Protocolo SSL só será aceito até Abril, entenda:

0
Porquê você precisa usar o protocolo TLS antes de Abril Tempo de leitura: 2 minutos

Os protocolos de comunicação com a SEFAZ mudaram. Portanto, atualize seu sistema para não ficar sem emitir seus documentos fiscais.

A partir do dia 02 de Abril, a emissão de CTe e MDFe só será permitida através do protocolo de comunicação TLS. De acordo com as Notas Técnicas 2017.002 de CTe e 2017.003 de MDFe as conexões através do protocolo antigo, SSL, serão rejeitadas. Softwares que ainda o utilizam o SSL terão uma parada no sistema.

Clientes Oobj não precisam se preocupar com esta mudança, pois já estamos prontos para realizar a comunicação com a Sefaz de acordo com o que foi especificado.

A mudança também foi feita para NFe 4.0, mas com o adiamento do fim da versão 3.10, o protocolo SSL ainda pode ser usado até dia 02 de Julho. A partir dessa data somente a nova versão será permitida.

 

Entendendo melhor o protocolo TLS

O protocolo de comunicação TLS (Transport Layer Security) é uma versão mais segura e atualizada do SSL (Secure Sockets Layer). Ele utiliza algoritmos de criptografia mais fortes e opera em portas diferentes que o seu antecessor. Isso garante a segurança e privacidade das mensagens transmitidas, no caso, as informações dos documentos fiscais.

Para o envio de NFe 4.0, CTe 3.0 e MDFes 3.0 está sendo aceito o protocolo TLS na versão 1.2 ou superior. Versões mais antigas não serão processadas pelas Secretarias da Fazenda.

 

Outras alterações para os padrões técnicos na NFe 4.0

Para NFe, as mudanças não se limitam apenas no protocolo de comunicação e nos campos da nota. As modificações também devem ser realizadas no componente Envelope SOAP, onde o documento está inserido, no momento do envio do arquivo XML.

Para entender as mudanças e aprender a realizar às alterações necessárias e leia o post: Como alterar o Protocolo TLS e Envelope SOAP na NFe 4.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *