Blog Oobj

Perdi minha nota fiscal. Como obter a segunda via?

71
segunda via nfe Tempo de leitura: 3 minutos

Algum tempo depois de uma compra, é muito comum as pessoas precisarem da nota fiscal. Seja para obter um reembolso ou para acionar a garantia do produto, por exemplo. Porém, muitas vezes acabamos perdendo a nota fiscal. O que fazer quando isso acontece?

Uma das grandes vantagens da Nota Fiscal Eletrônica é que o papel impresso não é mais tão importante como antigamente. Mesmo que a gente perca a versão da nota em papel, é possível imprimir novamente uma “segunda via” do documento.

Diferentes Tipos de Nota Fiscal Eletrônica

Um detalhe importante é que existem 2 tipos de Nota Fiscal Eletrônica: NFe (modelo 55) e NFCe (modelo 65). Existem outros modelos de documentos como o SAT em São Paulo e o MFe no Ceará. Mas nesse artigo vamos focar na NFe e NFCe que são usadas em todo o país.

  • NFe geralmente é utilizada por indústrias, distribuidoras e e-commerces. A versão impressa da NFe que chamamos de DANFE é impressa normalmente em papel A4.
  • NFCe  é emitida por varejos (lojas físicas) e a versão impressa, chamado de DANFCE e é a impressão é realizada por por impressoras térmicas.

Veja na imagem abaixo a diferença entre as duas versões impressas:

segunda via nota fsical

Nota Fiscal enviada por Email

A maioria das empresas envia a Nota Fiscal eletrônica por email. Então se você perdeu uma nota fiscal, a primeira dica é procurar no seu email. E se você não costuma informar seu email quando faz uma compra, comece a fazer isso! Esse pequeno detalhe pode facilitar muito a sua vida.

Mas e se você não encontrar a nota fiscal no seu email, o que fazer?

Basta acessar o site da Sefaz e consultar a nota fiscal direto por lá. Mas para isso você precisará da chave de acesso, que é aquele código com 44 números.

Não tenho a chave de acesso e agora?

Mas se você não encontrou a nota no email e também não tem a chave de acesso, a única forma de conseguir uma segunda via é entrando em contato com a empresa emitente da nota fiscal. Nesse caso você deve procurar o site ou o telefone da empresa que emitiu a nota fiscal (quem fez a venda) e solicitar uma segunda via diretamente à empresa.

Toda empresa é obrigada por lei a armazenar as notas fiscais por até 5 anos e é obrigada a disponibilizar o documento para os seus clientes. Então, se a compra foi realizada dentro deste prazo, você pode conseguir a segunda via do documento.

Caso não se lembre onde realizou a compra, neste artigo aqui explicamos como identificar o Emitente de uma nota Fiscal Eletrônica (NFe).

A Oobj envia segunda via da Nota Fiscal?

Não. A Oobj não envia segunda via de nota fiscal.

É comum algumas pessoas entrarem em contato com a Oobj solicitando segunda via de um nota fiscal emitida pelo nosso sistema. Nós fornecemos software para milhares de empresas em todo o Brasil e somos responsáveis pela integração destes documentos fiscais.

Porém, a responsabilidade de enviar o documento para o destinatário é do Emitente do documento, a Oobj fornece apenas o software.

Nós não temos acesso direto às notas fiscais de nossos clientes e nem poderíamos fornecer nenhum tipo de informação confidencial.

Se você precisa de uma nota fiscal emitida com o software da Oobj, você deve procurar a empresa Emitente da nota, a loja onde foi feita a compra.

Tenho uma empresa e perdi várias notas. Como faço para recuperar?

O caso de perda de documento para uma empresa é diferente do extravio para pessoa física. Como a empresa que emitiu precisa fazer a guarda legal das notas, ela está sujeita a sanções caso seja questionada pelo Fisco.

Existem softwares que são capazes de recuperar os documentos perdidos. Se você precisa recuperar as notas fiscais da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas que eles poderão te ajudar:

CONHECER SOLUÇÃO OOBJ

71 Comentários

  1. perdi 12 notas de 2016 e 2017, só tenho os números, não tenho pdf e nem xml, conseguem recuperar? foram pelo sistema gratuito nfe de SP

  2. Comprei um carro a 7 meses ele tem 20 anos de uso como proceder pra ter a nota fiscal dele quando era 0 km ele é importado me ajude por favor

    • Bom dia, essa situação deve ser resolvida com a pessoa que vendeu o carro para você.

  3. Comprei um instrumento musical a 12 anos atras, não lembro qual fornecedor! Perdi a NF e gostaria de emitir segunda via, será que consigo so com meu CPF?

    • Se não lembra o local da compra e não possui a chave de acesso não é possível emitir a segunda via da nota.

  4. eu fiz uma compra no mercado extra fais 0ito mês eu perdi minha nota fiscal eu comprei um iPhone 8 Plus e fui assaltada conseguir recuperar o aparelho mas preciso da chave de acesso da nota é o extra fala que não é possível emitir a segunda via da nota o que eu Fasso por favor me aguarde

    • Se você não possui a chave de acesso só é possível emitir a segunda via através do local em que foi feita a compra.

  5. Tenho o número da nota fiscal tem como pegar segunda via dela

  6. Comprei uns remédios e uma tipóia pro meu esposo porque ele sofreu um acidente e agora estou precisando da nota fiscal dos remédios e não sei como consigo a segunda via

    • Verifique se ela se encontra no seu e-mail ou consulte-a através da chave de acesso. Caso nenhuma das opções for possível, para obter a segunda via é necessário entrar em contato com o estabelecimento onde você fez a compra.

  7. Pessoal,

    Tenho que fazer a declaração de um MEI que emitiu umas 4 Notas Fiscais Avulsas eletronicas no ano de 2018, mas ele não tomou o cuidado de guardar os arquivos e nem possui achave de acesso de nenhuma.
    Existe alguma forma de recuperar essas notas sem a chave de acesso, apenas utilizado os dados da empresa MEI?

    Muito obrigado a quem conseguir me dar uma ajuda!

    • Uma possibilidade é que o destinatário tenha os arquivos dos documentos, ou um serviço de consulta de notas emitidas contra o CNPJ dele, assim é possível acessar os dados dessas Notas Fiscais.

  8. Boa tarde, meu amigo me pediu pra guardar a nota fiscal da moto pop dele, mais perdir o que posso fazer pra recuperar pois ele quer vende lá

    • Boa tarde, basta seguir os passos indicados nesta publicação.

  9. COMO POSSO CONSEGUIR ESSE NUMERO DA CHAVE DE ACESSO?

    • Existem 2 tipos de Nota Fiscal Eletrônica: NFe (modelo 55) e NFCe (modelo 65), em ambos o número da chave de acesso fica localizado no DANFE, que é a representação impressa da nota que você recebe no ato da compra ou por e-mail.

  10. Como faço pra entrar em contato com os profissionais pra recuperar minhas notas ?

  11. perdi a nota fiscal do meu celular porem comprei o mesmo em outro estado no entanto voltei para a minha cidade natal quais os procedimentos que eu devo utilizar até porque o meu celular foi roubado?
    obrigado agradeço desde já a compreensão

    • Olá, boa tarde. Basta seguir os procedimentos explicados no artigo.

  12. Eu tirei uma geladeira pra uma pessoa ,e agora não que pagar a fatura e nem me entregar a nota fiscal ,como fazer pra conseguir a segunda via dele comprei no ponto frio

    • Olá, boa tarde. Basta seguir os procedimentos explicados no artigo.

  13. Fui nas lojas pedi a 2º via da NF e todos disseram que era impossível

    • Toda empresa é obrigada a disponibilizar a nota fiscal para os seus clientes no momento da compra e é obrigada por lei a armazenar as notas fiscais por até 5 anos. No entanto, a princípio não tem nenhum respaldo que obriga o fornecedor a disponibilizar 2º via.

  14. Efetuei a compra de um aparelho celular fora do estado que resido (nas férias) e a nota foi extraviada na viagem de volta. Estou precisando da 2via da nota (em menos de 1 mes da compra). Liguei na central de relacionamento da rede que fiz a compra, mas a mesma informou que teria que ir pessoalmente a loja física que comprei para retirar a 2via (a loja no ato da compra emitiu apenas o cupom fiscal, não cheguei a fazer uma nota e não foi solicitado meu e-mail pra ser enviado). Isso procede? Mesmo morando fora do estado da compra, e mesmo a rede tendo lojas físicas no meu estado, só consigo indo pessoalmente na loja que efetuei a compra? Não tenho o código para retirar no site da sefaz, pois a nota foi totalmente danificada.

    • A lei informa que o estabelecimento é obrigado a entregar a Nota Fiscal no momento da venda, mas a princípio não há respaldo sobre disponibilização de 2º via. Sendo assim não tem nenhuma definição se o consumidor pode ou não solicitar a mesma em outras filiais.

  15. Olá,
    Matéria bem clara e especifica, uma dúvida, tenho a data, cnpj e razão social de uma compra feita em 2015, é possível resgatar um cupom fiscal?

    • Se era cupom fiscal não há possibilidade de recuperação, já se for NFCe existe a possibilidade de resgate, seguindo os procedimentos da publicação.

  16. Eu nunca vi algo tão útil como esse artigo muito obrigado mesmo.

    • Obrigada por nos acompanhar, José.

  17. Boa tarde, eu comprei um produto.em.uma determinada loja há 2 anos e perdi a nota fui na até a loja e la me disseram que o sistema mudou o ano passado, cmo o faço para conseguir a NF pois não tenho a chave de acesso?

    • Olá. Pode ser possível conseguir a segunda via da nota seguindo os procedimentos desta publicação.

  18. Boa noite,comprei dois celulares,um a um ano atrás para minha namorada e outro para mim em dezembro os dois no meu cpf,porém nós dois fomos assaltadose não encontramos a nota fiscal dos celulares e precisamos da segunda via da nota fiscal para acionar o seguro,seria possivel eu conseguir as duas vias das notas fiscais do celulares ?

    • Olá. Pode ser possível conseguir a segunda via da nota seguindo os procedimentos desta publicação.

  19. ola eu perti a nota fical do meu som e so tenho o local da compra e a tada

    • Se estiver dentro do prazo de cinco anos é possível conseguir a nota fiscal no local de compra.

  20. sera que eu tenho com tira pela internet

    • Umas das possibilidades é através do e-mail e, após isso, acessar o site da Sefaz.

  21. No ano de 2016 instalei um kit gás no meu veículo e o estabelecimento me emitiu uma nota de talão, porém a mesma foi extraviada
    Tenho como recuperar uma 2ª via?

    • Olá. Pode ser possível conseguir a segunda via da nota seguindo os procedimentos desta publicação.

  22. Olá boa tarde perdi minha nota fiscal e não consigo a 2°via de jeito nenhum já fez 6 anos e nada,comprei em Duque de Caxias e a loja fechou (faliu)e tá parada não posso sair com ela tá tudo atrasado ela e dês 2014,já fui lugares desconhecidos e nada até agora.
    Os dados do certificado: n°da nota fiscal:37289,n° da nota de fiscal(revenda)28464
    (JL1P39F MB
    14T005267)

    • Boa tarde, siga os procedimentos listados nesta publicação para tentar recuperar sua nota.

  23. Lembro o dia e onde comprei um celular, sera que se der o cpf ou algo assim consigo a segunda via ?

    • Bom dia, seguindo os procedimentos da publicação pode ser possível conseguir a segunda via.

  24. Boa tarde!!
    Segundo a informação que “Toda empresa é obrigada por lei a armazenar as notas fiscais por até 5 anos e é obrigada a disponibilizar o documento para os seus clientes”.
    Gostaria de saber qual número dessa lei? É federal?

    • A Lei sobre a guarda do documento fiscal é a Lei 5.172, Código Tributário Nacional, Art. 173.
      A Lei Federal nº 8.846, de 24 de janeiro de 1994, trata da emissão da nota fiscal no momento da efetivação da operação/compra.

  25. Olá, boa noite!
    Fiz umas compras à cinco dias.
    Porém só agora encontrei dois erros.
    O CNPJ foi cadastrado errado;
    O endereço está certo, porém a cidade está errada.
    É possível eu conseguir a 2 via com a mesma data da compra?
    Uma vez que o dono do local da compra disse ser impossível outra nota.

    • A 2º via da Nota Fiscal é idêntica a 1º, ou seja, a data de emissão ficará a mesma, entretanto as informações incorretas também não sofrerão alterações.

  26. Oi boa tarde , eu tenho um celular ele é de 2017, a algum tempo sem querer minha mãe jogou minha nota fiscal fora, eu comprei no cartão dos outros, gostaria de saber se eu tenho como obter essa segunda via ? E qual os documentos preciso pra pedir essa segunda via?

    • Olá, bom dia. Basta seguir os passos da publicação.

  27. Meu notebook foi roubado mas eu não tenho mais a nota fiscal pq eu joguei fora e tá na delegacia e para mim poder pegar eu preciso da nota fiscal como consigo a segunda Vai?

    • Olá, basta seguir os procedimentos do artigo.

  28. eu precisava consultar uma nota fiscal que tenho, preciso dela em um modo legível (é como a impresa pede) mas n estou conseguindo puxar ela no computador

    • Você precisa dos dados que constam no artigo para ter acesso a nota. Caso não consiga, será necessário entrar em contato com o emitente da nota.

  29. GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIR NOTA FISCAL DE 20 ANOS ATRÁS?
    JÁ FUI NA LOJA, MAS NÃO OBTIVE SUCESSO.
    AGUARDO RESPOSTA, GRATO, PELA ATENÇÃO.

    • A emissão de Nota Fiscal Eletrônica começou a ser implantada no ano de 2008. Sendo assim uma nota de 20 anos atrás não é um arquivo digital. E de acordo com a legislação, o emitente é obrigado a armazenar as notas somente durante o período de cinco anos.

  30. Comprei dois celular um pra mim e outro pro meu namorado e fizeram uma nota fical pros dois so q n estou mais com o namorado tem como eu pedi segunda via da nota fical so do mei celular

    • Olá, a segunda via da nota é a cópia da primeira que foi impressa, ou seja, são idênticas.

  31. Boa tarde. Comprei um computador no site do Mercado Livre. O mesmo ainda está na garantia (06 meses), mas perdi a nota fiscal e quando acesso a minha conta no site e busco o link reclamações aparece a escrita que meu prazo pra reclamar expirou. Como procedo?
    Grato.

    • Olá! Geralmente em compras on-line é necessário informar um e-mail para se cadastrar ou confirmar a compra. E através desse e-mail o fornecedor envia a nota ou pelo menos a chave de acesso.
      Você pode verificar no seu e-mail se a nota foi enviada.

  32. Olá, comprei um produto em 2013 e preciso da nota que perdi. Porém a empresa que comprei era online e hoje não existe mais e não consigo contato com quem me vendeu. Como que faz nesses casos? Obrigado.

    • Olá! Geralmente em compras on-line é necessário informar um e-mail para se cadastrar ou confirmar a compra. E através desse e-mail o fornecedor envia a nota ou pelo menos a chave de acesso.
      Você pode verificar no seu e-mail se a nota foi enviada.

  33. Boa tarde, tudo bem. Comprei uma moto recentemente usada, e a nota fiscal foi perdida, a senhora sabe me dizer, se com os documentos dela, comprovando que sou o proprietário legal, DUT, CRLV, se consigo a 2º via da nota fiscal no loja onde foi comprada zero km.
    Digo isso porque a nota fiscal não está em nome e sim no mone de outra pessoa, desde já agradeço pela atenção, obrigada.

    • Boa tarde, será necessário verificar na loja em que a moto foi comprada.

  34. Ola compramos uns pisos na center Castilho e perdemos a nota fiscal porem o piso esta com defeito e temos garantia ,so que a loja nao quis nos fornecer uma segunda via o que fazê?

    • Olá, bom dia. Essa situação deve ser tratada diretamente com a loja.

  35. Comprei uma tv de 50 polegadas a 6 meses
    Ela deu defeito vê não acho a NF, fui a loja solicitar 2° via e a gerente me disse que só poderia me ajudar caso eu lembra-se o dia e horários exato da compra o que é quase impossível, como devo proceder.
    Obs: comprei nas lojas Americanas)

    • Você deverá seguir os passos deste artigo para tentar obter a segunda via da nota. No mais, será necessário tratar tais tipos de problemas diretamente com a loja.

  36. Daniele, bom dia. compramos uma tv samsung no ano de 2012 na casas bahia e a vendemos agora. o comprador pediu a nota fiscal, mas informamos que não temos mais. fomos na loja pra tirar uma 2 via e de la nos deram o telefone do sac. entramos em contato mas não encontraram o registro da tv. o que pode ter acontecido se realmente compramos numa loja fisica e não esta registrado essa compra? o que devemos fazer?

    • Bom dia, o prazo obrigatório para armazenamento de uma nota fiscal, por parte do emitente/loja é de 5 anos. Você pode tentar conseguir a segunda via, seguindo os passos deste artigo, ou tentar a resolução diretamente com a loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo