Como recuperar notas fiscais que foram perdidas?

6
como recuperar notas fiscais Tempo de leitura: 3 minutos

Armazenar notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas é obrigação do contribuinte. E a lei exige que as notas sejam armazenadas por pelo menos cinco anos, por isso é recomendado fazer periodicamente o backup de suas notas. Mas o que fazer se elas foram perdidas?

 

 

Saiba como recuperar notas fiscais:

 

Recuperar notas fiscais de forma manual

É possível recuperar notas fiscais através do Portal da NFe. A Sefaz possui um serviço para consulta da nota fiscal eletrônica, e além da consulta essa funcionalidade permite que você baixe nota por nota manualmente.

Para esse processo é necessário ter a Chave de Acesso da NFe, confira:

consulta nfe

Passo a passo:

  1. Tenha o DANFE em mãos e acesse o site da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Digite a chave de acesso no campo informado. É necessário informar o número de 44 dígitos presente no DANFE.
  3. Digite o código de acesso da imagem do site.
  4. Faça o download do XML.

Observação: para realizar a consulta corretamente é necessário ter o certificado digital habilitado e permitir a gravação de cookies no navegador.

 

Não tenho a chave de acesso, e agora?

Não é possível baixar documentos perdidos sem a chave de acesso. Afinal, a chave de acesso é o identificador da nota fiscal e sem ela não é possível saber qual documento foi emitido.

Porém, uma alternativa é tentar encontrar suas notas através do WebService de Distribuição, um serviço na Sefaz que busca todos os documentos dos últimos 3 meses sem a necessidade da chave de acesso. Para realizar a busca basta ter o CNPJ e o certificado digital da empresa. Mas, mesmo sendo muito importante para o processo de recebimento de documentos, ele tem suas limitações:

  • Não é possível encontrar documentos mais antigos que 3 meses. Ou seja, ele não serve para documentos perdidos há muito tempo.
  • É um serviço voltado para o destinatário. O seu propósito é descobrir notas emitidas contra a empresa. Logo, não é útil para documentos perdidos pelo emitente.
  • Apenas alguns documentos podem ser baixados. A Sefaz não entrega todos os documentos dos contribuintes presentes na NFe. Confira nesta lista quais documentos cada ator da nota pode baixar.
  • Para o destinatário é necessário realizar a manifestação para baixar o documento.

 

Download automático das notas fiscais

Para garantir que você obtenha todas as suas notas fiscais de forma prática e segura, a melhor alternativa é optar por uma solução que automatize esse processo. A Oobj possui um serviço que realiza o download dos documentos (XML da NFe) direto no portal nacional da Sefaz, através de uma lista de chaves de acesso. O download é automatizado e também é permite a geração do DANFE de cada documento baixado.

Para saber mais sobre esse serviço fale com a gente!

 

Evite problemas, armazene suas notas em um lugar seguro!

Ter o backup de suas notas em um local seguro é fundamental para evitar problemas com o Fisco! A Oobj possui uma solução gratuita onde você pode fazer o backup seguro de seus documentos fiscais eletrônicos pelo prazo previsto pela legislação. Além disso, você tem a opção de compartilhar suas notas de forma inteligente e segura com seus clientes, parceiros e contadores.

Conheça o Noov

6 Comentários

  1. BOM DIA TUDO BEM ESTOU COM PROBLEMAS COM MEU EMISSOR, NÃO ESTAVA CONSEGUINDO EMITIR NFE, ENTÃO DESINSTALEI E INSTALEI ELE NOVAMENTE QUANDO FUI ABRIR ELE MEU CADASTRO ANTIGO HAVIA DESAPARECIDO E ESTAVA PEDINDO PARA REALIZAR UM NOVO CADASTRO, EU COLOQUEI TODOS OS DADOS DE MINHA EMPRESA PENSANDO ENTÃO QUE VOLTARIA, PORÉM ISSO NÃO ACONTECEU.

    COMO FAÇO PARA RECUPERAR MEU CADASTRO ANTIGO COM TODAS AS MINHAS NOTAS JÁ EMITIDAS?

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    • Luan, olá.
      Você deve entrar em contato com o suporte do seu emissor para poder solucionar este problema.

  2. perdi meu hd o que faço para restaurar meus cadastro tenho um BKP de um mês atras

    • Reginaldo, você deve entrar em contato com um técnico que possa analisar sua situação e te ajudar a restaurar seus dados.

  3. Bom dia!
    Existe alguma maneira de conseguir uma segunda via de uma nota físical emitida a muitos anos atrás, quando ainda não existia nota fiscal eletrônica?
    Muito obrigada

    • Bom dia Ana Cristina,
      Infelizmente não é possível recuperar um nota fiscal física. A nota fiscal eletrônica trouxe muitas vantagens em relação a isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *