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Software House: Como você gerencia as mudanças legais dos seus clientes?

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Software Houses Mudanças Legais Tempo de leitura: 2 minutos

As mudanças legais na área fiscal são constantes. Normalmente, estar em conformidade fiscal exige muito tempo da equipe das empresas de tecnologia, atrasando outros projetos e melhorias no próprio sistema.



O que são Notas Técnicas e mudanças legais

As Notas Técnicas são documentos publicadas com o objetivo de padronizar processos e métodos.

No caso específico da área fiscal, as NTs determinam as novas normas para o cumprimento de obrigações fiscais. Assim, elas são resultado de análises de comissões de especialistas que encontram brechas, erros ou formas melhores de realizar algum processo. Por meio delas, também são instituídas novas obrigatoriedades.


💡 Veja como fazer o gerenciamento de atividades das Notas Técnicas


Alguns exemplos de conteúdo de Notas Técnicas são alterações de Leiaute na NFe, regras de validação para NFCe, exclusão ou inclusão de CFOPs, alterações de prazos para GTIN, etc.

💡 Conheça todos os tipos de Notas Fiscais eletrônicas

Todos os anos, são publicadas várias NTs. Em 2018, por exemplo, foram 9 lançamentos. Portanto, já dá para imaginar a complexidade em atualizar frequentemente o software responsável pela área fiscal.



Mudanças legais no Módulo Fiscal 

Além disso, para se entender como aplicar as normas das Notas Técnicas, é necessário ler e analisar todas elas com bastante atenção, uma vez que as NTs trazem apenas alterações em um processo que já existe. Portanto, necessitam de um conhecimento prévio das Notas Técnicas mais antigas.

Se manter atualizado gasta tempo, pois envolve sempre acompanhar a legislação, identificar o que o mudou e o que continuou com a mesma implementação para garantir que o software de emissão vai se comportar conforme a interpretação da Sefaz sobre determinada lei. 


💡 Processo de implementação das notas técnicas


Aqui na Oobj, apenas em 2019, foram gastas cerca de 590 horas para adequar nosso software de mensageria fiscal às mudanças da Sefaz. 

Para acompanhar essas mudanças, temos uma equipe de 10 pessoas dedicadas a fazer alterações para os clientes e parceiros, incorporar os novos pacotes de Schemas, entre outras atividades necessárias.

Fizemos uma pesquisa com empresas de tecnologia e identificamos que entre 60 e 70% do desenvolvimento e evolução dos softwares de ERP/PDV estão alocados para manter o faturamento funcionando. Isto é, para cumprir as Notas Técnicas e obrigações fiscais relativos aos Documentos Fiscais.

Isso mostra que a empresa tem apenas de 30% a 40% do seu tempo para atender as demandas de negócios dos seus clientes, evoluir a solução e ainda inovar (algo que mantém seu cliente fiel a sua solução).


💡 Calcule os custos de equipe e atividades na sua empresa de software



Garantindo a conformidade fiscal sem dificuldades

É muito difícil focar 100% no seu software se frequentemente as regras mudam. Afinal, estar em conformidade com a lei é crucial, não tem para onde fugir. Porém, prezar pelo crescimento da sua empresa também é. Por que então,  não unir esses dois pontos?

Foque no seu negócio e, através de uma parceria com um sistema especialista fiscal, obtenha diversas funcionalidades, incluindo a emissão de documentos fiscais, sempre atualizado de acordo com a legislação.


💡 Vantagens de integração com software emissor


Dessa forma, a sua empresa: 

  • Reduz o tempo e o custo no desenvolvimento;
  • Aumenta o lucro
  • Incrementa o portfólio de funcionalidades integrando seu ERP/ PDV / TMS

Com a solução da Oobj, você obtém todas essas vantagens. Nós somos especialistas na mensageria de documentos fiscais. Clique no botão abaixo e veja como reduzir tempo e custo na sua empresa, deixando a parte fiscal com a gente:


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3 Comentários

  1. Esse blogs e muito bom…Tenho muita dúvida com relação ao Gtim…Como vai funcionar onde cadastrar entre outros…

  2. Bom material para acompanhar a evolução do projeto nfe

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