Blog Oobj

Apenas 37% dos varejistas obrigados emitem NFCe no Paraná

0
NFCe parana Tempo de leitura: 1 minuto

No Paraná, todos os contribuintes que promovem operação de comércio varejista já devem emitir a NFCe ( Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica ) em substituição à ECF. O ano de 2015 contou com vários prazos de obrigatoriedade para CNAEs específicos. A última data para adesão do projeto NFCe foi a partir do dia 1º de Janeiro deste ano.

Porém, somente 37% dos estabelecimentos estão adequados à legislação até o momento. Ao todo, há 190.422 estabelecimentos na ativa, contudo apenas 71.318 já migraram o sistema até Julho de 2016. Este número expõe que de dez lojistas, seis ainda estão utilizando a emissão ao consumidor via ECF.

NFCe substituirá ECF completamente até o final de 2016

Isto só é possível pois a Secretaria da Fazenda permitiu que quem já operava com ECF, pudesse prolongar o uso até o fim deste ano. Novos contribuintes, no entanto, já devem começar suas operações utilizando a emissão de NFCe. Apesar de pequena adesão paranaense, Lucianara Nehls, responsável pelo setor de Documentos Fiscais Eletrônicos do estado, acredita que pode chegar a 45% no meio do ano. “Como está chegando perto do fim, vai começar a crescer mais rápido”, opina.

Ela ressalta ainda que a principal vantagem para o consumidor é a segurança. A nota emitida já consta no Fisco, e por isso pode ser acessada virtualmente quando quiser. Além de diminuir os custos para o comerciante, não precisar homologar um equipamento por um intermediador proporciona aos estabelecimentos uma maior flexibilidade. O contribuinte pode ampliar ou reduzir o número de caixas da melhor forma que encontrar.

Fonte: Folha de Londrina, reportagem de Luís Fernando Wiltemburg

 


Para saber mais sobre a solução de NFCe da Oobj, acesse nosso site ou entre em contato com um de nossos consultores ligando para 62 3086-5750 ou enviando um email para comercial@oobj.com.br. Atendimento em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo