Início » Como baixar o XML da Nota Fiscal utilizando o CPF/CNPJ direto na Sefaz

Como baixar o XML da Nota Fiscal utilizando o CPF/CNPJ direto na Sefaz

baixar xml

É possível baixar o XML da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) através do CPF (pessoa física / produtor rural) ou CNPJ. Isso pode ser feito por meio de duas maneiras:

  • Baixar XML da NFe com o CPF/CNPJ pelo serviço de Distribuição da Sefaz
  • Baixar XML da NFe com a chave de acesso 

Acompanhe abaixo como realizar:



Como baixar o XML da NFe com CPF/CNPJ direto na Sefaz 

Para baixar o XML da NFe com o CPF, não basta apenas ser o destinatário na NFe para o caso de Pessoa Física. Através do WebService de Distribuição da Sefaz, é possível baixar apenas o resumo da NFe. Já para fazer o download completo do documento é preciso realizar a manifestação do destinatário.

A nota técnica 2020.001 – v1.00, incluiu a opção de fazer Manifestação para Pessoa Física (CPF), para isso basta ter o Certificado Digital do destinatário. 

Para fazer o download utilizando o CNPJ, o processo é o mesmo, mas é necessário possuir certificado digital.



Como baixar o XML da NF-e com a Chave de Acesso

No site Nacional da NFe, a Sefaz disponibiliza aos usuários, o download dos arquivos XML’s NF-e para pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ). Através da chave de acesso. 

Para baixar o XML da Nota Fiscal (NF-e) pelo CPF (pessoa física ou produtor rural) através da Chave de Acesso é preciso:


  1. Primeiramente, acessar o site do Portal Nacional NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br
  2. Depois, fazer a consulta completa da NF-e completa , clicando em:

Consultar NF-e Completa

Agora, essa consulta completa da NFe só é possível para os participantes da operação comercial que envolve a nota. Saiba mais em:

👉 Consulta Pública NFe: veja o que mudou


3. Em seguida, informar Chave de Acesso:


Baixar NF-e Chave de Acesso CPF

4. Por fim, clicar em “Download do documento”: 



Como Baixar o XML da NFe de forma automática

Você sabia que é possível realizar o download automático de todas as NFes emitidas contra o seu CNPJ diretamente da Sefaz? E que o procedimento pode ser feito a cada hora?

Além disso, também é possível consultar o status de autorização das notas no momento do processamento. Assim, as reconsultas são agendadas para identificar eventuais cancelamentos. Mas não são só essas facilidades:

  • Processamento automático de todos os documentos encaminhados por e-mail;
  • Validação jurídica automática do arquivo XML;
  • Alertas por e-mail quando o fornecedor Cancela ou Corrige a NFe;
  • Acompanhamento da operação através de gráficos e relatórios completos;
  • E mais!

Se você acha que todos esses benefícios farão a diferença na sua rotina fiscal, conheça o RecebeDFe:




SABER MAIS SOBRE A SOLUÇÃO





Comentários

8 respostas para “Como baixar o XML da Nota Fiscal utilizando o CPF/CNPJ direto na Sefaz”

  1. como acessar relação de noTas fiscais recebida pelo meu CPF

    1. Avatar de Daniele Lima
      Daniele Lima

      Boa tarde, Angela. No post você encontra o passo a passo:

  2. Avatar de Osmar de Morais Junior
    Osmar de Morais Junior

    Bom dia, existe algum web service da Sefaz onde eu possa consultar as notas EMITIDAS a partir do CNPJ, ou pelo menos consultar a nota apenas pela chave de acesso sem usar o certificado?

    Tenho a parte de consulta das notas onde o cnpj é o destinatário implementada, precisava agora consultar todas as notas que o usuario emitiu para poder importar no sistema e já atualizar os dados do usuario ao se cadastrar

    1. Avatar de Daniele Lima
      Daniele Lima

      A consulta de documentos emitidos contra determinado CNPJ é possível fazer as consultas por meio de certificado digital, sem esse recurso deve buscar uma ferramenta que faça a busca pelo portal da sefaz.

  3. Boa noite. Eu tenho CNPJ MEI e meu cadastro é na prefeitura de Natal. Só consigo elaborar nota fiscal avulsa e a empresa que estou prestando serviço agora está me cobrando o envio do arquivo XML da nota, mas o sistema só dá essa opção pra quem emite a NFS/NFE. O que faço??

    1. Avatar de Daniele Lima

      Mesmo sendo NFSe emitida pelo portal da prefeitura é possível fazer o download direto do portal para que seja feito envio por e-mail com o XML da NFSe a empresa pela qual você presta serviço.

  4. No caso de existir uma empresa emitindo nfe/cfe no meu CPF, é possível fazer a consulta ? Considere que a emissão é sem o meu conhecimento ou consentimento. Dessa forma, não tenho posse da chave de acesso do documento o qual gostaria de localizar. Portanto a pergunta é, se existe um meio de acessar uma consulta na SEFAZ tendo posse apenas do meu documento CPF e verificar quais sao e quem está emitindo documentos em meu nome)

    1. Avatar de Daniele Lima

      É possivel sim acompanhar o que está sendo emitido contra seu CPF, e existe no mercado algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar os processos contra o CPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *