Blog Oobj

Meu fornecedor entregou a mercadoria e depois cancelou a Nota Fiscal. O que fazer?

24
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com as regras do Fisco uma nota fiscal não pode ser cancelada após a saída da mercadoria do estabelecimento, mas e se mesmo assim o seu fornecedor cancelar a NFe depois de entregar a mercadoria?

Saiba o que fazer e confira dicas para evitar este problema:

 

O cancelamento da Nota Fiscal

Após gerar uma nota fiscal o fornecedor tem apenas 24 horas para cancelar a nota e a mercadoria não pode ter sido entregue ao destinatário. Além disso, o emitente não pode realizar o cancelamento caso a mercadoria tenha passado por um posto de fiscalização (e a Sefaz emitido um Registro de Passagem) ou o transportador tenha emitido um CTe ou MDFe para o documento.

 

Como resolver o problema:

Caso a sua nota fiscal eletrônica tenha sido cancelada não existem muitas alternativas. Afinal, após o seu cancelamento a nota perde sua validade fiscal e para a Sefaz a venda não foi efetuada. Nesse caso o destinatário não deve receber a mercadoria a menos que o fornecedor faça a emissão de outra NFe.

 

Como evitar que o fornecedor cancele a NFe:

É possível evitar que o fornecedor cancela a nota fiscal e o processo é relativamente simples. Para impedir que o emitente cancele a nota basta realizar a manifestação do destinatário.

Para realizar a manifestação do destinatário é necessário:

  1. Possuir o certificado digital válido (modelo A1 ou A3);
  2. Ter o Java instalado;
  3. Possuir o aplicativo da Sefaz ou uma solução especializada.

Confira aqui o tutorial completo.

 

É importante conhecer o status da sua nota!

Para não ser pego de surpresa e evitar problemas com o Fisco é importante conhecer o status da sua NFe na Sefaz. Afinal, não é sempre que o seu fornecedor avisa quando cancelou uma nota fiscal.

Como consultar o status da NFe:

Através do Portal da Nota Fiscal Eletrônica é possível consultar o status de cada nota que sua empresa recebe, porém, só é possível realizar a consulta de uma nota por vez.

Evite retrabalho: buscar nota por nota na Sefaz desperdiça tempo e recursos, por isso, a Oobj desenvolveu uma solução que automatiza 100% o trabalho de recepção, validação e armazenamento de seus documentos fiscais eletrônicos. O Recebe DFe realiza pesquisas periódicas na Sefaz baixando todos os cancelamentos (quando houver) de forma automática e segura.

Conheça o Recebe DFe

24 Comentários

  1. O que devo fazer quando a nota fiscal é cancelada? Comprei um celular e a loja não tava emitindo nota fiscal, pediram para eu ir buscar depois assim eu fiz… ao chegar la e consutar disseram que a compra foi cancelada mas não foi porque estou com o celular e com o boleto de comprovação da compra

    • Bom dia, esse problema deve ser resolvido diretamente na loja.

  2. Bom dia!

    Fiz um pedido em uma loja e recebi a nota fiscal por e-mail.
    Depois de muito tempo, não recebi o meu pedido, solicitei o cancelamento e recebi o estorno do valor pago.
    Um mês depois, consultei a nota fiscal, e vi que a mesma está como autorizada.
    A minha dúvida: Como a loja cancelou o pedido, não deveria ter cancelado também a nota fiscal?
    Há algum problema para o destinatário, que não recebeu o pedido mas tem uma nota fiscal emitida para ele?
    Qual seria a ação correta a ser tomada?

    Desde já agradeço a atenção

    • O prazo de cancelamento padrão de uma NF-e é de 24 horas após a autorização do Documento Fiscal. porém, deve-se levar em consideração a legislação estadual. Há Estados em que o prazo é menor e há Estados em que o prazo é maior.
      Neste caso, como você informou que solicitou o cancelamento depois de muito tempo, o que provavelmente seu fornecedor fez, foi uma nota devolução da mercadoria, já que a mercadoria não foi entregue.
      Você pode verificar junto ao seu fornecedor se foi feito uma nota de devolução, dessa forma anulando a nota emitida inicialmente.

  3. oi cancelei a nota fiscal de compra de ,mercadoria por ter vindo errado do meu distribuidor,mas veio com boleto, a nota foi cancelada e o meu distribuidor quer que eu pague o boleto ta certo isso??? disse que se eu não pagar vai pra cartório

  4. tirei uma nota fiscal prestação de serviço , no mes o5.. paguei todos os impostos da nota fiscal … era pra cancelar e esqueci de cancelar … agora eu cancelei … como recuperar este valor do imposto ????????

    • Para te auxiliar nessa questão, sugiro que entre em contato com o seu consultor fiscal.

  5. Comprei um produto celular via site americanas.com, através de uma revendedora do site, recebi o telefone em casa, ao abrir não constatei a nota fiscal do mesmo, entrei no site e vi a nota eletronica, quando entrei no site da NF-e constava que a nota não existia, então entrei em contato com o SAC das americanas.com, eles fizeram contato com a revendedora que me enviou uma nota eletrônica e para minha surpresa ao consultar de novo o site NF-e os números da nota da chave de acesso, constava que a mesma havia sido cancelada ou seja criaram depois que me enviaram o celular depois que recebi e depois cancelaram, monstrando claramente a intenção de não pagar imposto e sonegar, cabe justiça nesse fato? no qual claramente eles tentam de todas as formas sonegar a nota ao cliente?

    • Bom dia, é preciso avaliar a situação com cautela. Nem sempre o motivo de cancelamento da nota se encaixa em sonegação. No mais, você deverá entrar em contato com o fornecedor da mercadoria para resolver a situação, pois é obrigatório que você tenha a nota fiscal do seu produto.

  6. Cancelei a nota errada , e a mercadoria já saiu . Tem como recuperar a nota que esta na estrada ?

    • Olá, uma vez que o Evento de Cancelamento foi homologado pela Sefaz, não é possível cancelá-lo. Sugiro que verifique com o seu fiscal, como proceder nesse caso.

  7. Boa tarde! Em 03/02/2012 emiti uma nota fiscal eletronica, e em seguida percebi que a mesma continha erro. De imediato cancelei e fiz uma nova nota fiscal. Quando o funcionário da empresa foi despachar a mercadoria para o cliente, via Gol LInhas Aéreas, de Goiânia para Cuiabá-MT, foi feita através da NF cancelada. Após 7 anos e 9 meses o meu cliente descobriu que o seu nome estava INJUSTAMENTE na Divida Ativa da SEFAZ-MT, sendo que há um débito altissimo de infração, multas e juros. A empresa nunca foi avisada pela SEFAZ-MT da ocorrência. Como solucionar?

    • Olá, para te instruir neste caso, sugiro que verifique com o seu consultor fiscal.

  8. Boa tarde. Comprei um veiculo zero e paguei a vista, a loja havia emitido uma NF e cancelado no dia seguinte, porém ainda não havia retirado o veículo, eu questionei e disseram que tiveram um problema, posteriormente emitiram outra nota fiscal e eu retirei o veículo, consultei novamente e vi que cancelaram a outra NF também, quais os problemas que posso ter sem a NF e o que devo fazer? Neste caso posso solicitar a devolução do veículo e restituição do valor pago?

    • Olá, uma nota com status de cancelada, indica que a operação de compra/venda não ocorreu por algum motivo. Sugiro que entre em contato com o emissor da nota para maiores esclarecimentos.

  9. Boa tarde!
    Eu fiz um faturamento oara um cliente em Manaus (AP), o deesconto do ICMS estava incorreto, tivemos que fazer retorno da NF-e no sistema, porém já tínhamos emitido o PIN, como faço para cancelar o PIN?
    Obrigada!

    • Olá, existe a opção de cancelar ou indeferir, sendo assim sugiro que entre em contato com sua contabilidade para analisar a situação e te passar a melhor opção. No site do SUFRAMA também é possível encontrar alguns arquivos úteis como o manual e telefones de contato: http://site.suframa.gov.br/assuntos/tcif-e-ts

  10. Bom dia, realizei uma compra na magazine luiza de um smartphone e segundo previsto ele chega dia 23/06 amanhã mas antes eles emitiram a minha nota fiscal, fiz o download, porem eles cancelaram a nota fiscal algumas horas depois. Houve algum problema ou está tudo bem ? (comprei um que estava na promoção).

    • Após o cancelamento, a nota perde sua validade fiscal e para a Sefaz a venda não foi efetuada. Nesse caso, o destinatário não deve receber a mercadoria a menos que o fornecedor faça a emissão de outra NFe.

  11. Quais são os motivos pro cancelamento de uma nota fiscal?

    • Depende do caso. Às vezes erros são encontrados, o comprador desiste dos produtos, inconsistências cadastrais, entre outros.

  12. ACABEI CANCELANDO UM NF DE VENDA SEM QUERER SENDO QUE JA FOI EMITIDO UMA NF DE DEVOLUÇAO EM CIMA OQUE FAZER NESSA SITUAÇÃO?

    • Olá, uma opção talvez seria cancelar a nota de devolução, mas de qualquer forma sugiro que verifique com o seu contador ou consultor fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo