Blog Oobj

Brasil-ID: Um sistema de gerenciamento de mercadorias para as transportadoras

0
Tempo de leitura: 1 minuto

Atualmente, as Secretarias da Fazenda estão procurando aumentar cada vez mais o controle e a segurança das transações entre empresas e por isso buscam ferramentas que auxiliem no cumprimento desse objetivo. Pensando nisso foi implementado o projeto Brasil-ID que consiste em um sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias por Contribuintes que realizam o transporte de cargas. Através de um padrão estabelecido – a identificação por radiofrequência (RFID) ou outras formas de comunicação sem fio – prevê estruturar a forma de rastreamento dessas mercadorias e propõe a verificação da autenticidade das informações com os produtos transportados.

Um dos grandes diferenciais do projeto, além de sua tecnologia de ponta e dos processos logísticos bem definidos, é a integração com o projeto MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). Através do sistema e do Back office Nacional, tem-se o maior controle sobre a carga transportada com os MDF-es emitidos para a viagem.

Na última sexta-feira, dia 21/11, a SEFAZ do Rio Grande do Sul lançou a segunda fase piloto do Brasil-ID.  Ao todo, o sistema foi instalado em postos fiscais de 13 estados, contendo 3 corredores logísticos cobertos. Em 2 transportadoras, o sistema já foi ativado e está operacional e a previsão é que outras 3 façam a adesão ao projeto.

Mais informações, Manuais de Orientação e notícias sobre o andamento do projeto podem ser encontradas no site do Brasil-ID: http://www.brasil-id.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo