Blog Oobj

Monitor Oobj: Novidades de Novembro/2018

Segue abaixo os detalhes das melhorias implementadas e funcionalidades adicionadas às soluções da Oobj no mês de Novembro de 2018. As novidades foram disponibilizadas nas seguintes versões:

  • Versão 18.18.0 – liberada no dia 15 de Outubro
  • Versão 18.19.0 – liberada no dia 31 de Outubro

 

Caso você queira conferir as mudanças realizadas nas demais versões, basta conferir nosso changelog abaixo.

 

Ver todo o Changelog

 

Download Público no Monitor Oobj

Download Público

A versão 18.18.0, liberada no dia 15 de Outubro, trouxe uma nova funcionalidade para o Monitor Oobj. Trata-se do Download Público, tela onde o usuário insere uma chave de acesso (e captcha) e consegue baixar o XML ou PDF do documento. Para acessar essa tela você deve, antes de logar, clicar no botão Download XML ou então acessar o link direto:

https://endereco/#!/download

Caso você utilize nosso Datacenter, o endereço é o seguinte: https://monitor.oobj-dfe.com.br/#!/download

A opção Baixar XML baixa o XML Proc dos documentos, além dos eventos vinculados, se existirem. Já a opção Baixar PDF baixa o Documento Auxiliar do documento.

É possível baixar documentos da maioria dos modelos suportados pelo Monitor Oobj: NFe, NFCe, CTe, CTe OS e MDFe.

Status da NFe com Numeração Inutilizada

Status Numeração Inutilizada

Ainda na versão 18.18.0, foi implementado um novo status do documentos fiscal. Caso seja homologada uma inutilização (via Monitor Oobj ou integração), a aplicação irá verificar se existe um registro de um documento não autorizado. Caso exista, será adicionado o status Numeração Inutilizada. Normalmente os documentos que irão ter a numeração inutilizada são os documentos não processados e os rejeitados na Sefaz.

A aplicação valida no registro do documento a inutilização homologada com os mesmos dados de:

  • Emitente,
  • Modelo,
  • Ambiente,
  • Série e
  • Número

Caso seja homologada a inutilização de uma faixa de números, a verificação é feita individualmente para cada número presente na faixa, tentado identificar documentos que se encaixem nesses critérios.

Relatório de NFe Emitidas com Eventos

Status Numeração Inutilizada

Foi adicionado um novo relatório que traz apenas informações de notas emitidas com algum evento homologado. O relatório, que pode ser gerado nos formatos XLSX (Excel) ou CSV, traz além das informações gerais da NFe, a descrição e o número de protocolo do evento.

O relatório possui estrutura parecida com o relatório NFe Emitidas x Data de Emissão, já existente no Monitor Oobj.

Ao utilizar o relatório, o usuário deve tomar cuidado em relação ao número de protocolo, uma vez que cada linha possui dois números: o protocolo de autorização da nota e o protocolo de homologação do evento vinculado à nota.

Ciência Automática na recepção do resumo da NFe

Na versão 18.19.0, lançada no dia 31 de Outubro, fez uma alteração solicitada por clientes que utilizam a Ciência da Operação automática. Agora ao receber um resumo de NFe, já será solicitada a manifestação do documento, ao invés de esperar o ciclo de consultas ao Web Service de Distribuição.

Com a alteração, o registro que poderia demorar até uma hora para ser realizado, agora é instantâneo, executado no momento em que o resumo é recebido pela aplicação.

Esta mudança não gera impacto nos clientes que não utilizam a manifestação automática da Ciência da Operação.

Último login do usuário no Monitor

O Monitor Oobj começou a fazer o controle do horário em que cada usuário fez o seu último login na aplicação. Na tela de listagem de Usuários, além das informações gerais como email e perfil, será exibida a data e hora em que determinado usuário entrou no Monitor.

Para usuários que não logaram antes da atualização da versão, o horário de último login poderá ficar em branco.

Outra informação importante é que apenas alguns perfis de usuário possuem permissão para visualizar esse dado. Verifique no menu Usuários > Perfis se você possui permissão.

Motivo do Status nos Relatórios de Emissão

Outra alteração realizada em alguns relatórios foi a inclusão das colunas Código do Status (cStat) e Descrição do Motivo (xMotivo) que indicam o motivo em que um documento foi rejeitado, nos casos em que ele não está autorizado na Sefaz.

Para os casos em que a nota está Autorizada, Cancelada ou Denegada, o código e motivo são os mesmos retornados na resposta da Sefaz.

Parâmetro de duração máxima da Contingência

Parâmetro

Ainda na versão 18.19.0, foi mapeado um parâmetro onde é possível escolher qual a duração máxima da Contingência. Após o tempo determinado, a aplicação volta a tentar enviar com o tipo de emissão Normal. Este parâmetro é global, configurado por ambiente.

Esta configuração será feita no menu Configurações > Emissão > aba Contingência. Apenas alguns perfis de usuário possuem permissão para visualizar esse dado. Verifique no menu Usuários > Perfis se você possui permissão.usuários

No Datacenter, a configuração está com seu valor padrão: 180 minutos, ou seja, 3 horas até o tipo de emissão retornar.

 

 

Ir para o topo