MDFe: quem deve emitir?

0
emitir MDFe Tempo de leitura: 3 minutos

Se a sua empresa possui a obrigatoriedade de emitir MDFe, veja também como é possível otimizar esse processo.

 

O objetivo do MDFe é agilizar o registro em lote de documentos fiscais eletrônicos em trânsito. Mas também tem como função identificar a unidade de carga usada e outras características do transporte. Porém, essa agilidade pode ser ainda mais otimizada. Acompanhe o artigo e veja como.

 

 

 

Quais empresas possuem a obrigatoriedades de emitir MDFe?

A obrigatoriedade na emissão do Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos (MDFe) é imposta para alguns contribuintes emitentes de Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e Nota Fiscal eletrônica (NFe) em algumas situações específicas. Veja a obrigação no caso de:

 

  • Emitente de NFe:

Se ele fizer transporte interestadual de mercadorias com uma única Nota Fiscal eletrônica, seja em veículo próprio, alugado ou sob contratação de transporte autônomo de cargas (TAC).

Entende-se por transporte de carga própria aquele feito sem a ação de um terceiro no processo (transportadoras).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

  • Emitente de CTe:

Se for realizado transporte interestadual de carga fracionada ou lotação. O transporte de carga fracionada ocorre quando o processo de transporte está acobertado por mais de um Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe). Já o transporte de carga lotação acontece se o transporte de carga estiver acobertado por apenas um CTe por veículo.

 

Existem também algumas legislações estaduais que definem a obrigatoriedade no transporte intermunicipal. Para saber mais acesse o link.

 

Já o descumprimento da obrigatoriedade possui punições específicas para cada estado brasileiro.

 

 

Obrigatoriedade de emitir MDFe e o benefício para o meu negócio

É possível transformar legislação em facilidade para o seu negócio. Mas como? Conseguindo controlar e visualizar em tempo real o processo de emissão dos seus MDFes! Além disso, verificar também quais MDFes ainda não estão encerrados e evitar as rejeições 611 e 662. Saiba mais sobre isso no link.

 

A sua empresa, portanto, tem um acesso muito mais transparente e ágil dos documentos. Isso evita multas e que problemas durante o procedimento fiquem ocultos para você.

 

Controlando o percurso total do MDFe, você tem a gestão completa do ciclo de vida do Manifesto, desde o momento em que a emissão é autorizada ou não até o seu encerramento. Sendo que há a possibilidade também de consulta de MDFes com encerramento pendente. Além disso, após a autorização do MDFe, o DAMFDFE é impresso automaticamente com opção de reimpressão.

 

Estas são algumas das funcionalidades que o Oobj MDFe oferece, sempre pensando na facilidade e transparência de seus processos fiscais!

Saiba em tempo real se o MDFe foi autorizado, encerrado, cancelado ou rejeitado com a Oobj. Assim você não perde tempo com tarefas repetitivas e dedique-se a essência do seu negócio. Teste a nossa solução gratuitamente e veja como nós podemos contribuir para a sua empresa:

 

TESTAR MDFE GRÁTIS

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *