Início » Consulta NFe: Como descobrir se meu fornecedor cancelou a nota fiscal?

Consulta NFe: Como descobrir se meu fornecedor cancelou a nota fiscal?

fornecedor cancelou a nfe

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento que registra o processo de compra e venda de produtos e serviços, podendo possuir outros tipos.


+ Conheça todos os tipos de nota fiscal eletrônica

Ter conhecimento sobre quais notas foram emitidas para você e o seu status é importante para a vida legal da sua empresa.

O cancelamento da nota fiscal pode ocorrer por diversos motivos: erro de cálculos fiscais,  preenchimento de dados de forma inexata, prazo incorreto e vários outros. Logo, como  descobrir a validade do documento fiscal que o seu fornecedor emitiu?



O cancelamento da NFe

Em geral, após a emissão as empresas têm até 24 horas para o cancelamento da nota (alguns estados têm regulação específica), depois esse prazo ele ainda é possível, mas isso pode gerar multas para a empresa.

É responsabilidade da empresa que escritura a nota verificar sua validade. Nem sempre os fornecedores informam quando suspendem um documento, por isso a importância da consulta.   



Consulta NFe: verificando a validade

Consulta NFe no site nacional da Nota Fiscal Eletrônica

Para consultar a validade da nota fiscal no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, são 4 etapas:

  1. Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica
  2. Clique no campo “consulta NFe completa”
  3. Digite a sua chave de acesso da NFe; (presente na DANFE)
  4. Verifique a validade do seu documento

Observação: O sistema só permite a consulta de uma nota por vez.

Fazer essa verificação manualmente não é muito produtivo, além de de não proporcionar a transparência dos processos fiscais.



Meu fornecedor cancelou a nota depois que consultei, e agora?

A validade das notas fiscais deve ser consultada mais de uma vez e o gerenciamento desse processo pode ser trabalhoso. Por isso, muitas vezes o fornecedor pode cancelar notas e a empresa não ter conhecimento, prejudicando todos os processos.

Pensando nisso, a Oobj desenvolveu  o Recebe, uma ferramenta online que além de automatizar o processo de recepção, validação e armazenamento, conta com a função de agendar reconsultas ao status das notas fiscais recebidas.

Assim, caso um fornecedor cancele sua nota fiscal, o Oobj Recebe envia um aviso para o seu e-mail, permitindo que você tenha total controle sobre os documentos emitidos contra o seu CNPJ. Veja um exemplo:

Além dessa funcionalidade, Oobj Recebe possui muitas outras aplicações úteis para a rotina do seu time fiscal. Saiba mais:


SABER MAIS


Comentários

8 respostas para “Consulta NFe: Como descobrir se meu fornecedor cancelou a nota fiscal?”

  1. Avatar de Regina do rocio Padilha Ferreira
    Regina do rocio Padilha Ferreira

    Gostaria de saber se meu fornecedor cancelou a nota de compras?

    1. Avatar de Daniele Lima
      Daniele Lima

      Para consultar a situação de uma NFe (modelo 55), basta seguir as instruções desse link: https://www.oobj.com.br/bc/article/como-consultar-uma-nf-e-ou-ct-e-no-portal-nacional-da-sefaz-291.html
      Se a NF-e estiver cancelada, irá apresentar a seguinte mensagem no final da consulta “Situação Atual: CANCELADA”.

  2. como verificar se a nota foi estornada?

    1. Avatar de Daniele Lima
      Daniele Lima

      Bom dia, você pode consultar a validade da nota fiscal no portal da nfe, e se utilizar o recebimento eletronico a solução pode ficar verificando o status dentro do prazo legal se a mesma foi cancelada.
      http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

  3. Avatar de Carmem Lucia
    Carmem Lucia

    Como saber se a NF foi recusada?

    1. Avatar de Daniele Lima

      Bom dia, Carmem. Para descobrir é necessário verificar se o destinatário se manifestou de forma negativa gerando a operação não realizada ou o desconhecimento da operação. Esse processo pode ser feito de forma automatizada ou manual.

  4. Avatar de Maria Augusta

    Como saber por quanto tempo a minha assinatura ainda esta vigente?

    1. Avatar de Camila Nabosne
      Camila Nabosne

      Oi, Maria.
      Você consegue nos passar mais detalhes sobre qual assinatura precisa, por favor? Assim conseguimos te informar a melhor resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *