Blog Oobj

Você tem fácil acesso a informações fiscais de sua empresa?

0
distribuição de informações fiscais Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba onde e como utilizar informações fiscais do seu negócio a seu favor

 

As obrigatoriedades iniciais da Nota Fiscal Eletrônica surgiram em 2008. Os primeiros segmentos com a exigência de emissão corriam contra o tempo para adequar seus sistemas ao novo modelo de emissão. Em paralelo a isso, algumas empresas do projeto piloto já viam a NFe como uma grande oportunidade de melhorar seus processos internos, ganhar agilidade e principalmente reduzir custos operacionais.

 

Com a Nota Fiscal eletrônica, as empresas logo de cara perceberam algumas oportunidades, como:

  • Agilidade no faturamento;
  • Redução no tempo de parada em postos fiscais;
  • Planejamento melhor na logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado de informações;
  • Redução custos de armazenagem das notas.

 

 

Evolução do Projeto NFe

O projeto NFe evoluiu muito nestes 10 anos, mas algumas empresas ainda não enxergam as oportunidades que a NFe oferece para  os seus negócios. Por maior que seja o volume de mudanças apresentado ao longos dos anos, essa evolução gera oportunidade de melhoria para diversos processos das empresas.

 

Um dos grandes desafios do projeto NFe é prover para os atores envolvidos nos processos da NFe (Emitente, destinatário, transportador, terceiros) informações de seu interesse. Porém, esses dados precisam ser apresentados de forma eficiente e confiável.

 

 

Distribuição de Informações Fiscais

Nesse sentido, a Receita provê um serviço destinado a distribuição de informações resumidas e documentos fiscais eletrônicos de interesse de um ator, para pessoa física ou jurídica.

 

Muitas empresas usam este serviço apenas para fazer o download dos XML´s emitidos contra eles pelo seu fornecedor. Isso é muito pouco frente o poder que o serviço pode proporcionar.

 

Porém, existe uma riqueza enorme de informações, que podem ser úteis para sua empresa na redução de custos, visibilidade da informação aos seus clientes finais, melhoria de gestão com seus fornecedores, garantia do compliance fiscal, agilidade no processo de recebimento e entrega de mercadoria ao cliente.

 

 

Utilidades do serviço de Distribuição de Informações Fiscais

Poderíamos citar diversas vantagens que podemos explorar desse serviço de distribuição de informações fiscais, mas nesse artigo vamos focar em três possibilidades úteis para seu negócio, que o serviço de Distribuição de informações fiscais disponibiliza:

 

01) Visualizar as manifestações feitas pelo seu cliente

Essa informação é de extrema relevância! Entender como o cliente está se manifestando evita que na geração das obrigações fiscais, sua empresa  apresente informações divergentes das que foram informadas pelo seu cliente. Caso existam diferenças, sua empresa fica sujeita a fiscalização por informações conflitantes.

 

02) Acompanhar os eventos fiscais da mercadoria em trânsito

Isso dá visibilidade ao seu cliente e é útil até para que ele possa programar o recebimento físico da mercadoria. Com o serviço de Distribuição de informações fiscais é possível ter a visibilidade de todo o fluxo da entrega da mercadoria (começando pelo emitente da NFe, passando pelo transportador, passagem nos postos de fiscalização, registro Suframa, até a entrega da mercadoria).

 

 

03) Acompanhar o tracking do transporte da sua mercadoria com o seu prestador de serviço

Com essa funcionalidade é possível saber quando o prestador de serviço emitiu o CTe e MDFe. Além de informar também o horário de passagem nos postos de fiscalização. Além disso, esse recurso de tracking pode ser disponibilizado até mesmo para o seu cliente. Assim, você também consegue saber quando o cliente registrou algum evento de manifestação. O tracking é muito usado em vendas no e-commerce, mas também pode ser utilizado nas vendas B2B.

 

É comum que as empresas façam o despacho de suas mercadorias via transportadora e percam a rastreabilidade da entrega. É frequente também que as empresas utilizem as informações da rastreabilidade repassadas pelas próprias transportadoras que nem sempre são confiáveis. Com o serviço de Distribuição de informações fiscais as mesmas informações são coletadas diretamente da Receita através dos eventos fiscais que podem ser cruzados com as ocorrências das transportadoras.

 

 

Enfim, o Projeto NFe é um sucesso, e com certeza não voltará atrás. Portanto, diante dessas e outras oportunidades, é importante que seu negócio enxergue as possibilidades que a NFe traz e se beneficie com elas. Se você ainda não está fazendo isso, seu concorrente provavelmente está.

Nós da Oobj, podemos te ajudar a enxergar essas possibilidades. Se você quer saber como, fale com a gente ou conheça um pouco mais sobre nossas soluções. Estamos prontos para ajudar sua empresa a usar todo o potencial do projeto NFe.

O Recebe DFe controla 100% de todos os seus documentos recebidos. Além disso, analisa e indica incoerências tributárias com críticas ou sugestões a essas NFes.

 

CONHECER RECEBE DFE

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo