Blog Oobj

Como escolher uma API para emissão de NFSe, NFCe e NFe?

0
Api para emissão Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça 3 critérios principais na hora de decidir qual API para emissão escolher.


Já temos um texto aqui no nosso blog sobre os benefícios de emitir nota fiscal via API REST. Mas de maneira geral, a empresa de software que utiliza essa opção, poupa custos, obtém uma solução de fácil integração e deixa o parceiro especializado responsável pelas atualizações técnicas constantes da Sefaz.

Mas como escolher a melhor opção de API para emissão fiscal

Pensando nessa pergunta, vou te mostrar alguns pontos que você deve considerar no momento de escolher a API para emissão de documentos fiscais:



API para emissão de NFCe, NFSe, NFe, CTe e MDFe

É essencial que a API emissora abarque os principais documentos fiscais eletrônicos. Afinal, as necessidades dos seus clientes precisam ser atendidas. Além disso, atrair novos clientes é mais fácil quando se tem um software mais completo. 

Oferecer a emissão de diferentes documentos fiscais (NFe, NFCe, CTe, MDFe etc) é um grande diferencial para sua empresa de software. Principalmente no caso da NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica), uma vez que ainda não existe um padrão de layout nacional para esse tipo de nota. 

Porém, utilizando uma API essa tarefa se torna mais simples. Ou seja, não será necessário implementar uma nova NFSe para cada município requerido por seus clientes. Uma API para emissão com padrão único dá conta do recado.

Isso porque ao fornecer os parâmetros para a geração do XML na API, essa requisição terá o layout único, e fica a cargo da API gerar o XML conforme o layout das prefeituras. A empresa fornecedora da emissão via API fica responsável pela burocracia e adequação das emissões de seus clientes em diferentes municípios. 

Aqui na Oobj, por exemplo, fornecemos a emissão de NFSe via API para diversos municípios que adotam o modelo ABRASF. As empresas de software que são nossas parceiras não precisam se preocupar com essa parte e ainda podem atrair mais clientes por oferecer um portfólio variado! 

Por isso, um dos pontos cruciais a se considerar no momento de escolher a API emissora fiscal é a possibilidade de emitir diferentes modelos de nota fiscal. 

Para uma solução API para emissão que abarque diversos documentos fiscais, fale com a gente:



Integração variada e descomplicada 

A integração da API com o seu software não deve ser complicada demais. O ideal é que você procure uma integração facilitada.

O JavaScrip Object Notation (JSON), por exemplo, funciona independente da linguagem de programação usada no seu software e é simples de escrever. Ou seja, o XML da nota fiscal será gerado através de um JSON. 


💡 Benefícios de automatizar o recebimento da XML da nota fiscal


Se a sua empresa de software está buscando por emissão via API, sinal de que você procura por facilidade. Então, de nada adianta encontrar opções com integrações complexas. 



Diferentes opções de recursos para gestão fiscal

É importante que a API emissora ofereça outras funcionalidades além da emissão. A Oobj, por exemplo,  possibilita para nossos softwares parceiros esses e outros benefícios, veja:

  • Emissão de Eventos e inutilização: endpoint para emitir Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário
  • Facilidade na solução de Rejeições: indicação da solução das rejeições de emissão direto na Base de Conhecimento da Oobj. O Software parceiro oferece as respostas em seu próprio sistema. 
  • Consulta de status/disponibilidade da Sefaz: verificação da disponibilidade em tempo real com a taxa de autorização de documentos por minuto.
  • Ativação de Contingência: a API converte automaticamente as notas fiscais para esse tipo de emissão, caso ocorra alguma falha na Sefaz. 
  • Configuração do Certificado Digital: configuração e renovação do certificado digital (A1) através da API.
  • Consulta Cadastro de Contribuintes: possibilidade de consultar a situação cadastral e outros dados antes de emitir o documento contra a empresa.
  • Geração de Relatórios: obtenção de diversos relatórios por período, como eventos, notas emitidas, recebidas e inutilizadas. 
  • Envio automático do XML por email: é obrigação do emitente fazer esse envio para o destinatário ou tomador da nota. Através da API, os clientes do seu software terão essa função de forma automatizada. 
  • Painel Whitelabel: portal web personalizado com o nome da sua empresa, domínio e logomarca. Assim, seus clientes utilizam todas as funcionalidades de nosso sistema mas com a cara da sua empresa! 

💡 Conheça o Monitor Oobj, nosso painel whitelabel



Encontre a API para emissão fiscal ideal para o seu software

Se a sua empresa de software precisa de menos burocracia e mais diferenciais para seus potenciais clientes com pouco investimento, a API para emissão fiscal da Oobj é a melhor opção.

Deixe as complicações da emissão fiscal, suporte especializado e atualizações técnicas com a gente e foque nos diferenciais para atrair mais clientes! A Oobj oferece API para emissão fiscal completa com diversas funcionalidades.

Converse com nossos consultores e veja como podemos fazer sua empresa de software decolar 🚀:


CONVERSAR COM CONSULTOR


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo