Blog Oobj

Saiba mais sobre o Certificado Digital A1 e A3

0
Tempo de leitura: 3 minutos

O certificado digital é uma identidade eletrônica, para pessoas físicas ou jurídicas. Ele funciona como um compilado de várias documentações, armazenados de forma segura e com autenticidade. 

Assim, o certificado, mais especificamente, atua no sentido de garantir a segurança na emissão das notas fiscais, de forma criptografada. Ou seja, todos os dados trocados durante esse processo são protegidos, para não serem forjados.

A grande vantagem desse tipo de certificação, é assinar os documentos digitalmente, de forma descomplicada, através da mobilidade e segurança que ele traz.



Nesse artigo, falaremos das diferenças entre o Certificado Digital A1 e A3:



Tipos de Certificado Digital 

A certificação digital deixa os processos contábeis e fiscais mais dinâmicos e ágeis. Dessa forma, a rotina de trabalho e a troca de dados e informações entre o Poder Público e contribuintes é facilitado. 



Agora, saiba mais sobre o Certificado A1 e A3:



Certificado Digital A1

O certificado digital A1 é gerado e armazenado no disco rígido do computador do usuário ou em dispositivo móvel, juntamente com a chave de acesso. Esse arquivo, normalmente, possui a extensão .PFX ou .P12. 

Ele é salvo em uma máquina modelo e pode ser instalado em outros computadores e aparelhos. Isso traz enorme facilidade, uma vez que a possibilidade de emissão em diversos locais aumenta. Além disso, ele pode ser emitido por pessoas jurídicas ou físicas e tem validade de 1 ano. 

Porém, normalmente, ele é mais utilizado por empresas, pois proporciona o acesso ao certificado por diferentes funcionários. 

Os benefícios centrais do Certificado Digital A1 são:

  • Mobilidade, ao permitir cópias para outros computadores;
  • Backup do certificado, ou seja, o arquivo não é perdido se o computador for formatado;
  • Automatização, pela possibilidade de copiar o certificado em sistemas de emissão fiscal, em que a assinatura é feita automaticamente;
  • Facilidade, por não precisar de instalação de leitores. 

Esse tipo de certificação requer mais atenção, devido a sua renovação ser anual. Outro ponto a se atentar também é no bacupk do sistema. Como o certificado fica instalado no computador, ele pode ser perdido caso não seja feita uma cópia. 



Certificado digital A3

Já o A3, funciona no modelo de token ou cartão, sendo gerado e armazenado  dessa forma. Ou seja, no formato físico (possibilitando perda). Isso resulta em uma certa limitação, uma vez que a chave privada fica no chip do dispositivo ou em formato de pendrive. A validade do Certificado A3 varia de 1 a 3 anos. 

Geralmente, utilizado em sua maioria por pessoas físicas, por possuir um valor mais popular. Além disso, a identidade do titular é sempre obrigatória. Por esse motivo os profissionais liberais, como médicos, advogados, costumam optar por esse tipo. 

Veja os principais benefícios desse modelo:

  • Mobilidade, ao possibilitar a utilização em qualquer computador;
  • Segurança, por ser inviolável e não permitir ser copiado;
  • Privacidade, pois, apenas a pessoa que tem a senha do acesso consegue utilizar o certificado. 

Em contrapartida, o Certificado A3 permite o uso em apenas um computador por vez, necessita  de instalação de leitores, no caso de cartões. 




Automatização: o ponto chave de crescimento 

O departamento fiscal e contábil está diretamente relacionado o registro das operações financeiras nas empresas. Quem trabalha nessa área sabe que não é tarefa fácil. Mas a automatização através da tecnologia facilita muito a rotina. 

O certificado digital está aí para provar essa praticidade para gente. Caminhando dessa forma, o negócio é capaz de reduzir trabalhos manuais e agilizar as atividades diárias. 

Mas para se destacar ainda mais no mercado, é preciso investir ainda mais na automatização e integração de procedimentos. Evitar o retrabalho e ter transparência nos processos contribui para uma visão ampla do negócio e mais tempo para investimento na parte estratégica. 

Se o seu negócio está pronto para investir em estratégias novas e facilitar processos complicados, este material é para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo