Blog Oobj

Como emitir Nota Fiscal via API REST (NFe e NFCe)?

8
Tempo de leitura: 3 minutos

Emitir Nota Fiscal Eletrônica não é algo muito simples. O governo está sempre mudando alguma coisa ou publicando uma norma técnica exigindo adaptações nos sistemas emissores. Até existem alguns componentes gratuitos, mas nem sempre eles atendem as necessidades de todos, além de não ter nenhum suporte.


A boa notícia é que se você precisa emitir nota fiscal (NFe ou CTe) e não quer ter dor de cabeça, uma das maneiras mais simples e mais rápidas é fazer isso via API REST. Independente da tecnologia que você utiliza hoje (PHP,  Python, Ruby, Java, Delphi, etc) tudo fica muito simples com essa integração.

Esse tipo de interação (API REST) tem sido muito utilizada principalmente por pessoas que possuem sistemas Web e Mobile. Aqui na Oobj, a gente tem vários cases legais como a emissão de NFe com maquininhas Cielo Lio e POS.



Conheça nosso Case do Outback: Express Checkout




Como emitir uma Nota Fiscal via API REST?

Para emitir um documento é muito simples. Basta você enviar os detalhes da sua venda para o endpoint disponibilizado pela API. Por segurança, é necessário realizar a autenticação antes: saiba como autenticar na API REST.

Para emitir, a requisição é bem simples:

POST /api/empresas/{cnpj}/docs/{ambiente}/{codModelo}

Ex:

curl -X POST “http://rest-teste.oobj.com.br/api/empresas/07385111000102/docs/hom/55?layout=oobj” -H  “accept: */*” -H “x-auth-token: 9be58c65-7546-42e9-a5fb-f2bfe5ee0cb0” -H “Content-Type: application/xml” -d “{DETALHES_DA_VENDA}”

No corpo da requisição (body) você insere os detalhes da venda.

Para facilitar ainda mais, a API suporta diversos layouts. Você pode enviar os dados da venda no formato XML (Oobj ou Sefaz), TXT, JSON e diversos outros layouts. Então você não precisa ter que criar conversões mirabolantes para gerar um JSON.

Veja um exemplo com os dados da venda:


api-rest-oobj

A API vai receber essas informações, converter para o padrão definido pela Sefaz, assinar o XML com o certificado digital da empresa emitente, enviar para a Sefaz e pronto.

Assim que a nota fiscal é autorizada, você pode receber o XML PROC e o DANFE para impressão automática e até mesmo enviar automaticamente para o cliente.



Outros recursos Importantes da API

Emissão de Eventos

A API disponibiliza um endpoint para emitir todos os tipos de eventos: Cancelamento, Carta de Correção, e até Manifestação do Destinatário.

Emissão de Inutilização

Através da API você também pode inutilizar as numerações que não foram utilizadas.

Consulta de status/disponibilidade da Sefaz

É possível consultar o status de cada Sefaz em tempo real. Não se trata daquele serviço de consulta disponibilidade do Portal Nacional. Estamos falando da disponibilidade em tempo real que permite inclusive saber a taxa de autorização de documentos por minuto.

Veja nesse artigo: Como a Oobj utilizou uma tecnologia da Netflix para monitorar a saúde do serviço da Sefaz.

Ativação de Contingência

Caso haja alguma indisponibilidade ou lentidão é possível ativar a contingência para a empresa e a partir daí a API automaticamente vai converter as notas fiscais para realizar a emissão em em contingência.

Configuração do Certificado Digital

É possível configurar ou renovar o certificado digital (A1) através da API.

Consulta Cadastro de Contribuintes

Esse recurso da API é muito útil para empresas que precisam melhorar ou sanear o cadastro de clientes e aquelas que tem muito problema com nota fiscal denegada. Através da API você pode consultar a situação cadastral e outros dados da empresa a partir de um CNPJ antes de emitir o documento de fato.

Geração de Relatórios

Através da API você consegue obter diversos relatórios por período: notas emitidas, eventos, inutilizações e até notas fiscais recebidas.

Portal Whitelabel

Ao utilizar a API para emissão de nota fiscal eletrônica, você também tem a possibilidade de oferecer um portal web personalizado com o nome da sua empresa, domínio e logomarca. Nesse portal seus clientes possuem acesso a dezenas de funcionalidades que são muito úteis no dia-a-dia. Conheça um pouco mais esse portal aqui: Monitor Oobj.



+ Leia mais: Parceria – prós e contras da integração com Software Emissor



Dúvidas Comuns

Preciso adaptar meu sistema para gerar um JSON específico?

Não. Não existe um padrão único. A API já suporta diversos layouts utilizados no mercado. É possível escolher o layout que seja mais simples para você.

Posso personalizar o DANFE?

Sim. Existe um layout padrão para o DANFE, mas se você preferir existe a possibilidade de configurar um modelo customizado.




Quero saber mais sobre a API

Se você quer saber um pouco mais sobre a API para emissão de nota fiscal eletrônica (NFe e NFCe), preencha seu email que te enviaremos mais detalhes como a documentação detalhada da API e até mesmo o acesso ao ambiente de testes para você ver como funciona na prática. Deixe seu email que te enviaremos todos os detalhes:

8 Comentários

  1. Gostaria de maiores informações

    • Bom dia. Vamos entrar em contato por e-mail.

  2. Gostaria de mais informações.

    • Bom dia Marcelo, vamos entrar em contato com você por e-mail.

  3. Entre em contato comigo, 69 9 81165010

    • Bom dia, entraremos em contato!

  4. gostaria de mais infos da api e precificação. Obg

    • Boa tarde, Davi.

      Vamos entrar em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo