Aprenda a alterar o Protocolo TLS e Envelope SOAP na NFe 4.0:

0
Tempo de leitura: 2 minutos

O padrão técnico de envio de documentos mudou na NFe 4.0! Saiba como adaptar o seu sistema:

Além das alterações e novos campos, a versão 4.0 da NFe trouxe mudanças nos padrões técnicos de envio dos documentos. Essas modificações devem ser realizadas no envio do arquivo XML e não no conteúdo da NFe, logo, devem ser feitas pelo serviço de mensageria dos documentos fiscais.

Clientes Oobj podem ficar tranquilos, já estamos prontos para realizar a comunicação com a Sefaz de acordo com o que foi especificado na NFe 4.0.

EBOOK GRÁTIS

NFe 4.0: O Guia completo sobre a nova versão da nota fiscal eletrônica

DOWNLOAD GRATUITO

Conheça agora as mudanças no Protocolo TLS e Envelope SOAP:

 

Alterações no Protocolo TLS:

A primeira mudança técnica é que emissão de uma NFe na versão 4.00 será permitida apenas utilizando o protocolo de comunicação TLS 1.2 (Transport Layer Security) ou versão superior. Até a versão 3.10 era permitida a comunicação via SSL (Secure Sockets Layer). Porém, conforme amplamente documentado na Internet, o uso do protocolo SSL possui um falta de segurança comprovada. Esta mudança garante que as notas sejam enviadas à Sefaz de forma segura e criptografada.

 

Alterações no Envelope SOAP:

Outra alteração nos padrões técnicos se dá em alguns componentes do Envelope SOAP (Simple Object Access Protocol) onde o documento fiscal está inserido.

Como alterar Protocolo TLS e Envelope SOAP na NFe 4.00

As variáveis no cabeçalho do arquivo XML enviado à Sefaz (chamado de SOAP Header) foram eliminadas. Antes, quando não se sabia sobre o processamento dos WebServices da Sefaz, devia ser enviado a versão do documento e o código da UF para que a Secretaria pudesse validar estas informações de forma mais ágil.

 

Parâmetros de entrada e saída do XML

A Sefaz padronizou também os parâmetros de entrada/saída no corpo do arquivo XML (chamado de SOAP Body). Cada Sefaz Autorizadora utilizava um parâmetro próprio tanto para o recebimento de documentos quanto para o envio de respostas às requisições. Agora na nova versão os parâmetros foram padronizados para todos os estados:

  • Parâmetro de Entrada: <nfeDadosMsg>
  • Parâmetro de Saída: <nfeResultMsg>

 

Outras alterações na NFe 4.0

Além das mudanças nos padrões técnicos de envio de documentos a NFe 4.0 trouxe novos campos e indicadores em sua nova versão. Para não perder nenhuma atualização importante e saber como realizar as modificações necessárias baixe o nosso guia completo sobre a NFe 4.0.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *