Meu fornecedor entregou a mercadoria e depois cancelou a Nota Fiscal. O que fazer?

8
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com as regras do Fisco uma nota fiscal não pode ser cancelada após a saída da mercadoria do estabelecimento, mas e se mesmo assim o seu fornecedor cancelar a NFe depois de entregar a mercadoria?

Saiba o que fazer e confira dicas para evitar este problema:

 

O cancelamento da Nota Fiscal

Após gerar uma nota fiscal o fornecedor tem apenas 24 horas para cancelar a nota e a mercadoria não pode ter sido entregue ao destinatário. Além disso, o emitente não pode realizar o cancelamento caso a mercadoria tenha passado por um posto de fiscalização (e a Sefaz emitido um Registro de Passagem) ou o transportador tenha emitido um CTe ou MDFe para o documento.

 

Como resolver o problema:

Caso a sua nota fiscal eletrônica tenha sido cancelada não existem muitas alternativas. Afinal, após o seu cancelamento a nota perde sua validade fiscal e para a Sefaz a venda não foi efetuada. Nesse caso o destinatário não deve receber a mercadoria a menos que o fornecedor faça a emissão de outra NFe.

 

Como evitar que o fornecedor cancele a NFe:

É possível evitar que o fornecedor cancela a nota fiscal e o processo é relativamente simples. Para impedir que o emitente cancele a nota basta realizar a manifestação do destinatário.

Para realizar a manifestação do destinatário é necessário:

  1. Possuir o certificado digital válido (modelo A1 ou A3);
  2. Ter o Java instalado;
  3. Possuir o aplicativo da Sefaz ou uma solução especializada.

Confira aqui o tutorial completo.

 

É importante conhecer o status da sua nota!

Para não ser pego de surpresa e evitar problemas com o Fisco é importante conhecer o status da sua NFe na Sefaz. Afinal, não é sempre que o seu fornecedor avisa quando cancelou uma nota fiscal.

Como consultar o status da NFe:

Através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica é possível consultar o status de cada nota que sua empresa recebe, porém, só é possível realizar a consulta de uma nota por vez.

Evite retrabalho: buscar nota por nota na Sefaz desperdiça tempo e recursos, por isso, a Oobj desenvolveu uma solução que automatiza 100% o trabalho de recepção, validação e armazenamento de seus documentos fiscais eletrônicos. O Recebe DFe realiza pesquisas periódicas na Sefaz baixando todos os cancelamentos (quando houver) de forma automática e segura.

Conheça o Recebe DFe

8 Comentários

  1. O que devo fazer quando a nota fiscal é cancelada? Comprei um celular e a loja não tava emitindo nota fiscal, pediram para eu ir buscar depois assim eu fiz… ao chegar la e consutar disseram que a compra foi cancelada mas não foi porque estou com o celular e com o boleto de comprovação da compra

    • Bom dia, esse problema deve ser resolvido diretamente na loja.

  2. Bom dia!

    Fiz um pedido em uma loja e recebi a nota fiscal por e-mail.
    Depois de muito tempo, não recebi o meu pedido, solicitei o cancelamento e recebi o estorno do valor pago.
    Um mês depois, consultei a nota fiscal, e vi que a mesma está como autorizada.
    A minha dúvida: Como a loja cancelou o pedido, não deveria ter cancelado também a nota fiscal?
    Há algum problema para o destinatário, que não recebeu o pedido mas tem uma nota fiscal emitida para ele?
    Qual seria a ação correta a ser tomada?

    Desde já agradeço a atenção

    • O prazo de cancelamento padrão de uma NF-e é de 24 horas após a autorização do Documento Fiscal. porém, deve-se levar em consideração a legislação estadual. Há Estados em que o prazo é menor e há Estados em que o prazo é maior.
      Neste caso, como você informou que solicitou o cancelamento depois de muito tempo, o que provavelmente seu fornecedor fez, foi uma nota devolução da mercadoria, já que a mercadoria não foi entregue.
      Você pode verificar junto ao seu fornecedor se foi feito uma nota de devolução, dessa forma anulando a nota emitida inicialmente.

  3. oi cancelei a nota fiscal de compra de ,mercadoria por ter vindo errado do meu distribuidor,mas veio com boleto, a nota foi cancelada e o meu distribuidor quer que eu pague o boleto ta certo isso??? disse que se eu não pagar vai pra cartório

  4. tirei uma nota fiscal prestação de serviço , no mes o5.. paguei todos os impostos da nota fiscal … era pra cancelar e esqueci de cancelar … agora eu cancelei … como recuperar este valor do imposto ????????

    • Para te auxiliar nessa questão, sugiro que entre em contato com o seu consultor fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *