Monitor Oobj: Novidades de Março/2019

Segue abaixo os detalhes das melhorias implementadas e funcionalidades adicionadas às soluções da Oobj no mês de Março de 2019. As novidades foram disponibilizadas nas seguintes versões:

  • Versão 19.2.0 – liberada no dia 15 de fevereiro
  • Versão 19.3.0 – liberada no dia 28 de fevereiro

 

Caso você queira conferir as mudanças realizadas nas demais versões, basta conferir nosso changelog abaixo.

 

Ver todo o Changelog

 

Novo Status de Impressão

Na versão 19.2.0, publicada no dia 15 de fevereiro, foi liberada uma mudança nos Status dos Documentos Emitidos. Até então, o status de impressão dos documentos emitidos era exibido na mesma coluna do status de autorização, substituindo o status de autorização em alguns casos.

Para os documentos emitidos em Contingência (EPEC, Offline, etc), a impressão ocorre antes do documento ser autorizado, pois ele é impresso e somente depois que disponibilidade da Sefaz é reestabelecida, o documento pode ser autorizado, rejeitado ou denegado. Isso acabava gerando confusões em alguns cenários.

Diante disso nosso time de produto propôs a criação de uma nova coluna específica para representar o status de impressão dos documentos emitidos.

Como será a partir de agora:

Como era antes:

Caso tenha qualquer dúvida sobre o novo status de um documento, basta entrar em contato com nossa Equipe de Suporte. Estamos à disposição!

Relatório Sintético de Quantidade de Notas por CNPJ

Já na versão 19.3.0, disponibilizada no dia 28 de fevereiro, foi incluído um novo relatório que traz os dados consolidades de emissão, recebimento e não recebimento (descoberta na Sefaz). Trata-se do Relatório Sintético de Quantidade.

Ele traz por CNPJ completo a quantidade de notas que no período foram:

  • Autorizadas (Emitidas, Recebidas ou Não Recebidas)
  • Canceladas (Emitidas, Recebidas ou Não Recebidas)
  • Denegadas (Emitidas, Recebidas ou Não Recebidas)
  • Rejeitadas (apenas Emitidas)

Ainda no relatório é exibido o tanto Total por CNPJ (horizontal) quanto o Total por Status (vertical).

Validação dos Arquivos Inválidos

Agora é possível validar os arquivos rejeitados direto no Monitor Oobj. Toda vez que um documento é invalidado com alguma falha estrutural ele é registrado no menu Arquivos Inválidos. Foi adicionado a ação de Validar Arquivo que caso executada faz um redirecionamento para o menu Validador de Arquivos já selecionando o conteúdo para validação.

Ao utilizar essa opção, atente-se ao Layout do Arquivo selecionado. A aplicação tenta identificar qual o layout, porém é possível que você tenha que alterar a opção para que ela funcione de forma correta.

Para saber mais sobre o Validador de Arquivos, leia aqui:

+ Validador de Arquivos do Monitor Oobj

Ampliar Período no Confronto SPED

Outra melhoria liberada foi a possibilidade de ampliar o período de validação do arquivo SPED Fiscal. Até então era utilizada a data preenchida no arquivo para o Confronto SPED. Agora é possível informar um período maior à data presente na obrigação acessória.

Basta marcar a opção Ampliar Intervalo de Datas de Pesquisa e será considerado um intervalo de datas personalizado, independente do que consta no arquivo SPED.

No cabeçalho do relatório gerado será apresentado ambos os períodos: a Data presente no SPED e o Intervalo de Pesquisa informado no Confronto.

Em Configurações > Monitor > aba Geral é possível configurar o intervalo de dias máximo para ampliar o Confronto SPED. Essa configuração se faz necessária para que a geração do relatório não impacte outros usuários por causa de um período de pesquisa muito grande. Por padrão, é permitido um intervalo de 92 dias (aproximadamente 3 meses).

Pesquisa de Usuários pela Empresa vinculada

A partir da versão 19.2.0 também será possível realizar pesquisas no menu Usuários por empresa, para identificar todos os usuários que possuem algum tipo de acesso à empresa selecionado.

Este filtro foi adicionado à Pesquisa Avançada da tela e pode selecionar mais de um CNPJ por pesquisa que irá listar todos os usuários que estão vinculados à empresa.

No resultado é mostrado o perfil de cada usuário além das informações básicas (Nome, login, email e data de último login).

Inclusão do campo infAdProd em relatórios

Ainda na versão 19.2.0 foi liberado uma melhoria nos relatórios de Documentos com produtos e impostos. Além dos diversos campos já presentes no relatório, foi adicionada o texto presente nas Informações Adicionais do Produto (tag infAdProd). Essa alteração foi feita tanto nos relatórios emitidos quanto recebidos e para os modelos NFe e NFCe.

Em geral os relatórios com a nova coluna são os seguintes:

  • NFe Emitidas com produtos e impostos
  • NFCe Emitidas com produtos e impostos
  • NFe Recebidas com produtos e impostos
  • NFCe Recebidas com produtos e impostos

O relatório poderá ser gerado nos formatos CSV e Excel.