Início » Como identificar o Emitente de uma Nota Fiscal eletrônica (NFe)?

Como identificar o Emitente de uma Nota Fiscal eletrônica (NFe)?

emitente da nfe

Eventualmente precisamos entrar em contato com a empresa que emitiu uma nota fiscal.

Isso é muito comum quando necessitamos solicitar uma segunda via da nota fiscal.

Como algumas pessoas tem dificuldade de identificar quem emitiu o documento fiscal, vamos dar algumas dicas para você identificar a empresa que realizou a emissão da nota.

1- Identificar o Emitente no DANFE

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a versão impressa da nota fiscal que acompanha as mercadorias. Nele é possível identificar o emitente da nota fiscal. Na parte superior do documento, ao lado da série e numeração da nota, existe um espaço reservado para a empresa exibir o logotipo, razão social, CNPJ e as informações de endereço e telefone.

identificar emitente nfe

Caso a empresa não preencha as informações corretamente, você pode encontrar o CNPJ do emitente ao lado direito, abaixo do campo “Protocolo de Autorização”.

Com o CNPJ da empresa você consegue encontrar outras informações direto da Receita Federal. Veja esse artigo: Como consultar um CNPJ na Receita Federal?

2- Identificar o Emitente no Portal da Sefaz

Se você não tem o DANFE, é possível consultar a nota fiscal no Portal Nacional da Secretaria, desde que você tenha a chave de acesso. A chave é aquele código com 44 números, que você recebe por email e também aparece abaixo do código de barras. Veja neste link como realizar a consulta: Como consultar uma NF-e no Portal Nacional da Sefaz?

Depois de consultar, clique na aba “Emitente” que você encontrará as informações do emitente da nota fiscal:

emitente nfe

3- Identificar o Emitente no XML da Nota Fiscal

Outra forma de descobrir as informações do Emitente é através do arquivo XML da NFe. Se você recebeu o o XML por email, você pode abrir esse arquivo no seu navegador ou em qualquer outro programa editor de texto e procurar pelas informações do Emitente:

identificar emitente nfe


Comentários

16 respostas para “Como identificar o Emitente de uma Nota Fiscal eletrônica (NFe)?”

  1. Avatar de helio elton

    ola boa tarde tem jeito de consegui minha nota fiscal so com numero do cpf perdi a nota em agora preciso para garatia e um colchao a loja fala que nao tem minha nota mas

    1. Avatar de Daniele Lima
      Daniele Lima

      Boa tarde. Toda empresa é obrigada por lei a armazenar as notas fiscais por até 5 anos e é obrigada a disponibilizar o documento para os seus clientes. Neste artigo relatamos algumas maneiras de conseguir a segunda via da nota: https://blog2.novooobj.xyz/como-obter-segunda-via-nota-fiscal/

  2. Avatar de Elinete Ferreira da Silva forechi
    Elinete Ferreira da Silva forechi

    Quero a segunda via da minha nota fiscal

  3. Oi, eu não tenho mais documentos nenhum e nem lembro onde realizei a compra do produto, só tenho as informações gravadas nele, o que eu posso fazer?

    1. Avatar de Daniele Lima

      Geralmente informações gravadas no produto não são suficientes para identificar o emitente da nota.

  4. Avatar de laercio celestino
    laercio celestino

    oi comprei.um.automóvel offroad usado peguei a nota e guardei hoje nao.estou encontrando.preciso vender.como.faço pra conseguir a segunda via , nao consigo achar o rapaz que Me vendeu

    1. Avatar de Daniele Lima

      Bom dia, você deverá seguir os procedimentos descritos no artigo.

  5. Avatar de Janáina Vanira
    Janáina Vanira

    Olá bom dia,as informações gravadas no produto não tem como saber aonde foi comprado? Tem ali escrito na etiqueta modelo e nuemro de série não dá pra saber por isso?

    1. Avatar de Daniele Lima

      Bom dia, não é possível identificar o emitente através desses dados. Para identificar as informações a respeito do emitente é recomendável seguir os passos do artigo.

  6. Olá, bom dia!
    Perdi algumas notas e não lembro os locais com precisão onde efetuei as gastos com alimentação. É possível rastrear notas apenas com o CNPJ?

    1. Avatar de Daniele Lima

      Olá, bom dia. Para saber como recuperar notas perdidas acesse: https://blog2.novooobj.xyz/como-obter-segunda-via-nota-fiscal/

  7. Avatar de Anderson Luis Castro Lima
    Anderson Luis Castro Lima

    Boa noite, sou o Anderson. A nota fiscal de um produto que comprei se desgastou na parte do número da nota e da chave de acesso. Tenho as informações da empresa que emitiu, mas esta empresa faliu e não consigo entrar em contato com ninguém. Tem alguma forma de recuperar essa nota?

    1. Avatar de Daniele Lima

      Olá, bom dia. O ideal seria realmente entrar em contato com o emitente da nota.

  8. Avatar de João Caciano de Souza
    João Caciano de Souza

    Boa tarde ,sou motorista de ônibus ,eu entreguei uma mala errada ,ágora a dona da mala quer 2300 rs pelos os petence dela, que ela afirma que tinha 4 vestido que valor 680 RS , 1 bíblia 150 rs ,1 sapato 160 rs , 2 camisola 200 rs , 3 vestido 300 rs ,3 toalha 150 rs, 1 langiri 30 rs, 1 vestido 167 e mala 250 rs , como ela se lembra de cada preço de um , então ela se lembra da loja que ela comprou , tem como ela perdir a 2 via nota fiscal desses produto, pra ver mesmo ver mesmo se é veridico se o preço tá correto dessa desce pertence dela , ou ela quer usar a má fé dela pra mim o valor que existe

    1. Avatar de Daniele Lima

      Olá, é possível tentar conseguir a segunda via da nota, seguindo os passos no seguinte artigo: https://blog2.novooobj.xyz/como-obter-segunda-via-nota-fiscal/ ou ela pode pedir a segunda via da nota direto com os fornecedores das mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *