Perdi minha nota fiscal. Como obter a segunda via?

9
segunda via nfe Tempo de leitura: 3 minutos

Algum tempo depois de uma compra, é muito comum as pessoas precisarem da nota fiscal. Seja para obter um reembolso ou para acionar a garantia do produto, por exemplo. Porém, muitas vezes acabamos perdendo a nota fiscal. O que fazer quando isso acontece?

 

Uma das grandes vantagens da Nota Fiscal Eletrônica é que o papel impresso não é mais tão importante como antigamente. Mesmo que a gente perca a versão da nota em papel, é possível imprimir novamente uma “segunda via” do documento.

 

 

Diferentes Tipos de Nota Fiscal Eletrônica

Um detalhe importante é que existem 2 tipos de Nota Fiscal Eletrônica: NFe (modelo 55) e NFCe (modelo 65). Existem outros modelos de documentos como o SAT em São Paulo e o MFe no Ceará. Mas nesse artigo vamos focar na NFe e NFCe que são usadas em todo o país.

  • NFe geralmente é utilizada por indústrias, distribuidoras e e-commerces. A versão impressa da NFe que chamamos de DANFE é impressa normalmente em papel A4.
  • NFCe  é emitida por varejos (lojas físicas) e a versão impressa, chamado de DANFCE e é a impressão é realizada por por impressoras térmicas.

Veja na imagem abaixo a diferença entre as duas versões impressas:

segunda via nota fsical

Nota Fiscal enviada por Email

A maioria das empresas envia a Nota Fiscal eletrônica por email. Então se você perdeu uma nota fiscal, a primeira dica é procurar no seu email. E se você não costuma informar seu email quando faz uma compra, comece a fazer isso! Esse pequeno detalhe pode facilitar muito a sua vida.

 

Mas e se você não encontrar a nota fiscal no seu email, o que fazer?

Basta acessar o site da Sefaz e consultar a nota fiscal direto por lá. Mas para isso você precisará da chave de acesso, que é aquele código com 44 números.

 

Não tenho a chave de acesso e agora?

Mas se você não encontrou a nota no email e também não tem a chave de acesso, a única forma de conseguir uma segunda via é entrando em contato com a empresa emitente da nota fiscal. Nesse caso você deve procurar o site ou o telefone da empresa que emitiu a nota fiscal (quem fez a venda) e solicitar uma segunda via diretamente à empresa.

 

Toda empresa é obrigada por lei a armazenar as notas fiscais por até 5 anos e é obrigada a disponibilizar o documento para os seus clientes. Então, se a compra foi realizada dentro deste prazo, você pode conseguir a segunda via do documento.

Caso não se lembre onde realizou a compra, neste artigo aqui explicamos como identificar o Emitente de uma nota Fiscal Eletrônica (NFe).

 

A Oobj envia segunda via da Nota Fiscal?

Não. A Oobj não envia segunda via de nota fiscal.

É comum algumas pessoas entrarem em contato com a Oobj solicitando segunda via de um nota fiscal emitida pelo nosso sistema. Nós fornecemos software para milhares de empresas em todo o Brasil e somos responsáveis pela integração destes documentos fiscais.

Porém, a responsabilidade de enviar o documento para o destinatário é do Emitente do documento, a Oobj fornece apenas o software.

Nós não temos acesso direto às notas fiscais de nossos clientes e nem poderíamos fornecer nenhum tipo de informação confidencial.

Se você precisa de uma nota fiscal emitida com o software da Oobj, você deve procurar a empresa Emitente da nota, a loja onde foi feita a compra.

 

 

Tenho uma empresa e perdi várias notas. Como faço para recuperar?

O caso de perda de documento para uma empresa é diferente do extravio para pessoa física. Como a empresa que emitiu precisa fazer a guarda legal das notas, ela está sujeita a sanções caso seja questionada pelo Fisco.

Existem softwares que são capazes de recuperar os documentos perdidos. Se você precisa recuperar as notas fiscais da sua empresa, entre em contato com nosso especialistas que eles poderão te ajudar:

 

CONHECER SOLUÇÃO OOBJ

 

9 Comentários

  1. perdi 12 notas de 2016 e 2017, só tenho os números, não tenho pdf e nem xml, conseguem recuperar? foram pelo sistema gratuito nfe de SP

  2. Comprei um carro a 7 meses ele tem 20 anos de uso como proceder pra ter a nota fiscal dele quando era 0 km ele é importado me ajude por favor

    • Bom dia, essa situação deve ser resolvida com a pessoa que vendeu o carro para você.

  3. Comprei um instrumento musical a 12 anos atras, não lembro qual fornecedor! Perdi a NF e gostaria de emitir segunda via, será que consigo so com meu CPF?

    • Se não lembra o local da compra e não possui a chave de acesso não é possível emitir a segunda via da nota.

  4. eu fiz uma compra no mercado extra fais 0ito mês eu perdi minha nota fiscal eu comprei um iPhone 8 Plus e fui assaltada conseguir recuperar o aparelho mas preciso da chave de acesso da nota é o extra fala que não é possível emitir a segunda via da nota o que eu Fasso por favor me aguarde

    • Se você não possui a chave de acesso só é possível emitir a segunda via através do local em que foi feita a compra.

  5. Tenho o número da nota fiscal tem como pegar segunda via dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *