Minha nota fiscal foi denegada, e agora?

0
nota fiscal denegada Tempo de leitura: 2 minutos

Ao enviar uma nota para a validação na Sefaz pode ser que ela seja denegada ou rejeitada.

Uma nota fiscal é denegada quando a Sefaz identifica irregularidades com o seu emissor ou destinatário. Mas, para saber o que fazer o que fazer nessa situação, primeiro, é necessário entender a diferença entre as duas condições:

 

Nota fiscal rejeitada:

A NFe pode ser rejeitada por diversos motivos: erros em cálculos, informações incorretas, assinatura digital inválida e diversos outros. Mas nessa condição existe a possibilidade de corrigir a nota para enviá-la a Sefaz novamente. Afinal, uma nota rejeitada não é registrada na base da Sefaz.

 

Nota fiscal denegada:

nota fiscal denegada

A denegação da NFe acontece caso o emissor ou destinatário da nota estejam irregulares na Sefaz, nesse cenário a nota foi registrada e sua numeração não pode ser reutilizada. Além disso, a empresa não pode faturar essa nota.

 

O que fazer:

Quando uma nota fiscal é denegada, ela não tem valor fiscal, mas mesmo assim não é possível cancelar ou inutilizar sua numeração. Também é válido ressaltar que mesmo sendo denegada é necessário guardar essa nota pelo prazo exigido pela legislação.

  • Caso o problema seja com o destinatário clique aqui e saiba resolver.

 

Consulta ao cadastro

Para garantir que suas notas não sejam denegadas é importante fazer a consulta ao cadastro! Nesse caso, empresas que possuem poucos clientes conseguem fazer essa busca de forma manual mesmo que isso demande tempo.

O ideal é que as empresas não percam tempo buscando CNPJ por CNPJ e nem tenham notas sendo constantemente denegadas. Por isso, a Oobj desenvolveu uma integração que permite a consulta automática da situação cadastral de seu cliente antes de emitir a nota para ele. Dessa forma você fica sabendo se há irregularidades antes da emissão da nota.

Com o Oobj NFe você se mantém em dia com suas obrigatoriedades fiscais, tem integração total e ainda conta com um suporte de especialistas disponível 24 horas por dia.

Conheça o Oobj NFe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *