Blog Oobj

Black Friday – Exigir nota fiscal reduz riscos de fraude

0
black friday: nota fiscal aumenta segurança e reduz risco de fraude Tempo de leitura: 2 minutos

Exigir nota fiscal do fornecedor/loja parece óbvio, mas não é, ainda existem negócios que burlam a legislação e não emitem o documento fiscal. E isso, representa um risco para quem compra e para quem vende!

A nota fiscal eletrônica é o documento que registra e valida toda a operação comercial. Dessa forma, ela garante a segurança tanto de quem emite, quanto de quem recebe a nota.

Em datas em que se espera um alto volume de vendas, como a Black Friday, é comum que pessoas mal intencionadas façam ofertas de produtos que não existem ou vendam sem a intenção de entregá-los. Por isso, é importante que o consumidor exija a nota e que o comerciante ofereça essa garantia.

Principalmente em vendas B2B, é importante ficar atento à essas questões. Afinal, se o seu negócio compra muitas mercadorias de uma vez, é necessário que a documentação fiscal do fornecedor esteja em dia, caso haja algum problema com os produtos.


💡 Como evitar erros no recebimento de notas fiscais



Prevenção é chave, exija a nota fiscal!

Para se prevenir de possíveis problemas, é importante acompanhar o estabelecimento fornecedor e verificar se a situação fiscal do local está regularizada.

Essa verificação é possível através da Inscrição Estadual, que pode ser consultada no SINTEGRA.


💡 Como consultar a inscrição estadual de forma automática no SINTEGRA


Exigir a nota fiscal é uma forma de proteção, afinal, o documento comprova que a compra foi realizada, quando e ainda define o responsável pela venda. E a nota fiscal serve como garantia do produto ou serviço prestado e pode ser usada para trocas do mesmo.

Além disso, se você é fornecedor do produto/serviço, emitir a nota fiscal também te fornece essas garantias e garante o funcionamento do seu negócio dentro da legislação, evitando multas ou sendo impossibilitado de seguir com o funcionamento da sua empresa. Saiba mais a seguir:



A importância da Nota Fiscal para o fornecedor do produto/serviço

A nota fiscal é essencial para que a sua empresa fique em dia com o governo e evite penalidades.  Por isso, com a Black Friday se aproximando é essencial conferir se o seu negócio está com legislação fiscal em dia. Isso evita que a operação da sua empresa deixe de funcionar nessa data tão importante.

Além disso, a nota fiscal eletrônica auxilia no controle de produtos vendidos. O documento também agiliza e facilita diversas funções no dia-a-dia da sua empresa, como:

  • Economia de tempo e mão de obra: a validade da nota pode ser consultada de qualquer lugar, e já existem soluções que fazem isso automaticamente
  • Economia de tinta e papel: não é necessário imprimir o documento e o seu envio pode ser feito por email
  • Armazenamento seguro das informações fiscais
  • Possibilidade de acompanhar todo o ciclo de vida da NFe, já que também é um documento digital
  • E muito mais!

Para que seu negócio esteja bem preparado para períodos com alta demanda de venda, acesse o ebook abaixo gratuitamente:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo