Blog Oobj

Monitor Oobj: Novidades de Fevereiro/2019

Segue abaixo os detalhes das melhorias implementadas e funcionalidades adicionadas às soluções da Oobj no mês de Fevereiro de 2019. As novidades foram disponibilizadas nas seguintes versões:

  • Versão 19.0.0 – liberada no dia 15 de Janeiro
  • Versão 19.1.0 – liberada no dia 31 de Janeiro

 

Caso você queira conferir as mudanças realizadas nas demais versões, basta conferir nosso changelog abaixo.

 

Ver todo o Changelog

 

Dashboard de Documentos Recebidos

Em Dezembro havia sido liberada a primeira versão do Dashboard no Monitor Oobj com gráficos de todos os Documentos Emitidos. Agora está sendo liberada a versão que conta com os Dashboard dos Documentos Recebidos que conta com cards indicando a quantidade de documentos em diversos status, percentual de manifestações realizadas e dados sobre os fornecedores.

Os novos dashboards são os seguintes:

  • Cards de Status – são apresentados 4 informações sobre os documentos emitidos no dia atual:
    • Documentos recebidos Autorizados – documentos encontrados na Sefaz ou recebidos via email com o status Autorizado
    • Documentos recebidos Cancelados – documentos encontrados na Sefaz ou recebidos via email com o status Cancelado
    • Documentos recebidos com Falha ao Consultar – documentos encontrados na Sefaz ou recebidos via email que não se pôde determinar o status por haver uma falha na consulta. Para solucionar este problema, entre na tela de Documentos Recebidos e pesquise por estes documentos
    • Documentos ainda Não Recebidos – documentos encontrados na Sefaz, mas ainda não recebidos pela aplicação
  • Quadro de Manifestação do Destinatário – mostra a quantidade e percentual de documentos de acordo com sua manifestação do destinatário. Este quadro serve para indicar quantos documentos ainda não foram manifestados, auxiliando no processo de entrada.
  • Quadro de Arquivo Inválido – mostra a quantidade e percentual de documentos recebidos em relação ao status do arquivo. Ele indica os principais erros que possam estar acarretando os documentos recebidos. Este quadro serve para indicar quando há arquivos inválidos processados pela aplicação. Caso exista algum com status diferente de “Válido”, você deve verificar qual o erro e solicitar ao seu fornecedor o arquivo correto.
  • Quadro de Origem do Arquivo – mostra qual a forma em que o arquivo foi recebido. Dentre as opções disponíveis estão o recebimento via Email, se foi descoberto pela Sefaz, foi feito Upload ou se trata de um documento que foi emitido dentro da própria aplicação (normalmente notas de transferência).
  • Lista de Documentos Recebidos por Unidade – indica a quantidade e valor total de documentos recebidos no dia atual por unidade que o usuário possui permissão
  • Lista de Fornecedores – indica a quantidade e valor de total dos documentos recebidos por fornecedor no dia atual

Política de Senhas do Monitor: Tamanho e Complexidade

Na versão 19.1.0, disponibilizada no dia 31 de Janeiro, começou a ser implementado um conjunto de atividades que estabelece uma Política de Senhas para os usuários do Monitor Oobj. A primeira a ser desenvolvida foi em relação ao tamanho das senhas de usuários comuns e administradores e sobre os símbolos obrigatórios na composição da senha.

Caso a Política de Senhas esteja habilitada para o ambiente, é possível exigir uma política específica para Tamanho e Complexidade. A política pode exigir:

  • Tamanho mínimo para senha de usuário comum – não serão aceitas senhas de usuário com número de caracteres menor do que o indicado.
  • Tamanho mínimo para senha de usuário Administrador – não serão aceitas senhas de Administrador com número de caracteres menor do que o indicado.
  • Símbolos obrigatórios na senha:
    • Letras maiúsculas [A-Z] – a senha terá que conter pelo menos um caractere maiúsculo
    • Letras minúsculas [a-z] – a senha terá que conter pelo menos um caractere minúsculo
    • Número [0-9] – a senha terá que conter pelo menos um número
    • Caracteres especiais [!@#$%,etc] – a senha terá que conter pelo menos um caractere especial

O nosso Datacenter não possui a Política de Senhas habilitada.

Política de Senhas do Monitor: Histórico de Senhas

Ainda na versão 19.1.0 e ainda sobre as atividades da Política de Senhas do Monitor Oobj, foi entregue também o controle de Histórico de Senhas dos usuários. Caso habilitado, serão armazenadas o número indicado de senhas e quando a senha a atual expirar, nenhuma senha deste conjunto poderá ser utilizada.

Caso a Política de Senhas esteja habilitada para o ambiente, é possível exigir uma política específica para Histórico de senhas. A política pode exigir:

  • Quantidade de senhas – um número de senhas em que a aplicação irá guardar no histórico e caso uma dessas for reutilizada na troca de senha, a aplicação impedirá o seu uso.

O nosso Datacenter não possui a Política de Senhas habilitada.

Status do Documento no Confronto SPED


Outra melhoria liberada foi a inclusão da coluna Status Documento no relatório gerado pelo Confronto SPED. Agora além dos eventuais resultados gerados ao comparar o arquivo do SPED Fiscal e a base de dados da Oobj será possível verificar o status do documento no momento em que o confronto for realizado.

Caso o documento não esteja na base da apliação (e portanto impossível de saber seu status), o relatório virá com o indicativo “DF-e presente apenas no arquivo SPED”.

Razão Social do destinatário em NFe não recebida

Na última versão também foi corrigido um comportamento que ocasionava falta de informação na tela de NF-e Não Recebidas. Quando o documento ainda não foi recebido pela aplicação, os dados contidos no banco são apenas os informados na Capa da NFe. A Razão Social do Destinatário não é um desses campos. Por isso, até esta versão este campo não vinha sendo preenchido.

A partir de agora, a aplicação busca no cadastro de Empresas da aplicação pela Razão Social do destinatário da NFe e inclui esse nome na tabela com os dados da nota. Assim, não fica sendo exibido apenas o CNPJ retornado pelo WebService de Distribuição da Sefaz, mas o nome desse destinatário.

Para saber quais campos são retornados na Capa da NFe, leia o seguinte artigo:

Qual a diferença entre os Menus: Não Recebidos e NF-e Recebidas?

Novas colunas e filtro nos Perfis de Usuário


Foram adicionadas mais informações sobre os Perfis de Usuário criados no Monitor Oobj. Agora é possível identificar a Conta e o Usuário que criou o perfil, além de ser possível realizar uma consulta rápida para encontrar um perfil criado.

Os perfis padrão do sistema não possuem Conta vinculada e nem Usuário Criador:

  • Administrador
  • Compra e Venda
  • Compras
  • Vendas
  • Monitor
  • Transportador
Ir para o topo