Blog Oobj

Como identificar o Emitente de uma Nota Fiscal eletrônica (NFe)?

10
emitente da nfe Tempo de leitura: 2 minutos

Eventualmente precisamos entrar em contato com a empresa que emitiu uma nota fiscal.

Isso é muito comum quando necessitamos solicitar uma segunda via da nota fiscal.

Como algumas pessoas tem dificuldade de identificar quem emitiu o documento fiscal, vamos dar algumas dicas para você identificar a empresa que realizou a emissão da nota.

+ Leia mais: Como obter uma segunda via de uma nota fiscal perdida?

 

 

1- Identificar o Emitente no DANFE

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é a versão impressa da nota fiscal que acompanha as mercadorias. Nele é possível identificar o emitente da nota fiscal. Na parte superior do documento, ao lado da série e numeração da nota, existe um espaço reservado para a empresa exibir o logotipo, razão social, CNPJ e as informações de endereço e telefone.

identificar emitente nfe

Caso a empresa não preencha as informações corretamente, você pode encontrar o CNPJ do emitente ao lado direito, abaixo do campo “Protocolo de Autorização”.

 

Com o CNPJ da empresa você consegue encontrar outras informações direto da Receita Federal. Veja esse artigo: Como consultar um CNPJ na Receita Federal?

 

2- Identificar o Emitente no Portal da Sefaz

Se você não tem o DANFE, é possível consultar a nota fiscal no Portal Nacional da Secretaria, desde que você tenha a chave de acesso. A chave é aquele código com 44 números, que você recebe por email e também aparece abaixo do código de barras. Veja neste link como realizar a consulta: Como consultar uma NF-e no Portal Nacional da Sefaz?

 

Depois de consultar, clique na aba “Emitente” que você encontrará as informações do emitente da nota fiscal:

 

emitente nfe

 

 

3- Identificar o Emitente no XML da Nota Fiscal

Outra forma de descobrir as informações do Emitente é através do arquivo XML da NFe. Se você recebeu o o XML por email, você pode abrir esse arquivo no seu navegador ou em qualquer outro programa editor de texto e procurar pelas informações do Emitente:

identificar emitente nfe

 

 

 

10 Comentários

  1. ola boa tarde tem jeito de consegui minha nota fiscal so com numero do cpf perdi a nota em agora preciso para garatia e um colchao a loja fala que nao tem minha nota mas

  2. Quero a segunda via da minha nota fiscal

  3. Oi, eu não tenho mais documentos nenhum e nem lembro onde realizei a compra do produto, só tenho as informações gravadas nele, o que eu posso fazer?

    • Geralmente informações gravadas no produto não são suficientes para identificar o emitente da nota.

  4. oi comprei.um.automóvel offroad usado peguei a nota e guardei hoje nao.estou encontrando.preciso vender.como.faço pra conseguir a segunda via , nao consigo achar o rapaz que Me vendeu

    • Bom dia, você deverá seguir os procedimentos descritos no artigo.

  5. Olá bom dia,as informações gravadas no produto não tem como saber aonde foi comprado? Tem ali escrito na etiqueta modelo e nuemro de série não dá pra saber por isso?

    • Bom dia, não é possível identificar o emitente através desses dados. Para identificar as informações a respeito do emitente é recomendável seguir os passos do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo