A importância do compliance fiscal para sua empresa

0
compliance fiscal Tempo de leitura: 2 minutos

Entenda o que é compliance fiscal, o porquê de sua necessidade para as empresas e os benefícios que ele traz.



O que é compliance fiscal? 

Compliance ou conformidade fiscal significa agir de acordo com as leis e as regras impostas. Além disso, cumprir as diretrizes e valores estabelecidos para aquele determinado negócio. Ou seja, buscar a melhor forma de seguir com os processos que todas as empresas demandam, dentro dos conformes. 

Portanto, prezar pelo compliance fiscal é adotar uma série de disciplinas e medidas que garantem o cumprimento das normas legislativas e políticas. 

Assim, ele contribui para controlar detalhadamente as operações fiscais e contábeis da empresa, o que colabora com a proteção a organização de riscos tributários, por exemplo. 




Por que o compliance fiscal é necessário?

O cenário fiscal brasileiro é de alta complexidade. Regularmente, surgem alterações na legislação ou criação de novas regras. Nesse sentido, as empresas que lidam com a área fiscal devem estar sempre alertas para se adequarem às mudanças dentro dos prazos. 

As datas impostas pelo Fisco, às vezes, são apertadas e as descrições das normas são complexas, o que dificulta o cumprimento efetivo das exigências.

Para se ter uma ideia desse cenário, essas são algumas mudanças divulgadas, somente neste mês de julho:



Existem assim, as exigências nacionais e aquelas em proporções menores, que valem separadamente para cada estado ou município, as quais necessitam a mesma atenção. 

Também, é preciso se atentar aos códigos NCM e CFOP, às regras de validação e as possíveis rejeições que ocorrem no momento de emitir documentos fiscais. 

Resumindo, garantir o compliance fiscal não é uma tarefa fácil, mas é necessária. Afinal, todo negócio preciso estar dentro da lei para funcionar. 

Mas como estar em conformidade fiscal da forma menos complexa possível? Através de uma solução fiscal que acompanhe os seus processos diários, identifique possíveis ameaças e faça alertas sobre as mudanças no cenário fiscal. 



Acompanhe abaixo os benefícios de garantir o compliance fiscal em seu negócio:



Benefícios do compliance fiscal

Quando uma empresa implanta um sistema que garante o compliance fiscal, há muitos benefícios envolvidos:  

  • Diminui os riscos de multas e outras penalidades;
  • Contribui para construir uma empresa eticamente responsável;
  • Reduz os riscos de tributação;
  • Garante a não sonegação de impostos;
  • Aumenta a transparência nos processos fiscais;
  • Protege documentos fiscais por meio de armazenamento seguro e legal;
  • Assegura o cumprimento de prazos e obrigatoriedades do Fisco.

As soluções fiscais da Oobj oferecem todos essas vantagens aos seus clientes e muitas outras. Com o acompanhamento em tempo real das notas emitidas e recebidas, os seus processos se tornam mais transparentes e de fácil acesso. Além disso, o painel de monitoramento da Oobj também realiza a validação e auditoria fiscal/tributária das notas fiscais. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Acesse:


CONHECER SOLUÇÃO OOBJ


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *