Status SEFAZ: Saiba como consultar a disponibilidade do serviço

0
Status SEFAZ: Saiba como consultar a disponibilidade do serviço Tempo de leitura: 2 minutos

Consultar o status da SEFAZ é um processo simples e rápido. Aprenda agora como verificar o status dos serviços de emissão:

Para que seja possível emitir a Nota Fiscal é preciso que os serviços da SEFAZ estejam disponíveis, mas nem sempre eles estão. Por isso, caso o seu programa emissor não realize a emissão em contingência, é importante saber qual o status do Webservice.

A boa notícia é que a consulta ao serviço de emissão pode ser realizada no próprio site da Secretaria da Fazenda. Além da NFe, também é possível consultar o status para emissão de MDFe e CTe.

Como utilizar o serviço:

A consulta é semelhante em todos os portais. Mas primeiro é necessário decidir qual o documento será consultado, NFe, CTe ou MDFe e acessar o seu respectivo portal, para isso você pode utilizar um dos atalhos abaixo:

Ou então pode seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Portal Nacional da NFe, CTe ou MDFe;
  2. Clique em: Consultar Disponibilidade
  3. Verificar no quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços” qual a disponibilidade do serviço SEFAZ da sua região.

A lista com a disponibilidade do serviços será apresentada de acordo com cada estado, exceto para o MDFe que mostra somente o status.

No site, o status dos serviços é atualizado a cada 5 minutos. No caso da NFe o status dos seguintes serviços são mostrados: autorização, retorno da autorização, inutilização, consulta ao protocolo, status do serviço, tempo médio, consulta cadastro e recepção do evento.

O status é mostrado através das bolinhas (veja imagem acima). Veja o significado de cada uma:

  • Verde: SEFAZ disponível
  • Amarelo: SEFAZ indisponível. O ícone pode ficar amarelo por até 10 min. Neste caso, a SEFAZ continua realizando busca aos serviços e após 10 min retorna o resultado definitivo: disponível ou indisponível.
  • Vermelho SEFAZ Indisponível. Resposta negativa à consulta após 10 min.

A SEFAZ só realiza consultas aos seus serviços de 5 em 5 minutos, por isso pode ser que que nem sempre o site mostre resultados precisos, mas isso é raro.

Precisa de mais soluções gratuitas para problemas fiscais?

Preparamos um ebook com 07 programas gratuitos para quem trabalha com nota fiscal! Nele, você verá ferramentas que vão te ajudar em atividades que vão desde abrir o xml até o momento da impressão do DANFE.

Baixe agora:

07 programas gratuitos para quem trabalha com nota fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *