Blog Oobj

Benefícios de uma mensageria fiscal para o seu ecommerce

0
ecommerce Tempo de leitura: 4 minutos

Confira 6 benefícios que uma gestão fiscal automatizada pode trazer para o seu ecommerce.


O mundo está se adequando às novas mudanças que a pandemia exige. O consumo é uma delas. O brasileiro passou a comprar mais online, subindo a receita do ecommerce em 42% durante a pandemia. O número de pedidos também aumentou em 3.450.712 milhões em relação ao ano passado. 

Esses dados podem revelar várias coisas. Para as empresas de ecommerce fica o alerta de investir na performance dos processos rotineiros do negócio. Essa afirmação pode ser justificada a partir dos seguintes argumentos:

O prazo de envio não está ligado somente ao transporte, muitas vezes tem relação com a gestão interna dos pedidos: separação/preparação do estoque, controle de saídas, nota fiscal eletrônica, impressão do DANFE etc.

É necessário otimizar ao máximo os processos antes do envio, para que o produto chegue o mais rápido possível. Isso contribui para satisfação do cliente e para ser um diferencial para o ecommerce. 

A seguir, vamos ver com mais detalhes como uma gestão fiscal otimizada pode contribuir com seu ecommerce:



Processo da gestão fiscal  em ecommerces

A partir  do momento que uma operação de compra/venda é acionada no seu site/aplicativo, o processo de gestão fiscal se inicia. 


Dados da NFe

Quando a solicitação para compra é feita, os dados do cliente e do produto devem ser preenchidos na NFe. 

✅ Se a sua empresa possui um sistema ERP conectado com um software de mensageria fiscal, essas informações do cliente são preenchidas e enviadas diretamente para Sefaz. 

❌ Se você não tem essa automação, tudo é feito manualmente. Com o aumento de pedidos, fazer isso manualmente gasta muito tempo e mão de obra.  Consequentemente, o cliente vai ficar muito tempo esperando, podendo gerar insatisfação ou nem vai fazer a compra ao olhar a previsão de entrega.


💡 Veja como aumentar a produtividade 



Envio da NFe para a Sefaz

Após o envio dos dados para a Sefaz, a nota pode ser rejeitada, denegada ou autorizada.

Rejeição: ocorre devido a valores incorretos preenchidos na nota. Esses erros aumentam em trabalhos manuais. Para prosseguir com a autorização, é preciso encontrar a resolução do problema ou entrar em contato com o suporte da sua mensageria fiscal.

❌ Se você não possui um sistema de mensageria com atendimento 24h todos os dias da semana, terá que esperar apenas os horários comerciais e dias úteis para entrar em contato. Ou seja, o pedido vai ficar esperando até o problema ser resolvido.

✅ Com a solução ideal, você tem apoio 24h, sete dias por semana. 


💡 Dica: encontre gratuitamente resoluções de rejeições em nossa Base de Conhecimento


Denegação: quando a nota é denegada ela não pode ser corrigida, como no caso anterior. E ainda é necessário registrá-la e armazená-la pelo período legal. Isso ocorre por algum problema com o emitente da nota ou com o destinatário (no caso de CNPJs).

❌ Se você não tem uma gestão fiscal otimizada e não acompanha de forma fácil e organizada suas emissões e recebimentos, o seu ecommerce fica mais propenso a passar por problemas fiscais, podendo impedir a emissão de NFes. Ou seja, você não conseguirá vender e seu negócio fica parado. 

✅ Com um sistema de mensageria, você tem fácil acesso aos dados das emissões. Outro benefício, é o armazenamento em nuvem, que garante a segurança de seus documentos fiscais pelo período legal. 



Autorização da Nota

A nota é autorizada se todos os dados da NFe estão corretos e os envolvidos com a operação estão em dias com o fisco. Assim que ocorre a autorização o Danfe é impresso e segue para as outras etapas.

❌ Se o seu negócio não possui a impressão e reimpressão automática do Danfe, os processo se tornam mais lentos. 

✅ Com a mensageria fiscal ideal, essa etapa ocorre automaticamente. 


💡 Veja como um software de mensageria fiscal contribui para prevenir autuação do fisco  


Mas não para aí, a NFe ainda pode ser:

  • Cancelada: há alguma divergência na nota, mas ela já foi autorizada
  • Corrigida: quando há alguma inconsistência e você deseja corrigir, mesmo depois de emitida. 

✅ Por isso é importante ter um sistema de mensageria que possibilita acompanhar em tempo real as emissões. Pois caso a NFe seja cancelada, você terá fácil acesso a essa informação. Além disso, caso precise corrigir algum dado, você consegue fazer uma Carta de Correção diretamente do painel de gestão fiscal automatizado. 



Transporte de mercadoria

Se o ecommerce utilizar transportadoras para o envio dos produtos, você ainda poderá acompanhar aos eventos do transporte de mercadoria:

  • Conhecimento de Transporte Vinculado e Cancelado
  • Registro de Passagem
  • Manifesto de Carga Vinculado e Cancelado

❌ Se não há o acompanhamento em tempo real dos eventos fiscais, não é possível ficar ciente dos problemas que podem acontecer com a mercadoria/NFe, inclusive o  cancelamento da nota. 

✅ Com um painel de gestão fiscal, você tem total transparência do que está acontecendo com as notas emitidas. 



Otimizando a gestão fiscal do seu Ecommerce

Ao longo deste artigo, foram exibidos os benefícios que um sistema de gestão fiscal traz para o processo fiscal.

A Oobj, é especialista em mensageria fiscal e conta com todas essas vantagens no software de gerenciamento de documentos fiscais, o Monitor Oobj. Com o monitor, o seu ecommerce tem:

  • Acompanhamento em tempo real das notas emitidas
  • Fácil acesso aos documentos fiscais
  • Emissão de inutilização e eventos (Carta de correção e cancelamento)
  • Impressão automática de Danfe e boleto com opção de reimpressão
  • Armazenamento seguro em nuvem
  • Contingência EPC, SVC e FSDA
  • Muito mais!

Quer saber como nosso sistema pode revolucionar a gestão fiscal do seu ecommerce? Veja mais detalhes do Monitor Oobj e converse com a gente:


QUERO SABER MAIS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo