Mensageria fiscal na Black Friday: itens essenciais

0
Tempo de leitura: 5 minutos

Uma boa mensageria fiscal na Black Friday traz muitos benefícios e é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Ao longo dessa série de conteúdos sobre a Black Friday, já falamos também sobre as expectativas dos clientes em relação ao evento e como o seu negócio deve agir para atendê-los da melhor forma. Você pode saber mais detalhes acessando:



No nível operacional, citamos os erros técnicos mais comuns quando o volume de emissão de notas é maior que o normal e como evitá-los. Através desse material, é possível que você perceba se a sua operação está preparada para a Black Friday. 

Agora, vamos citar os pontos essenciais que uma mensageria fiscal na Black Friday (SAT e NFCe) deve oferecer para o seu negócio, principalmente em épocas sazonais em que o volume de emissão é maior que o normal. 

Os atributos se dividem em: operação estável, compliance fiscal, atendimento qualificado e integrações e automações. Confira:



Tempo de Autorização da Nota

O emissor fiscal na Black Friday deve ser capaz de emitir o documento em até no máximo 5 segundos, independente do volume de notas emitidas no mesmo momento. Esse tempo vale para emissão normal ou em contingência. Normalmente, a Sefaz autoriza as notas em menos de 3 segundos. 

Portanto, não há justificativa para uma solução fiscal que demore mais que esse tempo para emitir a NFCe. Se isso acontece no seu negócio, é necessário reavaliar o seu software de mensageria. Afinal, a satisfação do seu cliente está sendo colocada em jogo, devido ao tempo de espera, que aumenta as filas, causando insatisifação.


“A qualidade e agilidade sempre está em primeiro lugar na Oobj” JEFFERSON OLIVEIRA – REFRESCOS BANDEIRANTES



Proteção contra indisponibilidades 

A falta de comunicação com a Sefaz não deve ser motivo de caos na sua operação. É necessário que a sua mensageria fiscal trabalhe com a proteção a esse tipo de acontecimento. Mas como? Através de mecanismos ágeis de emissão em contingência, para que a sua empresa não pare por conta de indisponibilidades de serviços dos sistemas receptores. Já pensou ficar com a operação parada durante uma das épocas do ano que mais vendem?

A solução fiscal deve ter todas as possibilidades de emissão em contingência (EPEC, SVC, OFF, FS-DA). Mas apenas ter não é suficiente.  É preciso que a ativação desses modos sejam de fácil acesso, caso a empresa esteja com dificuldades de emissão por problemas técnicos ou indisponibilidade na Sefaz.

Assim, o ideal, é que a funcionalidade de contingência seja automática e inteligente. Ou seja, deve-se entrar  e sair desse modo sem a necessidade de intervenção humana, sempre que for necessário.


“Nossa operação, que emite uma média de 15 mil NFes/dia, exige confiabilidade e agilidade. Com o sistema OOBJ NFe, nossa necessidade foi plenamente atendida. Com o proativo, qualificado e cordial Suporte, a OOBJ já se consolida como parceira da Refrescos Bandeirantes a mais de sete anos.EMERSON REIS – REFRESCOS BANDEIRANTES”

Quer saber mais sobre como a Oobj contribuiu para os processos fiscais da Refrescos Bandeirantes? Acesse:




Acompanhamento dos documentos fiscais em tempo real

É muito importante que a solução fiscal possibilite o acompanhamento do ciclo de vida dos documentos fiscais. Com esse tipo de funcionalidade, você consegue ter controle das notas que foram autorizadas ou rejeitadas, contribuindo para o compliance fiscal do negócio. 

Além disso, esse painel de acompanhamento deve ser intuitivo, de forma que todos os documentos sejam centralizados em um único local. O monitor da Oobj, traz também mais de 70 relatórios diferentes, que apoiam na gestão fiscal e estratégica do negócio



“A ferramenta é muito prática e bastante efetiva. Depois que foi implantada, nossos processos se tornaram muito mais confiáveis e simplificados com a centralização de informações fiscais.” LETÍCIA DE FÁTIMA – SL CEREAIS E ALIMENTOS LTDA



Resolução de Rejeições

Algumas rejeições de documentos fiscais eletrônicos não são simples de entender, por isso, é fundamental que o sistema de mensageria fiscal Black da Friday disponibilize recursos para resolvê-las. 

No cenário da Black Friday, não ter  respostas rápidas para rejeições pode ser arriscado. Assim, quando é possível contar com esse tipo de apoio, o trabalho do time de operações é facilitado e o negócio não para. 

“O Suporte do Oobj é, com certeza, nosso melhor suporte, atendendo sempre com rapidez e qualidade.” PAULO BENSI – PRODUTOS QUÍMICOS GUAÇU

Na Base de Conhecimento da Oobj, temos a solução para as rejeições mais comuns durante a Black Friday. Você também pode fazer o download de uma planilha que reúne diversas rejeições em um único documento.


💡 Baixar Planilha de Rejeições



Alertas relevantes: vencimento de Certificado Digital 

No cotidiano fiscal das empresas, muitas coisas podem passar despercebidas devido a complexidade das obrigatoriedades colocadas pelo Fisco.

O Certificado Digital, por exemplo, possui uma data de vencimento.  O ideal é não ser surpreendido com a paralisação do faturamento da empresa por causa de uma expiração, ainda mais durante essa época, que aumenta muito as vendas das empresas.

Parece simples estar com o certificado digital em dia, mas muitas empresas não têm esse tipo de atenção pela rotina cheia não permitir. 

Portanto, é ideal que a sua mensageria fiscal faça isso por você, enviando alertas aos responsáveis pela área quando a validade do Certificado Digital estiver próxima de vencer. 



Suporte técnico 24h x 7 dias por semana

Durante períodos normais de vendas, já é comum precisar do suporte técnico, em dias que o volume de emissões aumenta, as chances de necessitar enviar um chamado também crescem. Por isso, é essencial ter uma equipe de atendimento a qualquer hora do dia para apoiar nas solicitações necessárias. A sua operação não pode esperar, ou pior: ficar parada.  

Além disso, o suporte precisa ser cordial, ágil e de qualidade.


“Quando precisei de um apoio da Oobj tive um bom atendimento e uma excelente recepção dos meninos do Suporte! Espero que a equipe continue sempre com esse excelente trabalho!” DIEGO MARQUES – BRASPRESS TRANSPORTES URGENTES




Performance ideal para emissão de NFCe/SAT

Datas como a Black Friday exigem que a sua operação seja totalmente eficiente. Escolher a solução de emissão correta vai impactar diretamente em todos os processos relacionados a venda dos produtos. 

O seu negócio precisa de uma solução ágil, otimizada, de alta performance e nós da Oobj podemos ajudá-lo com isso. Somos uma companhia brasileira especialista em soluções para gestão de documentos fiscais eletrônicos.

O foco de todo o nosso trabalho é otimizar os processos relacionados aos Documentos Fiscais proporcionando à sua empresa:

  • Mais autonomia e produtividade para a área fiscal
  • Redução de custos com eliminação de tarefas manuais
  • Tempo para se dedicarem mais à estratégias do que à operações
  • Garantia do compliance fiscal
  • Suporte especializado, 24×7, com atendimento de excelência
  • Inteligência para tomada de decisões mais assertivas

Solicite contato com nossos consultores e saiba como obter todas essas vantagens:


FALAR COM CONSULTOR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *