Blog Oobj

4 formas de reinventar sua empresa de software na crise

0
empresa de software na crise Tempo de leitura: 4 minutos

Empresa de software na crise: como se manter firme no mercado nesse cenário?



A crise que estamos vivendo não está muito favorável para algumas empresas de tecnologia. Como garantir a sobrevivência do seu negócio nesse cenário?

Parece óbvio, mas é essencial e urgente reinventar a sua empresa. Encontrando formas de diminuir os impactos causados pela pandemia. Como então, fazer isso?

Bom, no artigo de hoje, trouxe para você 4 pontos principais para esse processo de repaginação:

  • Público alvo
  • Redução de Custos
  • Core Business do negócio
  • Saindo mais forte da crise

Vamos falar com mais detalhes sobre cada um deles:



1. Público Alvo

Entender o público que usa seus serviços e aquele que a sua empresa quer atrair é essencial, veja porquê:

Quando você conhece profundamente as necessidades e comportamentos do seu público: 

  • A visão estratégica do seu negócio expande. A partir de análises sobre as necessidades e segmentos mais frequentes na sua base de clientes, você ganha uma visão para poder incrementar seu software com outras funcionalidades ou pode focar em grupos e dores específicas para venda
  • Suporte técnico melhor direcionado. Conhecendo os motivos mais comuns de chamados, a sua equipe pode preparar vídeos, artigos e/ou tutoriais com as principais dúvidas. Isso tornará o atendimento mais ágil e facilitará treinamentos de novos colaboradores na área.  
  • Comunicação efetiva. Sua empresa lançou um produto novo? Precisa fazer pesquisa de satisfação? Conhecendo bem o público que você precisar falar, as mensagens serão melhor direcionadas e personalizadas. Assim, elas serão recebidas de forma mais efetiva, melhorando o relacionamento. 

Com isso, ser expert no seu público, atrai o cliente ideal, aquele que:

  • Contribui para atingir a missão do negócio. Exemplo: a missão da Oobj é promover inovação a partir da gestão fiscal. Portanto, precisamos atrair clientes comprometidos em inovar essa área na empresa deles.
  • Não consome toda a energia da sua equipe com demandas excessivas. O cliente ideal está alinhado com o objetivo da sua empresa, portanto, encontrou no seu software exatamente o que procura. Assim, ele vai demandar apenas o que a empresa propõe.
  • Não impede o crescimento do seu negócio. Ele acompanha a evolução da sua empresa e é fidelizado. Ou seja, não te troca tão facilmente e contribui com a inovação que faz o seu negócio expandir. Relacionamentos duradouros resultam em empresas fortes, ligadas na necessidade do seu público.  

Empresas são feitas de pessoas e conhecê-las bem abre caminhos para respostas e novas estratégias. 



2. Redução de Custos

Muitas vezes, crises têm como sinônimo a diminuição de custos. Porém, é possível implementar esse tipo de estratégia de forma saudável. 

Aqui, eu listei 5 formas estratégicas que trarão mais economia para a sua empresa e que também contribuirão com o crescimento:

  • Metas de redução de custos para todas as áreas da organização
  • Incentivo geral para a economia 
  • Foco em investimento e não em despesa
  • Otimização da gestão de tempo das equipes
  • Terceirização de atividades não essenciais

💡 Todos esses 5 tópicos estão detalhados em outro artigo do nosso Blog. Acesse “5 formas estratégicas de reduzir custos nas empresas”.



3. Foco no core business do negócio

Primeiramente, o Core Business (CB) da empresa é o núcleo central do negócio, ou seja, a atividade principal, que mais gera valor. O CB da Oobj, por exemplo, é a Gestão (emissão, recebimento e armazenamento) de documentos fiscais eletrônicos, por meio do nosso painel, o Monitor. 

Em outras palavras, você deve rever o foco das atividades exercidas na sua empresa de software. A maioria delas contribui para o crescimento ou alimenta o Core Business do negócio? Ou muitas são “apenas cumprimento de tabela”?

Daí que vem a importância em conhecer bem o seu público alvo, suas necessidades e o principal motivo pelo qual ele contratou o seu serviço. E a partir disso, notar outras razões que podem levá-lo a cancelar com você e escolher outro software com mais diferenciais. Mas como evoluir, manter a qualidade e também não perder a atenção no seu negócio principal? 


💡 Vamos a um exemplo prático: 

A SIACON, uma empresa de software de armazém de grãos voltado ao agronegócio também um módulo de emissão de notas fiscais. Porém, lidar com a legislação, suporte técnico aos clientes, investir na performance e qualidade desse outro sistema custava caro: mão de obra e tempo. O que consequentemente, era um obstáculo para o crescimento do verdadeiro Core Business. 

Para fazer a empresa crescer de fato, a SIACON terceirizou a parte de emissão fiscal, firmando uma parceria com a Oobj. Com isso, a empresa conseguiu:

  • Acompanhamento fácil e rápido das Notas Técnicas e legislação da área
  • Atualização constante da performance na solução fiscal
  • Suporte especializado terceirizado 
  • Redução de horas trabalhadas e custos
  • E o mais importante: oportunidade de focar no próprio negócio

Pense em todos os benefícios que o seu software teria se pudesse focar apenas no objetivo central do negócio.



4. Sair mais forte da crise

Reinventar a sua empresa de software na crise não deve ter apenas o objetivo de enfrentar o atual momento de forma positiva. Deve servir para fazer a sua empresa decolar quando tudo voltar ao normal.

E isso será possível porque esse momento pode ter feito você enxergar que a sua empresa tem algumas necessidades específicas ou pontos frágeis. Como por exemplo:

  • Custos: quais áreas possuem gastos que podem ser direcionados para atividades que de fato contribuem com o crescimento do negócio?
  • Diferencial: meu software é indispensável para os meus clientes? Por que suspenderam (ou não) o serviço?
  • Prevenção: quais medidas deveriam ter sido tomadas e que podem ser implementadas para se prevenir de uma possível crise no futuro?
  • Foco: no que meu time tem trabalhado e que de fato contribui para a minha empresa sobreviver? 


Bom, esse assunto rendeu muitas reflexões. Mas com certeza, trabalhar no amadurecimento, inovação e adaptação da sua empresa de software deve ser sempre uma pauta importante.

Aqui na Oobj, inovação e foco são palavras chaves da nossa rotina de trabalho. E é por isso que buscamos software houses parceiras para expandirem seus negócios através de módulos de emissão, recebimento e armazenamento fiscal. 

Foque no objetivo central da sua empresa e deixe a parte de gestão fiscal com a gente. Mande uma mensagem para nós:


CONHECER PARCERIA OOBJ


Vamos crescer juntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo