Blog Oobj

Emissão e recebimento de NFe: processos valiosos para o seu negócio

0
emissão e recebimento NFe Tempo de leitura: 2 minutos

A emissão e recebimento de notas fiscais pode ser muito mais que uma obrigação no cotidiano da sua empresa!  Esses processos podem ir além da legislação fiscal. Saiba mais:

Um Documento Fiscal eletrônico deve ser emitido sempre que ocorre uma operação de compra e/ou venda. E é de responsabilidade tanto do fornecedor quanto do destinatário guardar o documento em prazo previsto em lei.

Já o registro do recebimento de mercadorias é necessário para confirmar essa entrada. Sendo novamente, essencial tanto para quem vende quanto para quem recebe esses produtos.

Normalmente, esses dois processos são vistos pelas empresas apenas como obrigação. Cumprir tabela. Estar dentro da lei. Mas o seu negócio não pode se limitar apenas a isso, pois a emissão e o recebimento podem abrir portas para novas oportunidades de melhoria dentro das empresas. E vou te contar o porquê:



O impacto do Processo Fiscal em outras áreas

O processo fiscal da sua empresa impacta nas áreas de faturamento, logística, transporte e expedição. Um erro na sua nota pode impedir que sua mercadoria chegue até o seu consumidor, por exemplo.

A área de compras, entrega, tributária, pagamento, etc também são atingidas. O recebimento é uma parte altamente delicada que se mal gerenciada prejudica o crescimento da sua empresa.

💡 Compra, recebimento e aumento da produtividade

Então, como se prevenir de possíveis erros e ainda ter ganho logísticos?

Vou citar aqui, alguns pontos principais para começar a introduzir o seu empreendimento na inovação a partir da exploração certa da emissão e recebimento fiscal:

  • Automatização no recebimento e emissão
  • Estruturação do departamento fiscal/compras em mais estratégico e menos operacional
  • Cruzamento das informações tributárias com o recebimento
  • Ter acesso fácil às notas que você emite e também recebe
  • Acompanhamento das mercadorias enviadas e status das notas emitidas
  • Atualização rotineira das exigências do Fisco

💡 Descubra em que estágio de automação fiscal do seu negócio



Erros comuns na emissão e recebimento fiscal

É mais fácil entender como acertar evitando não cometer erros. Por isso, vou listar para você alguns problemas comuns que precisam de atenção para não interferir negativamente na sua empresa:

  • Falta de controle das notas emitidas e recebidas: esse fato pode ocasionar multas, por emissão de notas frias contra o CNPJ do negócio.
  • Inexistência de auditoria fiscal: se os documentos recebidos e emitidos não são conferidos, a empresa tem mais chances de receber autuações.
  • Foco no trabalho manual: se o departamento responsável pela emissão e recebimento fiscal cumpre as atividades, em sua maioria, de forma manual, os erros são mais frequentes e a produtividade é baixa.
  • Falta de verificação das notas fiscais: os documentos recebidos precisam ter sua validação confirmadas na Sefaz para prevenir autuação.

💡 Veja com mais detalhes como evitar erros no recebimento de notas fiscais



Transformando obrigatoriedade em inovação

Foi pensando nas oportunidades que a emissão e recebimento podem criar para o seu negócio que produzimos o ebook “Transformando Obrigatoriedade em Inovação”.

Preparamos um material cheio de informações e com exemplos práticos de como melhorar a rotina fiscal das empresas. Neste ebook, você vai saber tudo sobre o processo de emissão e recebimento e como explorar todas as oportunidades que a NFe pode trazer ao seu negócio.

Quer saber como transformar obrigatoriedade em inovação? Baixe gratuitamente o ebook feito com o propósito de fazer a área fiscal das empresas decolar!


BAIXAR EBOOK


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo