fazer a entrada de uma mercadoria que foi vendidapelo meu fornecedor no cupom fiscal para consumidor final vinculado ao CNPJ da minha empresa?
    Eu consigo gerar um xml dessa nota de consumidor final no site da sefaz?
    É legal esse tipo de operação, ou só posso dar entrada se meu fornecedor emitir a nota DANFe?

    • Olá, se o cupom fiscal que você recebeu se trata de uma NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica), é possível consultá-la no site da Sefaz do estado emitente, cada site tem sua estrutura, mas na maioria não é possível baixar o XML para esse tipo de nota. Sobre a questão de fazer a entrada usando esse documento, sugiro que entre em contato com o sua contabilidade ou consultor fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo