Início » Como escolher um sistema emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Como escolher um sistema emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Como escolher um sistema emissor de Nota Fiscal Eletrônica

[ez-toc]

Saiba como escolher um sistema emissor de NFe e quais pontos considerar:

Escolher um sistema emissor de Nota Fiscal eletrônica é um processo que deve ser pensado e muito bem avaliado, afinal, o faturamento da sua empresa depende diretamente da emissão da NFe.

Pensando nisso, desenvolvemos este guia completo com os pontos que você deve considerar na hora de escolher a sua solução. Confira:

Mas primeiro, afinal, como a NFe funciona?

A Nota Fiscal eletrônica é um documento digital que representa e registra toda a operação de venda. A nota precisa ser gerada e armazenada eletronicamente. Sua validade é garantida devido ao uso da assinatura digital, que também é necessária para emitir o documento.

Além disso, é importante que sua solução gere o DANFE (documento auxiliar da NFe) automaticamente, pois ele é a representação física da nota e acompanha a mercadoria quando ela está em trânsito.

Como escolher a melhor solução de emissão?

A melhor solução para você será aquela que atender a todas as suas necessidades de gerenciamento fiscal. Para te ajudar a identificar esses pontos e avaliar processos, separamos o guia em algumas partes:

  1. Análise de necessidades
  2. Servidor
  3. Diferenciais da solução
  4. Suporte Técnico
  5. Custo x Benefício

1. Análise de necessidades

Além de emitir a nota fiscal, é necessário avaliar quais pontos são importantes para a sua empresa. Suas notas precisam ser impressas rapidamente? Quantas notas você emite em média por mês e quantas a solução desejada suporta? É melhor investir em uma solução completa ou uma com funções limitadas consegue me atender bem no momento?

Anotar esses pontos ajudam a destacar quais são mais importantes para você e quais são extremamente essenciais para a produtividade da empresa.

2. Servidores

Outro ponto importante a ser analisado é a estrutura da sua empresa. Você tem capacidade de manter a solução funcionando em um servidor próprio (on premises ou InHouse) ou precisa eles rodem na nuvem (cloud ou SAAS)?

Analisar quais softwares oferecem essas opções e como cada uma delas age também impactam na sua rotina fiscal.

  • InHouse: todo o processamento das notas acontece no servidor do cliente. Esta modalidade é indicada para quem possui um alto volume de notas.
  • SAAS: na modalidade SAAS todo o processamento acontece na nuvem. Aqui é necessário que o servidor do programa emissor tenha um DataCenter com boa capacidade de processamento.

3. Diferenciais de cada solução

Depois que você identificou quais são as necessidades da sua empresa é a hora de avaliar quais funções do emissor são importantes para você. Existem no mercado softwares que apenas emitem a nota fiscal e existem aqueles que são soluções completas e especializadas.

Dica: Se você puder, invista em programa que gere relatórios gerenciais e gráficos personalizados. Eles permitem que você tenha um controle maior sobre as notas autorizadas, canceladas e rejeitadas. Assim, você economiza o tempo do seu time fiscal.

Outra funcionalidade importante é o acompanhamento em tempo real da emissão dos seus documentos. Acompanhar a emissão em tempo real permite que você resolva problemas assim que eles surgirem, ganhando tempo e evitando multas do fisco.

4. Suporte técnico e manutenção

A solução pode ser a melhor do mundo, mas não adianta nada se não houver um time que a entenda e faça funcionar quando algo dá errado. Um ponto muito importante, mas que muitas vezes é deixado de lado durante a escolha do sistema emissor, é o suporte técnico.

A manutenção da solução também deve ser considerada, pois até mesmo a melhor solução irá precisar de manutenção, seja para corrigir pequenos erros ou para adaptar-se e acompanhar a evolução do cenário fiscal.  

Já o suporte deve contar com um time que seja especialista e entenda tudo sobre o programa emissor, assim, caso ocorra algum problema seu problema é resolvido rapidamente. Outro ponto a ser considerado é o seguinte: sua emissão ocorre em tempo integral? É necessário um time de suporte disponível 24 horas por dia?

Avalie e procure informações sobre o suporte da empresa na hora de escolher sua solução.

5. Custo x Benefício

Ao chegar até aqui você já deve ter considerado vários pontos na hora de escolher seu programa emissor. Agora é a hora de solicitar orçamentos e avaliar qual será a ferramenta ideal para você.

Na hora de tomar a decisão, além do preço, avalie também:

  • Performance e Integração: o programa tem integração com seu sistema e vai emitir suas notas quando você precisar?
  • Funcionalidades: tem tudo que você precisa?
  • Usabilidade: uma solução fácil de usar é importante, afinal, você não quer contratar uma equipe para operar uma solução não é mesmo? Então é importante que ela seja responsiva.
  • Reputação: verifique se a empresa realmente entrega aquilo que promete, confira também a seção de depoimentos das empresas, ali você consegue ver quais são os clientes dela e o que eles têm a dizer sobre o serviço.
  • Legislação: considere também o tempo que cada empresa leva para se adaptar às normas da Sefaz. A versão 4.0 da NFe, por exemplo, está com o prazo de obrigatoriedade chegando, portanto a solução escolhida deve estar de acordo com a legislação.

Agora, é só comparar soluções e encontrar aquela que é a melhor para você!

O Oobj NFe é o programa emissor de mais de 4.000 CNPJs em todo o Brasil! Somos especialistas em documentos fiscais e sempre estamos em dia com as exigências legais. Além disso, garantimos a integração total com seu sistema, seja via arquivos, API REST ou Banco de Dados.

Nossa solução é completa para emissão e está disponível nas modalidades SAAS ou InHouse, além disso, nosso suporte é disponível 24 horas por dia. E o Monitor Oobj permite que você gere relatórios de notas e acompanhe todo o processo de emissão dos seus documentos em tempo real!

Quer ver como o programa funciona? Acesse:


SABER MAIS