Backup de notas fiscais no servidor da empresa é seguro?

backup no servidor da empresa

Saiba quais são os riscos de armazenar suas notas fiscais em um servidor local e conheça uma maneira segura e gratuita de armazenamento nas nuvens.

O armazenamento das notas fiscais é obrigação tanto do emissor quanto do destinatário da nota fiscal. Já falamos aqui a respeito do tempo e maneiras de armazenar a NFe. Mas e quem armazena as notas fiscais em servidor dentro da própria empresa? Os documentos estão realmente seguros?

Armazenamento NFe

Armazenar notas fiscais em um servidor da própria empresa é melhor do que não possuir nenhuma forma de armazenamento… Porém, esse processo traz diversos riscos que podem gerar dores de cabeça e até prejuízos financeiros. Conheça os riscos:

Ransomware:

O ransomware é um malware que após se instalar no seu computador bloqueia o acesso a seus arquivos. Basta que um computador seja infectado para que ele se espalhe por toda a rede e a comprometa. Na grande maioria dos casos, para ter acesso novamente aos dados,é necessário pagar um “resgate” ao hacker que o instalou.

Após infectado, os dados da sua máquina são criptografados e a remoção do ransomware se torna muito difícil. Para retomar o acesso aos dados é necessária a utilização de uma chave de acesso, e a vítima terá comprá-la de quem infectou seu servidor.

Responda nosso quiz e saiba se você está seguro em relação à ransomwares.

Desastres naturais:

Desastres naturais nem sempre são previstos, caso algum ocorra e haja qualquer dano a seu servidor local os documentos fiscais armazenados ali podem se perder para sempre. É obrigação do contribuinte armazenar as notas, assim, caso o Fisco as solicite e a empresa não tenha ela estará vulnerável a penalizações.

Outros fatores:

Não é só o ransomware que pode trazer riscos a sua empresa, o alto custo com a manutenção de um servidor local pode fazer com que sua organização tenha gastos imprevistos.

Além disso, com um servidor local não é possível acessar os dados sem estar conectado na mesma rede que ele. E no caso do armazenamento de documentos fiscais eletrônicos a ausência de organização pode gerar perda de tempo e competitividade. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado realizando o backup das notas em um ambiente seguro.

Armazene suas notas em um local seguro 

A Oobj possui um sistema especializado no armazenamento de Documentos Fiscais Eletrônicos. Através do backup seguro na nuvem das notas fiscais,  permite o compartilhamento com seus parceiros de forma rápida, fácil e garantindo a segurança;

Com a Oobj você tem acesso a seus documentos de forma simples, organizada e de onde você estiver! 

Conheça outros benefícios da solução de armazenamento da Oobj:


SABER MAIS