Dia da Nota Fiscal Eletrônica: a importância do documento

0
dia da nota fiscal Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que no dia 10 de novembro é oficialmente comemorado o dia da Nota Fiscal Eletrônica (NFe)? O documento mudou a vida de muita gente e facilitou diversos processos fiscais.

 

A nota fiscal é o ponto de partida para uma legislação menos burocrática:

A NFe é resultado de uma união entre o ENCAT e a Receita Federal do Brasil. Ela é o documento precursor de todos os outros documentos fiscais eletrônicos. O projeto, que nasceu há mais de 10 anos, abriu portas para muita gente que buscava inovar e construir processos melhores envolvendo a legislação.

Atualmente já foram emitidos mais de 25 bilhões de documentos fiscais eletrônicos e entre eles aproximadamente 17 bilhões são notas fiscais!

 

A importância da nota

A NFe tem importância tanto na vida do consumidor quanto do fornecedor. É a nota fiscal que contém todos os dados da compra, mostrando quando e onde a operação foi realizada. A nota é a garantia de que a operação é legal e garante que o governo recolha os devidos impostos.

Com o surgimento da nota fiscal foi possível melhorar a qualidade das informações disponíveis para o fisco, aperfeiçoar processos de fiscalização e também padronizar processos.

A padronização de processos é o que simplificou e agilizou a emissão do documento e a emissão pode ser ainda mais ágil com uso de uma  solução especializada. O novo padrão também deu abertura para que outros projetos de documento eletrônicos fossem criados, como o da NFCe e do SAT.

 

A evolução da nota fiscal e seus benefícios para a sociedade

Em 10 anos a nota fiscal cresceu muito e está cada vez mais inserida no cotidiano de empresas e pessoas. Inclusive diversas prefeituras já têm seus programas relacionados a nota como, por exemplo, a nota fiscal paulista e a nota fiscal goiana.

Os projetos têm como finalidade combater a sonegação de imposto e para isso incentiva o consumidor a solicitar a NFe a cada compra realizada. Em contrapartida o consumidor recebe parte do imposto embutido em forma de benefício, seja em descontos no IPVA ou retorno financeiro. Além disso, as pessoas podem participar de promoções onde valores financeiros são sorteados.

A nota fiscal eletrônica também traz diversos benefícios para o contribuinte, como:

 

A emissão da nota fiscal eletrônica

Apesar do processo de emissão da nota fiscal eletrônica ser considerado simples, ele exige uma série de cuidados para que o processo se desenvolva da maneira correta. Caso sua empresa se enquadre no regime que necessita da emissão da nota, é necessário:

  1. Adquirir um certificado digital,
  2. Fazer o credenciamento com a Sefaz; e
  3. Obter um software emissor de NFe.

 

O propósito da NFe

A nota fiscal eletrônica foi criada a partir da necessidade de melhorar os processos fiscais e facilitador tanto a vida do contribuinte quanto a fiscalização do governo. Uma nova versão desta nota vem por aí, a NFe 4.00! Por isso, é necessário estar constantemente atualizado para manter-se competitivo e estar na frente do mercado.

A Oobj está sempre em busca de inovar e é especialista em documentos fiscais. Além disso, a nossa solução de emissão de NFe está sempre atualizada e de acordo com as regras exigidas pela legislação.

 

Emissor de NFe

 

Confira também outros conteúdos sobre a NFe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *