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Monitor Oobj: Novidades de Dezembro/2018

Segue abaixo os detalhes das melhorias implementadas e funcionalidades adicionadas às soluções da Oobj no mês de Dezembro de 2018. As novidades foram disponibilizadas nas seguintes versões:

  • Versão 18.20.0 – liberada no dia 15 de Novembro
  • Versão 18.21.0 – liberada no dia 30 de Novembro

 

Caso você queira conferir as mudanças realizadas nas demais versões, basta conferir nosso changelog abaixo.

 

Ver todo o Changelog

 

Dashboard no Monitor Oobj (primeira versão)

Foi liberada a primeira versão do Dashboard no Monitor Oobj contando com alguns gráficos de todos Documentos Emitidos. Os gráficos contam com cards indicando a quantidade de documentos autorizados, não processados e rejeitados, além de tabelas demonstrando quantos documentos foram autorizados ou cancelados por filial.

Os dashboards estão disponíveis para os seguintes modelos:

  • NF-e Emitidas
  • CT-e Emitidos
  • MDF-e Emitidos
  • SAT CF-e Emitidos
  • NFC-e Emitidas

Os cards mostram documentos processados apenas no dia de hoje. São 3 ao todo:

  • Autorizadas – traz a quantidade e valor dos documentos autorizados hoje. Este valor ainda é mostrado separado por tipo de emissão, para identificação do percentual de cada tipo
  • Não Processadas – traz a quantidade e valor dos documentos ainda não processados hoje. Este valor ainda é mostrado separado por tipo de emissão, para identificação do percentual de cada tipo. Caso existam documentos não processados em contingência EPEC, isso indica que o documento foi impresso, porém ainda não foi autorizado pela Sefaz
  • Rejeitadas – traz a quantidade de documentos rejeitados ou invalidados. Um documento é invalidado caso tenha alguma falha estrutural. Um documento é rejeitado caso tenha algum problema na regra de negócio estabelecida pela Sefaz

Já as tabelas agrupam os resultados por filial. Foram disponibilizadas por enquanto as seguintes:

  • Autorizadas por Unidade – traz a quantidade e valor de documentos autorizados por filial
  • Canceladas por Unidade – traz a quantidade e valor de documentos cancelados por filial

Esqueci minha senha / Esqueci meu usuário

Na versão 18.20.0, liberada no dia 15 de Novembro, foi entregue a funcionalidade de Reset de Senha. Agora, caso um usuário não saiba de sua senha (ou esqueceu o próprio login), ele pode solicitar a redefinição de senha, independente do ambiente em que a aplicação está instalada (SAAS ou InHouse).

Confira o passo a passo de como recuperar a senha ou o usuário:

Opção Esqueci minha senha

  1. Na tela de login, o usuário deverá clicar no link “Esqueci minha senha”
  2. Após isso deverá ser informado o login utilizado para entrar na aplicação e clicar em “Enviar Código”. Caso o usuário não saiba o login, ele deverá seguir o passo a passo da opção “Esqueci meu usuário”
  3. Será enviado um email para a conta configurada na aplicação. Esse email terá um código de reset de senha para configurar a nova senha
    1. Caso o usuário não possua email configurado, não é possível redefinir a senha. Ele deverá verificar com o Administrador do ambiente
  4. Com o código de reset de senha, o usuário deverá preencher novamente as informações seguida da Nova Senha (e sua Confirmação) e clicar em “Reset de Senha”
  5. Pronto! Seu login já possui a nova senha

 

Opção Esqueci meu usuário

  1. Na tela de login, o usuário deverá clicar no link “Esqueci meu usuário”
  2. Após isso deverá ser informado o email utilizado para entrar na aplicação e clicar em “Enviar Usuário”
    1. Caso o usuário não possua email configurado, não é possível identificar o login. Ele deverá verificar com o Administrador do ambiente
  3. Será enviado um email para a conta configurada na aplicação. Esse email terá um lembrete do nome de usuário utilizado para logar.
  4. Pronto! Seu login foi identificado corretamente

Consulta de MDFes Não Encerrados

Já na versão 18.21.0, divulgada no dia 30 de Novembro, foi liberada uma nova funcionalidade que consulta direto na Sefaz todos os MDFes que ainda não foram Encerrados. Nessa opção, o usuário indica a empresa que deseja consultar e são retornadas as chaves de acesso dos Manifestos de Carga em aberto.

Ao clicar na ação, o modal exibirá um campo para informar a filial que deseja consultar. Ela deverá ter o certificado digital configurado e válido. No retorno será informada a quantidade de documentos sem encerramento além listar suas chaves de acesso.

Em Exibir Detalhes, o usuário será redirecionado para a tela de MDF-e Emitidos já filtrada apenas para os documentos exibidos na opção.

Filtro de Placa do Veículo no MDFe

Ainda na tela de MDF-e Emitidos, foi adicionado um novo filtro na Pesquisa Avançada. Trata-se da Placa do Veículo de Tração que é informado no modal rodoviário do documento. Este filtro facilita a pesquisa de MDFes pelo caminhão que está transportando as mercadorias.

A pesquisa vale tanto para documentos emitidos pela aplicação quando por MDFes recebidos direto da Sefaz ou que foram obtidos através de upload manual.

Caso o MDFe seja de outro modal, o filtro não irá retornar nada.

Código de Benefício Fiscal em Dados Fixos no DFe Client

Agora é possível adicionar nos Dados Fixos do DFe Client o campo adicionado na NFe 4.0 Código de Benefício Fiscal (cBenef). Caso informado, a informação é preenchida em todos os produtos do documento emitido no layout simplificado.

Caso um item do documento já contenha o campo preenchido, este não será sobrescrito pela configuração padrão em Dados Fixos.

Status Reimpresso

Agora no Monitor Oobj é possível verificar se um documento foi impresso mais de uma vez. Foi criado o status Reimpresso (trazido do painel antigo) que é exibido para todos os documentos que estão com status de Impressão e recebem uma nova solicitação para ser impresso.

Além do status, foi adicionada a nova opção nos filtros de Pesquisa Avançada. Este status já existia no Painel antigo e foi solicitado o seu retorno no Monitor Oobj, pois alguns clientes utilizam esse tipo de informação para controlar as impressões realizada pela aplicação.

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